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Authors
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Abstract(s)
A manufatura aditiva envolve um grupo de tecnologias de fabricação aditiva que
permitem a criação de objetos físicos a partir de fontes de dados, normalmente
desenhos 3D obtidos através de tecnologias Computer-Aided Design (CAD).
Nesse formato as peças são produzidas pela adição de materiais camada a
camada, até obter a peça completa. Estes materiais podem ser filamentos
poliméricos ou metais, dependendo da finalidade do componente.
Esta dissertação foca-se no estudo de integridade estrutural de três pedaleiras,
teve-se a pedaleira de alumínio 6061-T6 da marca Miranda® como modelo padrão
para realização de estudos de otimização topológica usando o Método dos
Elementos Finitos (MEF) para obter um modelo final da pedaleira com massa
reduzida para ser processada por Laser Powder Bed Fusion (L-PBF), de forma a
verificar se estas pedaleiras suportariam os 100 000 ciclos de carga de acordo a
norma NP EN ISO 4210-8:2019. A primeira abordagem do ensaio foi realizada na
pedaleira de liga de alumínio 6061-T6, a segunda abordagem do ensaio foi na
pedaleira feita da liga AlSi10Mg sem tratamento térmico e a terceira foi na
pedaleira de AlSi10Mg com tratamento térmico de alívio de tensões à 250ºC,
ambas produzida por Laser Powder Bed Fusion (L-PBF).
Em seguida, projetou-se um mecanismo de ensaio em Solidworks®, para se fixar
na máquina de ensaio, Instron ElectroPlus E10000, de modo a realizar os ensaios
experimentais à fadiga das três pedaleiras.
Por fim, após os ensaios experimentais das três pedaleiras chegou-se à conclusão
que a pedaleira de alumínio 6061-T6 e AlSi10Mg com tratamento térmico
suportaram os 100 000 ciclos, sem causar assim falhas nas pedaleiras, mas a
pedaleira de AlSi10Mg sem tratamento térmico fraturou com cerca de 65 924
ciclos de carga.
Description
Keywords
Manufatura aditiva Integridade estrutural Laser Powder Bed Fusion (L-PBF) Otimização topológica