ESECS - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ESECS - Dissertações de Mestrado by Issue Date
Now showing 1 - 10 of 283
Results Per Page
Sort Options
- Desenvolvimento de competências sociais nos adolescentes: perspectiva de prevenção em saúde mental na adolescênciaPublication . Silva, Ana Isabel Mateus daA realização do presente estudo representou a concretização dum projecto profissional e um processo de realização pessoal. A perspectiva de estudar o desenvolvimento de competências nos adolescentes revelou-se desde o início aliciante; o estar próximo dos adolescentes tinha desenvolvido em nós a sensibilidade para esta temática. Além disso o fazer parte da equipa da infância e adolescência do Departamento de Psiquiatria e Saúde Mental do Hospital de Santarém havia despertado o nosso interesse para as competências dos adolescentes evidenciando-se a sua importância para a aprendizagem. A presente investigação foi realizada na Escola E. B. 2,3 de Alexandre Herculano de Santarém, pelas facilidades concedidas pelo Presidente e Professora de Apoio Educativo. Neste contexto, e porque desejamos saber os factores determinantes do desenvolvimento de competências sociais na adolescência, realizámos um estudo de caso qualitativo com o objectivo de desenvolver competências sociais nos adolescentes. Utilizámos uma amostra não probabilística, sendo a técnica a de amostragem de conveniência. Fizemos análise de conteúdo temático dos dados colhidos através de observação participante, consulta documental, registos dos adolescentes e inquérito por entrevista. As principais conclusões merecedoras de registo são as seguintes: - as atitudes e comportamentos da rede primária interferem negativamente no desenvolvimento das competências sociais dos adolescentes, uma vez que os pais não estimulam os adolescentes a desenvolver essas competências; - a ansiedade social influencia desfavoravelmente o desenvolvimento de competências sociais nos adolescentes; - o ser aceite pelo grupo de pares influencia o desenvolvimento das suas competências sociais; - o acompanhamento familiar deficiente interfere desfavoravelmente no desenvolvimento de competências sociais nos adolescentes; - os adolescentes, após terem feito parte do grupo de treino de competências sociais, apresentam benefícios generalizados no que respeita à competência social, ao seu comportamento dentro e fora da sala de aula e à sua capacidade de aprendizagem. Alguns resultados foram confirmados pelo referencial teórico que utilizámos e pelos resultados de estudos anteriormente realizados.
- Património rural e desenvolvimento: do discurso institucional às dinâmicas locais. O programa Revitalização de Aldeias e Vilas Históricas da Região AlentejoPublication . Alves, João EmílioTomando como suporte empírico referencial a região do Alentejo, o trabalho que aqui se desenvolve tem como principal eixo teórico a problemática do desenvolvimento local em meio rural, a partir da implicação do que, conceptualmente, aqui designamos por património rural. O estudo parte da discussão analítica em torno da emergência de uma “nova ruralidade” entendida enquanto pano de fundo de um conjunto de transformações (sociais, económicas, culturais, simbólicas) que têm vindo a ocorrer no mundo rural contemporâneo. Apresenta-se e discute-se ainda dois outros níveis de articulação conceptual: a relação tripartida entre património rural, reabilitação urbana e desenvolvimento, por um lado; e a relação, também tripartida, entre o mesmo património rural, o desenvolvimento rural e o turismo cultural/rural, por outro. O trabalho culmina com a idealização e a implementação de um modelo de avaliação «ex-ante» dirigido ao programa de “Revitalização de Aldeias e Vilas Históricas da Região Alentejo”.
- Os Processos de Auto-Avaliação nos Centros Novas Oportunidades : Metodologias, práticas e resultados. estudo de caso do CNO da ESEPPublication . Morais, Joana Francisca Roque; Ferreira, Isabel; Alves, João EmílioA pesquisa que empreendemos inscreveu-se na temática da Educação e Formação de Adultos. Direccionada para o Sistema Nacional de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências, incidiu sobre as práticas e as metodologias de avaliação dos Centros Novas Oportunidades. Sob a configuração metodológica de um estudo de caso, a sua finalidade consistiu em estudar, em profundidade, a implementação e a utilidade das metodologias de auto-avaliação para o desempenho global de um CNO em particular. Partindo de um enquadramento teórico transversal a várias perspectivas e conceitos, definimos uma estratégia metodológica plural, cruzando a análise qualitativa e quantitativa, por forma a produzir um conjunto de resultados em torno das potencialidades e vantagens decorrentes da implementação de processos de auto-avaliação no âmbito do trabalho desenvolvido nos Centros Novas Oportunidades.
- As Bibliotecas de Castelo de Vide e a Educação Popular (1863/1899)Publication . Bruno, Filomena Maria Ferreira de Sousa; Mogarro, Maria JoãoPara o nosso estudo, escolhemos como objecto desta dissertação, as bibliotecas populares em Portugal nas últimas décadas do século XIX. Tentámos entendê-las nas suas diversas dimensões e conhecer os actores envolvidos. Estas bibliotecas populares foram importantes realidades do passado, mas não foram muito divulgadas. No caso português elas foram consideradas um fracasso. Nós focámos a nossa atenção nas bibliotecas de José Frederico Laranjo em Castelo de Vide, criadas no século XIX. Torna-se extremamente importante perceber o seu papel na educação popular. Foram um sucesso na educação popular? Foram um meio de acesso ao conhecimento para o povo de Castelo de Vide? A abordagem deste tema exigiu também um estudo de Frederico Laranjo - a sua vida, as suas ideias, os seus projectos. Introduzimos referenciais teórico-metodológicos relacionados com os conceitos de biblioteca, de leitura, de associativismo, e investigámos a história da leitura pública e das bibliotecas populares.
- O Semeador - Grupo de Trabalho e Acção Cultural G.T.A.C. : uma história de educação popular e associativismo em Portalegre no 25 de Abril de 1974Publication . Farinha, Ilda Maria Alves; Mogarro, Maria JoãoÉ no contexto de forte movimento popular que nasce em Portalegre uma Associação, “O Semeador” – Grupo de Trabalho e Acção Cultural – GTAC. Foi escolhido este objecto de estudo pelo interesse, curiosidade e necessidade de compreensão das lógicas e das dinâmicas que deram origem à sua criação, do impacto que teve na época, do desenvolvimento que teve ao longo dos anos e da herança que deixou. Este trabalho, sustentado por um estudo de caso, tem como enfoque o associativismo, a educação popular e a alfabetização, elementos chave do contexto político-cultural em que o “O Semeador”- GTAC, associação para a promoção da democracia, foi constituído, logo após o 25 de Abril de 1974.
- S.O.I.R. Joaquim António D’Aguiar Espaço Centenário de Educação Popular e Animação Sociocultural : Novas dinâmicas e outros públicosPublication . Amaro, Carla Cristina Martins; Bento, AvelinoA presente investigação, sustentada por um estudo de caso, insere-se no campo do associativismo e, em particular, na temática da educação popular, assim como nas potencialidades das associações enquanto campo peculiar de experimentação de práticas mais populares de participação dos cidadãos na vida colectiva. De ressaltar que, este estudo, tem como questão central a ideia e a convicção de que as associações se estabelecem como instituições fundamentais no progresso da democracia, dado que muitas delas resultam da iniciativa popular e do seu esforço em encontrar soluções para os problemas comuns do quotidiano. Ao mesmo tempo, também, a maioria preserva ainda uma longa tradição na realização de iniciativas de educação de adultos e de educação popular. Assim sendo, a nossa proposta de trabalho foi a de tentar perceber que métodos e que dinâmicas estão na base do processo de criação e de desenvolvimento de uma Colectividade Recreativa ao longo dos seus 109 anos de existência. Ao mesmo tempo, face às importantes transformações na sociedade portuguesa vividas nos últimos 36 anos de democracia, tentar perceber as mudanças que acompanharam a melhoria e o retrocesso do campo da educação de adultos em Portugal. O objectivo deste estudo é também tentar conhecer e compreender o modo como a Colectividade em estudo as viveu, que estratégia utilizou, e tem utilizado, para manter as suas práticas direccionadas para a educação popular. Esta dimensão pressupõe que, da nossa parte, possamos sugerir o desenvolvimento de um cenário de intervenção sociocultural que valorize o papel do animador sociocultural.
- Redes Comunitárias de Animação Sociocultural a partir dos Centros de Dia e Lares da Terceira IdadePublication . Balola, Tânia Isabel Rodrigues; Bento, AvelinoA constituição dos actores locais como protagonistas de mudanças (o protagonismo local); a articulação entre organização/cooperação e aprendizagem/conhecimento; o fomento ao trabalho integrado em redes; a inclusão de gerações mais idosas no território de novos padrões socioculturais; a criação de novos espaços públicos de decisão e gestão; finalmente, a busca de sustentabilidade dos processos locais. São todos pontos importantes a serem discutidos nesta investigação. Perceber e propor situações constitui uma referência temática para a implementação de redes. Neste sentido interessa perceber se existem redes, ou não, e qual a importância da sua existência para o desenvolvimento local integrado. Desde a segunda metade dos anos noventa desenha-se um ambiente que envolve, entre outros traços gerais, a constituição de espaços ampliados de articulação, o debate e formulação em torno do tema, o exercício de estratégias de apoio ao desenvolvimento local e a emergência de iniciativas sob o enfoque do desenvolvimento local. O que torna as redes desejáveis e possíveis, ou mesmo necessárias? Dois aspectos, aparentemente contraditórios, que podem ser identificados no período actual. Por um lado, a diversidade: realização de múltiplas iniciativas e formulações em torno do desenvolvimento local, a partir de actores diversos, com dinâmicas e características próprias. Por outro lado, o isolamento, ou seja, informações e conhecimentos que pouco se integram e se falam nas instituições. Deste modo e avaliando a situação de cada comunidade do interior alentejano podemos, por um lado, perspectivar este estudo a partir dos lares e centros de dia da terceira idade visto a população, na sua maioria, ser envelhecida e, por outro lado, serem estas instituições capazes de envolver de uma forma mais globalizada a comunidade. A proposta é a de criar redes comunitárias de Animação Sociocultural, com parcerias locais, tendo em conta o lar ou centro de dia como entidade promotora ou organizadora destas redes, promovendo estratégias e dinâmicas culturais de desenvolvimento local a partir das vontades e desejos dos idosos e através da participação activa de todos os actores locais.
- O trabalho em parceria e a formação de adultos na construção da multiculturalidade : uma avaliação externa dos efeitos do projecto Gente AcolhedoraPublication . Sarmento, Catarina Alzira Loureiro; Amiguinho, Abílio; Martins, AlexandreEste trabalho pretende avaliar externamente os efeitos de um programa de iniciativa comunitária EQUAL no âmbito da imigração, o Gente Acolhedora, e caracterizá-los em termos de eficácia, eficiência, inovação e reprodutibilidade, junto dos parceiros e dos imigrantes envolvidos. O projecto implicou um trabalho em parceria entre 6 instituições locais para construir/ experimentar e disseminar um modelo de acolhimento para os imigrantes a residir na zona de intervenção (5 concelhos do distrito Portalegre), sendo que a actividade de avaliação externa possibilitou também analisar a representação que o projecto faz de teorias, conceitos e conhecimentos sobre temas ligados ao Desenvolvimento e Intervenção Comunitária, bem como à Formação (de adultos). Optou-se por uma metodologia mista (quantitativo + qualitativo) por permitir a triangulação de técnicas, de fontes e de dados. Além de se proceder à análise documental de registos do projecto, entre outros documentos exteriores ao mesmo, recorreu-se ao inquérito nas suas duas versões: questionário e entrevista. O primeiro aplicado a 8 profissionais (técnicos e dirigentes) das entidades parceiras e o segundo a 6 imigrantes a residir na zona de intervenção. Os resultados demonstram que os impactos do Gente Acolhedora são medianamente positivos em termos de eficácia e eficiência e mais favoráveis em termos de inovação e reprodutibilidade. Este conjunto de efeitos não produziu contudo mudanças significativas na ZI, segundo os inquiridos, pelo que se levantam outras questões que podem constituir novas possibilidades de investigação.
- Um Olhar Sobre as Raízes Culturais do Norte Alentejano : percurso social, cultural e educativo do Grupo Folclórico e Cultural da BoavistaPublication . Silva, Armanda da Conceição Carrapiço Pinheiro da; Mogarro, Maria JoãoA presente investigação, sustentada por um estudo de caso, insere-se no campo do associativismo, como espaço de educação e formação informal, evidenciando, assim, as potencialidades das associações enquanto local privilegiado de experiências, convívio e partilha dos cidadãos na vida em sociedade. A partir da caracterização e do estudo exaustivo do G.F.C.B. – Grupo Folclórico e Cultural da Boavista de Portalegre, foi possível perceber o modo como sobrevivem as associações semelhantes à do nosso objecto de estudo, bem com às dinâmicas praticadas a nível cultural, social, recreativa e como organizam e guardam o grande património cultural imaterial. De referir, também, que este estudo tem como ideia fulcral verificar que as associações se constituem como instituições muito importantes na divulgação da democracia, na medida em que muitas nascem da iniciativa popular e na sua tentativa de encontrar certas e determinadas soluções para os problemas comuns que vão aparecendo dia após dia, dado que muitas delas ainda detêm uma longa tradição na realização de práticas ligadas à educação popular.
- Projectos Escolares em Meio Rural : dar sentido aos projectos no refazer do laço social comunitárioPublication . Nunes, Andrelina da Conceição Costa; Amiguinho, Abílio José MarotoA presente dissertação tem como objecto inferir as intenções e os pressupostos que estão na origem e desenvolvimento de projectos com a comunidade nas escolas em meio rural, da região do nordeste alentejano. Partir para a realidade de seis EB1’s, através de testemunhos de professores que aí exerceram funções e da análise dos projectos aí desenvolvidos, à procura de toda e qualquer manifestação de diferença, que permita tirar ilações sobre os trabalhos aí desenvolvidos/realizados. De igual modo, inferir o entendimento que os professores têm desses projectos, as dimensões que privilegiam e em que medida os momentos de reflexão e de análise das suas práticas lhes permitiu compreender a sua acção e apropriar-se do seu sentido. Partindo do objecto central da dissertação, procura-se aferir até que ponto, as escolas em meio rural, regulam o seu campo de acção valorizando o trabalho que parte do diagnóstico dos problemas locais e a construção de parcerias de interdependência – constituição de redes de projectos com a participação e decisão dos interessados, defendendo uma alternativa de construção de políticas sociais, em detrimento de modelos de desenvolvimento centrados no crescimento económico. Esta dissertação apresenta-se como um estudo etnográfico, tanto ao nível das opções, como dos processos metodológicos.