Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

S.O.I.R. Joaquim António D’Aguiar Espaço Centenário de Educação Popular e Animação Sociocultural : Novas dinâmicas e outros públicos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Carla Cristina Martins Amaro.pdf637 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente investigação, sustentada por um estudo de caso, insere-se no campo do associativismo e, em particular, na temática da educação popular, assim como nas potencialidades das associações enquanto campo peculiar de experimentação de práticas mais populares de participação dos cidadãos na vida colectiva. De ressaltar que, este estudo, tem como questão central a ideia e a convicção de que as associações se estabelecem como instituições fundamentais no progresso da democracia, dado que muitas delas resultam da iniciativa popular e do seu esforço em encontrar soluções para os problemas comuns do quotidiano. Ao mesmo tempo, também, a maioria preserva ainda uma longa tradição na realização de iniciativas de educação de adultos e de educação popular. Assim sendo, a nossa proposta de trabalho foi a de tentar perceber que métodos e que dinâmicas estão na base do processo de criação e de desenvolvimento de uma Colectividade Recreativa ao longo dos seus 109 anos de existência. Ao mesmo tempo, face às importantes transformações na sociedade portuguesa vividas nos últimos 36 anos de democracia, tentar perceber as mudanças que acompanharam a melhoria e o retrocesso do campo da educação de adultos em Portugal. O objectivo deste estudo é também tentar conhecer e compreender o modo como a Colectividade em estudo as viveu, que estratégia utilizou, e tem utilizado, para manter as suas práticas direccionadas para a educação popular. Esta dimensão pressupõe que, da nossa parte, possamos sugerir o desenvolvimento de um cenário de intervenção sociocultural que valorize o papel do animador sociocultural.
This research, supported by a case study, is about associations and is specially based on the topic of popular education, as well as on the capacities of associations as means of experimentation of peculiar practices of popular participation of citizens in collective life. It is important to emphasize that this study has as its central issue on the idea and the conviction that the associations are established as key institutions in the progress of democracy, as many stem from the popular initiative and from its effort to find solutions to common problems of everyday. At the same time also, the most of them still preserve a long tradition of pursuing initiatives both in adult education and popular education. Therefore, with this work we propose trying to understand which methods and dynamics are on the basis of the process of creation and development of a Recreation Collectivity throughout of its 109 years of existence. At the same time, due to the significant changes occurred in Portuguese society in the last 36 years of democracy, we also try to understand the changes that followed out the improvements and reverses in adult education in Portugal. The main goal of this study is also to try to understand how this specific Collectivity faced this changes and which strategies has used to keep its practices drawn to popular education. All these ideas assume that we could suggest the development of a setting of socio-cultural intervention that emphasizes the role of the socio-cultural instructor.

Description

Keywords

associativismo educação de adultos educação popular animação sociocultural associations adult education popular education socio-cultural recreation

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License