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- Selecção de variáveis em análise discriminante discretaPublication . Marques, Anabela; Ferreira, Ana Sousa; Cardoso, MargaridaNa Análise Discriminante Discreta deparamo-nos frequentemente com o problema da dimensionalidade das variáveis em estudo, dispondo muitas vezes de conjuntos de dados onde o número de variáveis é elevado face ao número de objectos em análise. Neste trabalho, iremos avaliar o desempenho de métodos de classificação discreta, seguindo uma abordagem de combinação de modelos, recorrendo à aplicação de várias técnicas de selecção de variáveis.
- Impacto do exercício físico combinado na percepção do estado de saúde da pessoa com doença pulmonar obstrutiva crónicaPublication . Pereira, Ângela Maria; Santa-Clara, Helena; Pereira, Ernesto; Simões, Sérgio; Remédios, Índia; Cardoso, João; Brito, José; Cabri, Jan; Fernhall, Bo"Objectivo: O objectivo do estudo consistiu em avaliar a eficácia de um programa de treino combinado (exercícios aeróbios e exercícios de força muscular dinâmica) comparativamente com um programa de treino aeróbio, e de fisioterapia respiratória, ao nível do estado de saúde de indivíduos com DPOC, durante 10 semanas. Métodos: Cinquenta indivíduos com DPOC moderada e grave foram distribuídos aleatoriamente por dois grupos. Grupo CG (n=25) submetido a treino combinado, grupo AG (n=25) submetido a treino aeróbio, os quais foram comparados com cinquenta indivíduos com DPOC, que realizaram exercícios de reeducação respiratória e técnicas de desobstrução brônquica, grupo FR (n=50). Foi avaliado o estado de saúde através de Questionário do Hospital St. George na Doença Respiratória (SGRQ) e do Questionário SF -36 no início da intervenção e 10 semanas após. Resultados: O grupo CG apresentou diferenças (p<0,0001) nas taxas de modificação no estado de saúde relativamente, aos grupos AG e FR, nos domínios da actividade (64±9%; 19±7%;1±15%), impacto (35±5%; 20±18%; 1±14%), e total (41±9%; 26±17%; 1±15%), avaliados pelo SGRQ; e nas dimensões da função física (109±74%; 22±12%; 0,1±18%), desempenho físico (52±36%; 11±15%; 1,3±21%) e vitalidade (83±39%; 14±38%) avaliadas pelo SF -36. Conclusão: Estes resultados sugerem que o treino combinado, em indivíduos com DPOC, parece ser um método mais eficaz, que promoveu alterações clinicamente significativas, com uma melhoria ao nível da percepção do estado de saúde."
- Chiral Mo and W Complexes bearing Oxazoline-Cyclopentadienyl LigandsPublication . Reis, P.; Gamelas ou Carla A. Gamelas, Carla; Brito, J.; Goméz, M.; Royo, B.
- The use of feedback in written reports and portfolio: an assessment for learning strategyPublication . Santos, Leonor; Pinto, JorgeThis paper pretends to study the potentialities of feedback, particularly in the development of a written report in two phases and in portfolio; and the main difficulties that teachers has to face concerning this assessment practice. Through a meta-analysis concerning different studies, it is possible to say that oral or written feedback, intentionally provided to students of several ages, may enable them to develop their self-assessment capacity and to get close of the expected product. However, the type of student and his or her perceptions may influence the effectiveness of feedback. Even for experience teachers, this practice maintains complex.
- A gestão das técnicas de dinâmica de grupo em contextos de promoção da saúde: um mapeamento de competênciasPublication . Tinoco, Rui; Sousa, Nuno Pereira de; Cláudio, DéboraO presente artigo pretende sistematizar aspectos no trabalho de educação e promoção da saúde, nomeadamente quando se trata de intervenções em grupo. Num primeiro momento, realçamos a importância da adopção de um modelo da psicologia da saúde que conceptualize os comportamentos sobre os quais pretendemos intervir. De seguida sublinhamos a importância de se saber adaptar dinâmicas de grupo e jogos aos objectivos anteriormente delineados. Entramos de seguida em diversos aspectos que reputamos como cruciais no trabalho com grupos: as competências de dinamizador; as técnicas de aumento de expressividade do grupo, assim como a importância de se manter uma continuidade na intervenção. Chama-se igualmente a atenção para a importância das súmulas e de momentos de reflexão, quer sejam elas realizadas no meio de uma actividade, no seu fim ou ainda para sistematizar aprendizagens em momentos chave da intervenção. Finalmente, chamamos a atenção para a importância de se pensar um programa integrado, em que a intervenção em contexto de sala de aula é complementado por outras dimensões na comunidade.
- Projecto e Observação de obras geotécnicas: Soluções de estabilização de taludes acomodando infraestruturas em exploraçãoPublication . Coelho, PedroExistem inúmeros tiposde estruturas de contenção e estabilização aplicadas em taludes rodoviários. Com a presente dissertação, pretende-se descrever os principaiscritérios e procedimentos inerentes à concepção e, consequente execução, de um projecto de contenção e estabilização distinto dos geralmente utilizados em território nacional, numa situação de escorregamento consumado. A complexidade de adopção de uma estrutura de contenção e estabilização face ao acontecimento mencionado e envolvida na necessidade de garantir a circulação rodoviária nas vias de circulação não atingidas pelo escorregamento, determinou a utilização de variadas soluções construtivas, empregando tecnologia moderna no domínioda geotecnia. O projecto em análise contempla essencialmente a execução de trabalhos de estabilização/tratamento do solo, de escavação, de aterro, de fundações profundas, de drenagem e de uma estrutura de contenção. As soluções utilizadas para a realização dos trabalhos referidos são diversificadas, incluindo tecnologia de jet grouting, microestacas, contenção recorrendo a big bags e execução de pavimento. Para além da descrição da campanha realizada, apresentam-se fundamentos teóricos necessários à compreensão das técnicas abordadas e realiza-se uma apreciação de carácter qualitativo às várias soluções adoptadas. Um projecto deste tipo deve garantir a máxima segurança nos mais variados parâmetros. Neste sentido, para além das medidas padrão utilizadas e da procura de soluções com um contributo indispensável para a segurança, foi adoptado um plano de instrumentação e observação, com recurso a vários instrumentos de monitorização. O dimensionamento de uma estrutura de contenção requer conhecimentos na área da mecânica dos solos. Deste modo, pretende-se elucidar o leitor acerca das teorias clássicas utilizadas no cálculo de impulsos, de modelos de colapso de maciços e da legislação utilizada num projecto geotécnico desta natureza.
- Os intérpretes de língua gestual portuguesa na escola: ética e deontologia no âmbito educacionalPublication . Almeida, Maria José
- S.O.I.R. Joaquim António D’Aguiar Espaço Centenário de Educação Popular e Animação Sociocultural : Novas dinâmicas e outros públicosPublication . Amaro, Carla Cristina Martins; Bento, AvelinoA presente investigação, sustentada por um estudo de caso, insere-se no campo do associativismo e, em particular, na temática da educação popular, assim como nas potencialidades das associações enquanto campo peculiar de experimentação de práticas mais populares de participação dos cidadãos na vida colectiva. De ressaltar que, este estudo, tem como questão central a ideia e a convicção de que as associações se estabelecem como instituições fundamentais no progresso da democracia, dado que muitas delas resultam da iniciativa popular e do seu esforço em encontrar soluções para os problemas comuns do quotidiano. Ao mesmo tempo, também, a maioria preserva ainda uma longa tradição na realização de iniciativas de educação de adultos e de educação popular. Assim sendo, a nossa proposta de trabalho foi a de tentar perceber que métodos e que dinâmicas estão na base do processo de criação e de desenvolvimento de uma Colectividade Recreativa ao longo dos seus 109 anos de existência. Ao mesmo tempo, face às importantes transformações na sociedade portuguesa vividas nos últimos 36 anos de democracia, tentar perceber as mudanças que acompanharam a melhoria e o retrocesso do campo da educação de adultos em Portugal. O objectivo deste estudo é também tentar conhecer e compreender o modo como a Colectividade em estudo as viveu, que estratégia utilizou, e tem utilizado, para manter as suas práticas direccionadas para a educação popular. Esta dimensão pressupõe que, da nossa parte, possamos sugerir o desenvolvimento de um cenário de intervenção sociocultural que valorize o papel do animador sociocultural.