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Advisor(s)
Abstract(s)
O presente artigo pretende sistematizar aspectos no trabalho de educação e promoção
da saúde, nomeadamente quando se trata de intervenções em grupo. Num primeiro
momento, realçamos a importância da adopção de um modelo da psicologia da saúde que
conceptualize os comportamentos sobre os quais pretendemos intervir. De seguida
sublinhamos a importância de se saber adaptar dinâmicas de grupo e jogos aos objectivos
anteriormente delineados. Entramos de seguida em diversos aspectos que reputamos como
cruciais no trabalho com grupos: as competências de dinamizador; as técnicas de aumento
de expressividade do grupo, assim como a importância de se manter uma continuidade na
intervenção. Chama-se igualmente a atenção para a importância das súmulas e de
momentos de reflexão, quer sejam elas realizadas no meio de uma actividade, no seu fim ou
ainda para sistematizar aprendizagens em momentos chave da intervenção. Finalmente,
chamamos a atenção para a importância de se pensar um programa integrado, em que a
intervenção em contexto de sala de aula é complementado por outras dimensões na
comunidade.
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Keywords
Dinâmicas de grupo Saúde escolar Psicologia da saúde Promoção da saúde