Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

O trabalho em parceria e a formação de adultos na construção da multiculturalidade : uma avaliação externa dos efeitos do projecto Gente Acolhedora

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Catarina Alzira Loureiro Sarmento.pdf1.48 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Este trabalho pretende avaliar externamente os efeitos de um programa de iniciativa comunitária EQUAL no âmbito da imigração, o Gente Acolhedora, e caracterizá-los em termos de eficácia, eficiência, inovação e reprodutibilidade, junto dos parceiros e dos imigrantes envolvidos. O projecto implicou um trabalho em parceria entre 6 instituições locais para construir/ experimentar e disseminar um modelo de acolhimento para os imigrantes a residir na zona de intervenção (5 concelhos do distrito Portalegre), sendo que a actividade de avaliação externa possibilitou também analisar a representação que o projecto faz de teorias, conceitos e conhecimentos sobre temas ligados ao Desenvolvimento e Intervenção Comunitária, bem como à Formação (de adultos). Optou-se por uma metodologia mista (quantitativo + qualitativo) por permitir a triangulação de técnicas, de fontes e de dados. Além de se proceder à análise documental de registos do projecto, entre outros documentos exteriores ao mesmo, recorreu-se ao inquérito nas suas duas versões: questionário e entrevista. O primeiro aplicado a 8 profissionais (técnicos e dirigentes) das entidades parceiras e o segundo a 6 imigrantes a residir na zona de intervenção. Os resultados demonstram que os impactos do Gente Acolhedora são medianamente positivos em termos de eficácia e eficiência e mais favoráveis em termos de inovação e reprodutibilidade. Este conjunto de efeitos não produziu contudo mudanças significativas na ZI, segundo os inquiridos, pelo que se levantam outras questões que podem constituir novas possibilidades de investigação.
The aim of this work is to do an external evaluation about the effects of the communitarian EQUAL program “Welcoming People”, in what concerns to immigration and it also aims at characterizing its efficiency, innovation and replication among its partners and involved immigrants. The Project required the partnership between 6 local institutions to construct/try and spread a model to welcome/shelter immigrants who live in the intervention area of 5 municipalities from the Portalegre district. Furthermore, the external evaluation activity also made it possible to analyze the role of this project in what concerns to theories, concepts and knowledges about subjects connected to Communitarian Intervention and Development, as well as Adults’ Education. We chose a mixed methodology (quantities and qualities) for it allows the triangulation of techniques, sources and data. We not only analyzed the documental registrations of the project as well as other documents which were out of it, but we also used a survey in its two versions: questionnaire and interview. The first one was applied to 8 professionals of the partner entities (technicians and managers) and the second one was applied to 6 immigrants who live in the intervention area. The results show that the impacts of the «Welcoming People Project» are of medium quality in terms of efficiency, but they are better in terms of innovation and replication. However, this set of effects did not produce significant changes in the intervention area, according to the inquired people therefore other questions can be put over in order to create new possibilities of investigation.

Description

Keywords

Assimilacionista Integracionista Multicultural Intercultural Cultura Identidade Étnica Identidade Cultural Integração Social Desenvolvimento Comunitário Intervenção Comunitária Sistema-cliente Sistema-interventor Desenvolvimento Local Avaliação de Programas Planeamento Social Trabalho em Parceria Participação Endogeneidade Educação Intercultural Formação Assimilationist Integrationist Culture Identity Ethnic Cultural Identity Social Integration Communitarian Development Communitarian Intervention Customer-system interventor-system Local Development Social Planning Programs Evaluation Partnership Work Participation Ability of being endogenous Intercultural Education Education/Training Empowerment

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License