IPAM - Lisboa
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- Frotas de veículos pesados de transporte rodoviário de mercadorias em Portugal importância e perspetivas de futuroPublication . Silva, João; Romão, IsabelNão existe praticamente atividade económica e social que, de uma maneira ou de outra, não deixe de promover e apelar aos transportes. Uma sociedade sem meios de transporte é deficientemente operante e não competitiva. Segundo Ballou (p.113,1993). “Sob qualquer ponto de vista económico, político e militar, o transporte é, inquestionavelmente, a indústria mais importante do mundo”. Daí não constituir surpresa o facto de esta indústria ocupar uma posição tão relevante no desenvolvimento das Nações. Um sistema deficiente de transporte afeta todos os setores produtivos da economia, dificultando a integração nacional, retardando o crescimento e o comércio regional e internacional (Owen, 1975). Em Portugal o transporte de mercadorias representa uma componente essencial de contributo para os bens e consequentemente para o desenvolvimento económico do País. É de salientar que o transporte rodoviário de mercadorias, se destaca dos outros, designadamente do aéreo, do marítimo e do ferroviário, essencialmente por se considerar o único meio que oferece maior flexibilidade às empresas: pela simplicidade do tratamento das cargas, custos mais baixos e pela rapidez na entrega em curtas distâncias, entre outros fatores. Esta dissertação tem como objetivo conhecer a importância e as perspectivas de futuro do transporte rodoviário de mercadorias em Portugal, na categoria de viaturas pesadas. Neste estudo empírico, do tipo exploratório, serão feitas entrevistas a líderes de empresas do sector; o guião da entrevista compõe-se de questões estritamente ligadas à dimensão do tema investigado. Posteriormente, far-se-á uma comparação e análise dos dados mais relevantes recolhidos com os conteúdos da revisão da literatura. Finalmente elaborar-se-ão as principais conclusões, que permitirão ter uma ideia geral ou perceber o alinhamento existente entre a teoria e a prática ou realidade do transporte rodioviário.
- Marketing religiosoPublication . Pereira, Nicole; Farinha, NunoA presente investigação surge num contexto de um mundo globalizado e com uma sociedade com indíces crescentes de stress e depressão. E com toda essa alteração as pessoas têm procurado se apegar em alguma “coisa espiritual” para melhorar sua qualidade de vida. No entanto, existem várias opções religiosas que tentam atender essas necessidades da sociedade. Este trabalho propõe explorar e conhecer quais ferramentas de marketing que aplicadas a uma instituição sem fins lucrativos, especificamente uma organização religiosa (Centro Cristão da Cidade - CCC) consegue conquistar e manter fiéis em meio a um mundo globalizado. A metodologia utilizada na investigação é um estudo de caso, de caráter exploratório e de natureza qualitativa. Com o objetivo de identificar o que as organizações precisam fazer para conseguir manter os seus membros envolvidos e comprometidos em suas atividades é que escolhemos uma igreja cristã que utilize ferramentas adequadas para conseguir o resultado esperado.
- Jardins secretsPublication . Oliveira, Ana de; Reis, JoaquimComo criar uma nova marca? Tal é a questão abordada nesta tese. Partiu tudo de uma proposta inicial: criar uma marca de chás que acompanhasse uma marca de produtos de dermocosmética profissional – a Gernétic –, de quem seria um complemento terapêutico e, simultaneamente, uma mais-‐valia em termos estéticos e de life-style de qualidade. Abordou-‐se a questão apoiando-‐nos na literatura existente, procurando nela encontrar pistas para a criação de um produto que gerasse o tipo de valor intangível que caracteriza as marcas de sucesso. Procedeu-‐se à análise dos mercados do chá e da estética, já que o produto se inclui em ambos – sendo por isso pioneiro em Portugal. Também se desenvolveu uma série de instrumentos de pesquisa – entrevistas, inquéritos e um focus group –, para avaliar o potencial de aceitação do conceito. Partindo destas bases, desenvolveu-‐se todo o processo de criação, começando pela definição dos benefícios terapêuticos e emocionais da linha, a ser composta de quatro tipos diferentes de chás, aplicáveis a situações de tratamento diversas. Encontrou-‐se um nome que pareceu adequado e imaginativo – Jardins Secrets – e, consequentemente, estudou-‐se a personalidade da marca. Criou-‐se o respectivo logótipo e definiu-‐se o lettering. Determinaram-‐se as diferentes apresentações dos chás – em folha solta para o mercado B2B, em saqueta para o B2C – e o tipo de embalagens a utilizar em ambas as circunstâncias. Desenvolveu-‐se ainda uma embalagem com capacidade para duas saquetas, em quatro modalidades e cores, coleccionável. Fez-‐se um anteprojecto gráfico das embalagens. Finalmente apresentaram-‐se uma série de sugestões para o melhor aproveitamento da marca, desde a escolha de um produtor nacional até às vantagens de dar formação específica às técnicas de estética sobre o modo de fazer chá, potenciando a qualidade da bebida a servir e reforçando o bonding entre a empresa AC Bio Cosmética e as suas clientes B2B.
- Resiliência do retalho independente centenário de LisboaPublication . Rousseau, José António; Cascão, FerreiraComo compreender os mecanismos ou os processos que, empresas retalhistas independentes de Lisboa, criadas ao longo do século XIX e algumas até anteriores, conseguiram dobrar o século XX e chegar aos dias de hoje ainda saudáveis, lucrativas e com potencial para o futuro? Tal situação só pode ser explicada pela fantástica capacidade de resiliência demonstrada na sua actividade ao longo de quase dois séculos. Mas o que é, no que consiste a resiliência e quais as suas capacidades e factores potencializadores? Determinaremos se qualidades como a flexibilidade, a resistência, a renovação, a redundância, a agilidade e a adaptação são factores constitutivos da resiliência dos formatos comerciais retalhistas independentes. Comprovamos que factores como a transição familiar intergerações e a ligação da actividade retalhista a uma actividade industrial são determinantes, embora os factores com menor potencial de resiliência encontrados, facto que, em certa medida, face à percepção pacífica existente, constitui uma surpresa deste estudo. Em contrapartida, os factores internos da actividade comercial como, a localização, a natureza ultra especializada e a qualidade do serviço e do atendimento constituem-se como os mais fortes factores potencializadores da resiliência do retalho independente centenário de Lisboa.
- O marketing digital na MicrosoftPublication . Rosa, Helena; Cascão, FerreiraA Microsoft encontra-se atualmente num momento crucial de mudança de paradigma com o lançamento de uma série de novos produtos, focados no consumo e com uma abordagem muito mais humana e emocional - recordo que desde o início que os esforços da Microsoft sempre foram direcionados às empresas (perspetiva B2B). Um dos desses novos produtos é o Windows 8, uma nova versão daquele que é o produto mais importante da empresa. Quando falamos de produtos desta importância, é natural que toda a organização se envolva nestes lançamentos e que exista todo um esforço para garantir que tudo corre de acordo com o pretendido, não só no lançamento em si, mas em todo o planeamento estratégico. Desta forma, e por acreditar que atualmente o caminho para uma estratégia de sucesso passa pela utilização da internet, optei por centrar a minha investigação na utilização das novas estratégias que recorrem à internet como canal de comunicação. Este estudo tem então como objetivo perceber se o marketing digital é uma boa solução para a Microsoft na altura de comunicar os seus produtos/serviços (entre eles o reinventado Windows 8 que foi lançado no passado dia 26 de outubro). A metodologia utilizada baseou-se na análise da campanha App Me Up - campanha realizada pela Microsoft Portugal no âmbito do desenvolvimento de apps para o Windows Phone 7 – e o lançamento de questionários. A investigadora admitiu que através da recolha destes dados, seria possível chegar a uma conclusão fiável. Os resultados deste estudo demonstram-nos que através de uma campanha de marketing digital, planeada com rigor e orientada para as pessoas, não como consumidores mas como seres que pensam e sentem, é possível atingir resultados extraordinários, rapidamente.
- Factores de Motivação das Equipas de Vendas em Outsourcing na Indústria FarmacêuticaPublication . Nelas, Francisco; Romão, IsabelO Outsourcing é uma estratégia de gestão que recorre a recursos humanos externos à empresa para realizar tarefas que são usualmente executadas por pessoal interno à mesma. Embora a implementação deste tipo de estratégia permita a redução dos custos operacionais da empresa, acarreta também consequências negativas ao nível dos indivíduos subcontratados. Ainda assim, a contratação de empresas de outsourcing é cada vez mais evidente num mercado sequioso de benefícios imediatos. Com a crise financeira, uma das estratégias cada vez mais generalizada, para reduzir os prejuízos no mercado empresarial português, tem sido a contratação de empresas de Outsourcing. Porém, os benefícios empresariais do Outsourcing têm mascarado os efeitos individuais da instabilidade e alienação à cultura da empresa, dos recursos humanos associados a este tipo de estratégia. Estes efeitos implicam custos laborais que merecem ser ponderados. A externalização é evidente nas equipas de vendas na Indústria Farmacêutica dado o atual contexto político, económico e social e, apesar da pertinência deste tema, a literatura acerca das consequências do Outsourcing neste mercado em Portugal ainda é escassa. Assim, com este estudo, investiguei o Outsourcing no sector farmacêutico no contexto português, nomeadamente, as consequências para a motivação e implementação de uma estratégia de Outsourcing em equipas de vendas. Da análise dos dados retirei a hipótese de que os gestores não estão em sintonia com as necessidades dos trabalhadores Outsourcing que se encontram insatisfeitos com a sua situação laboral, podendo esta insatisfação levar à diminuição da qualidade do desempenho profissional. Com o presente trabalho, pretendi identificar as estratégias que são passíveis de implementação, para melhorar o bem-estar individual e a motivação laboral, de modo a optimizar a eficiência e a produtividade do indivíduo integrado na empresa como empregado externo no departamento de vendas.
- Planeamento de Marketing Territorial e Implementação da Marca EriceiraPublication . Pedro, Vera; Farinha, NunoNum mundo em constante mudança é fundamental a criação de valor e primar pela diferença. As necessidades do consumidor devem então ser uma prioridade. É essencial conseguir elevar as pequenas cidades e garantir que todos os seus recursos são aproveitados. O presente projeto teve como base uma abordagem turística, tendo o seu início numa pesquisa geral do turismo em Portugal e de seguida restringindo a informação para o local eleito, a Ericeira. O projeto pressupõe a atração de turistas para a região bem como a captação de investimento, tendo assim um peso empresarial muito presente. A fim de valorizar a região foi realizado um planeamento territorial aliado a um processo de branding, através da criação da marca Ericeira. A marca criada pretende assentar nas necessidades dos consumidores tornando a região mais atrativa ao seu público-alvo.
- Os canais bancários online em Portugal : factores de diferenciação valorizados pelos clientes durante o processo de utilizaçãoPublication . Gonçalves, Raquel; Farinha, NunoAs novas tecnologias de informação e de comunicação (TIC) exercem hoje uma grande influência na economia e na própria sociedade. Hoje as empresas sentem a necessidade de se adaptarem rapidamente às novas exigências de consumidores cada vez mais informados e menos fiéis às marcas. Em particular, os bancos cuja percepção destas mutações no mercado levaram à criação de novas formas de interacção com os seus clientes, nomeadamente através da automatização dos seus serviços financeiros. Os serviços de Internet Banking vieram permitir ao cliente o acesso cómodo a um vasto conjunto de funcionalidades do seu banco em qualquer lugar, a qualquer hora, 365 dias por ano, a partir de vários dispositivos à sua disposição: computador pessoal, smartphone ou tablet. Porém, estes são serviços que são oferecidos igualmente pela generalidade dos bancos, o que leva à dificuldade da diferenciação e à consequente facilidade em copiar, no curto prazo, estas inovações tecnológicas. Neste sentido, o tema abordado pela presente dissertação é de extrema relevância uma vez que, apesar dos serviços de Internet Banking continuarem a crescer em termos de importância em Portugal, a verdade é que existem poucas pesquisas acerca dos factores de diferenciação realmente valorizados pelos clientes ao longo de todo o processo de utilização destes serviços e que acrescentam valor ao mesmo. É nesta perspectiva que surge a presente dissertação. Foi construído um modelo de pesquisa que resultou da combinação do modelo teórico das “7 dimensões da qualidade do serviço electrónico” proposto por Zeithaml (2002) e pelo modelo “E-S-QUAL” apresentada por Parasuram et al., (2005), juntamente com as principais conclusões da entrevista realizada a um profissional da área de Direct e Self Banking do Banco Espírito Santo. As hipóteses formuladas foram testadas segundo uma análise quantitativa do inquérito realizado do qual foram obtidas 200 respostas recolhidas online. Concluiu-se que factores como género, idade, estado civil, rendimento líquido anual e nível de escolaridade revelaram ser preditores de um perfil geral de consumidores destes serviços, contrariamente às conclusões retiradas da entrevista efectuada. Os tipos de operações bancárias mais utilizadas continuam a ser essencialmente a consulta de saldo de conta, pagamentos de serviços e transferências, sendo que estas operações são realizadas maioritariamente a partir do computador pessoal, seguindo-se o smartphone e, por último, o tablet. Durante toda a utilização do serviço concluiu-se que os factores comodidade, fiabilidade, eficiência e segurança são os que mais influenciam positivamente a percepção de valor acrescentado do cliente.
- Restrições na Publicidade: O Caso Central de CervejasPublication . Nogueira, Rita; Farinha, NunoCom o passar dos anos e com o aumento da fiscalização por parte das autoridades, há cada vez mais produtos com restrições à publicidade. Estas limitações prendem-se sobretudo com questões de saúde pública, segurança ou menores. As bebidas alcoólicas são exemplo disso mesmo. Em Portugal, o Código da Publicidade determina que "é proibida a publicidade a bebidas alcoólicas, na televisão e na rádio, entre as 7 horas e as 22 horas e 30 minutos". Sendo a publicidade nos meios de comunicação uma pedra basilar na comunicação de marca e produto, é importante perceber quais as estratégias das empresas que têm, à partida, restrições nesta dimensão da comunicação. De acordo com os resultados obtidos,a empresa analisada, a Sociedade Central de Cervejas, tem uma comunicação integrada e eficaz. Todas as dimensões da comunicação têm uma linha orientadora e funcionam num verdadeiro mix comunicacional. As estratégias passam por soluções e dinâmicas concretas na publicidade, promoção de vendas, vendas pessoais, relações públicas e marketing directo. Assim, é assegurado que o produto (cerveja) seja comunicado 24 horas por dia, apesar da restrição horária à publicidade televisiva e radiofónica.
- Made in PortugalPublication . Marreiros, Luís; Reis, JoaquimNo âmbito da obtenção do grau de mestre, segue um projeto de criação de uma plataforma online, em que se teve em atenção as novas noções do Marketing 3.0, tendo um grande enfoque no marketing relacional e questionando o utilizador sobre qual a melhor forma de apresentar a plataforma, na medida em que esta deve ser a mais apelativa e de acordo com os seus gostos e desejos. Este projeto surgiu após uma breve pesquisa sobre produtos e marcas de origem portuguesa na internet, onde foi identificada uma lacuna no que respeita à identificação destes. A plataforma consistirá numa apresentação de produtos Made in…, ou seja, produtos que tenham a sua fase de produção no próprio país, ou traduzindo à letra “feitos em…”. A grande questão deste projeto é: Como poderá tornar-se o Google (motor de busca) das plataformas de produtos/marcas Made in…? Nesse sentido, visto ser uma plataforma online, foi elaborado um questionário utilizando as redes sociais para a sua distribuição: Facebook e Linkedin. Após uma breve análise de algumas das metodologias existentes para projetos online, decidiu-se adotar a metodologia dos 8Ps do Marketing Digital para definir todo o processo de elaboração, produção de conteúdos e avaliação deste projeto. O projeto conta também com as próximas fases de execução, descritas com a estratégia definida para quando a plataforma entrar em atividade. Nesse sentido, a plataforma iniciará como uma versão “beta” ou inacabada, sendo atualizada sempre que seja necessário. No final deste trabalho são apresentadas algumas linhas de orientação de pesquisa futuras, que darão origem à plataforma e-commerce, à sua constante atualização e à sua replicação para outros países.