Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
A Microsoft encontra-se atualmente num momento crucial de mudança de paradigma com o lançamento de uma série de novos produtos, focados no consumo e com uma abordagem muito mais humana e emocional - recordo que desde o início que os esforços da Microsoft sempre foram direcionados às empresas (perspetiva B2B).
Um dos desses novos produtos é o Windows 8, uma nova versão daquele que é o produto mais importante da empresa. Quando falamos de produtos desta importância, é natural que toda a organização se envolva nestes lançamentos e que exista todo um esforço para garantir que tudo corre de acordo com o pretendido, não só no lançamento em si, mas em todo o planeamento estratégico. Desta forma, e por acreditar que atualmente o caminho para uma estratégia de sucesso passa pela utilização da internet, optei por centrar a minha investigação na utilização das novas estratégias que recorrem à internet como canal de comunicação.
Este estudo tem então como objetivo perceber se o marketing digital é uma boa solução para a Microsoft na altura de comunicar os seus produtos/serviços (entre eles o reinventado Windows 8 que foi lançado no passado dia 26 de outubro).
A metodologia utilizada baseou-se na análise da campanha App Me Up - campanha realizada pela Microsoft Portugal no âmbito do desenvolvimento de apps para o Windows Phone 7 – e o lançamento de questionários. A investigadora admitiu que através da recolha destes dados, seria possível chegar a uma conclusão fiável.
Os resultados deste estudo demonstram-nos que através de uma campanha de marketing digital, planeada com rigor e orientada para as pessoas, não como consumidores mas como seres que pensam e sentem, é possível atingir resultados extraordinários, rapidamente.
Description
Keywords
Marketing Digital Marketing relacional Marketing Marketing 3.0