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- Projeto de redesenho para um catálogo de produtosPublication . Ferreira, Patrícia dos Santos; Santos, Maria João Bom Mendes dosNo projeto que se segue, descrevem-se os porquês do poder que o Design Gráfico e Editorial possuem na atualidade, dado ambos serem duas importantes áreas do mundo da comunicação. O poder que o design exerce está diretamente ligado com a sociedade. Por esse motivo é impossível, anularmos da nossa consciência, o trabalho que tem sido feito, pelos designers nossos contemporâneos, mas também o que foi feito pelos pioneiros. É importante, inclusivamente, refletir, sobre quais os processos e fases, pelas quais passam e passaram, uma vez que a procura pelo reconhecimento e a necessidade de divulgação, levam, cada vez mais, as entidades empresariais a promover os seus produtos através de vários métodos. Por exemplo, a criação de catálogos revela-se como um modo bastante útil na árdua tarefa de divulgação. Numa sociedade cada vez mais competitiva, é de extrema importância que as empresas acompanhem o tipo de sociedade e que de alguma forma percebam o estado actual da concorrência. É neste âmbito, que surgem os catálogos de produtos como diferenciadores de mercado. O catálogo de produtos procura colmatar lacunas na divulgação dos produtos produzidos pelas empresas. Refere-se esse aspecto porque neste relatório se apresenta uma proposta de catálogo para uma empresa chamada Tucab. Este tipo de catálogos surgem quando as empresas sentem a necessidade de aumentar e expandir e seu negócio. É nesta altura que as empresas se preocupam e sentem que o catálogo é a forma mais eficaz de exposição dos seus produtos, que devem ser, por sua vez, o mais atrativos possíveis. Por esse motivo, procuram empresas de comunicação que solucionem o seu problema. Estes catálogos são hoje criados com o recurso a softwares gráficos como o inDesign e o Photoshop (tratamento da imagem). Pretende-se na sua criação aliar um design sólido e esteticamente simples, que fomente o acesso simples e rápido a variados conteúdos informativos. O presente trabalho consiste, tal como referido, na concepção de um catálogo de produtos para uma empresa chamada Tucab, associada a uma descrição da metodologia escolhida para a sua materialização (o impresso). De forma a optimizar o procedimento de transmissão e acesso à informação no catálogo, houve a necessidade de associar factores como a usabilidade e a interactividade.
- O Rosto é um Mapa: Self-performance de Jurgen KlaukePublication . NEVES, Eduarda
- Procedimentos substantivos em auditoria financeiraPublication . Santos, Ana Sofia Pires dos; Trigacheiro, Carlos; Oliveira, DanielO presente relatório visa a conclusão do mestrado em Auditoria e Análise Financeira, cujo tema é Auditoria Financeira e procura apresentar as tarefas desenvolvidas por mim, durante o estágio curricular, enquanto assistente de auditoria na empresa Rosa Lopes Gonçalves Mendes & Associados, SROC, Lda., no Entroncamento durante 22 semanas. O relatório é composto por quatro capítulos em que nos primeiros três capítulos faço uma abordagem teórica geral à auditoria financeira, cujo objetivo é a introdução de conceitos base necessários ao trabalho de auditoria. Por fim, no quarto capítulo apresento uma descrição dos procedimentos efetuados por mim nas diversas áreas de trabalho, no desenvolvimento da auditoria financeira. O primeiro capítulo pretende ser uma introdução teórica da auditoria financeira, suportada por diversas bibliografias, que integra: definições, objetivos e limitações da auditoria, o papel do auditor, a sua independência e os normativos utilizados em Portugal que servem de suporte à prática de auditoria. O segundo capítulo aborda as fases de uma auditoria, desde o planeamento, com a relação entre materialidade, risco e prova de auditoria, assim como a importância dos papéis de trabalho tanto para a auditoria como para o auditor. O terceiro capítulo integra os procedimentos analíticos e a relevância da amostragem como base num trabalho de auditoria, assim como os diversos relatórios que culminam o trabalho de um auditor. Neste capítulo abordo sobre o caminho a percorrer quando se tornam conhecidos eventos após a emissão e divulgação das demonstrações financeiras e respetivo relatório. No quarto capítulo é feita uma breve apresentação da entidade de acolhimento, assim como das tarefas realizadas enquanto assistente de auditoria. Além dos objetivos elencados no plano/proposta de estágio, foi-me permitido desenvolver outros trabalhos que descrevo no final deste capítulo. Finalizarei o relatório com uma análise critica ao trabalho realizado.
- O efeito socioeconómico das insolvências nas famíliasPublication . Antunes, Dina Sandra Godinho Ferreira; Almeida, Paula; Bragança, PauloO panorama atual da economia portuguesa reveste-se de graves dificuldades por parte das empresas, e esta realidade conduz-nos para a instabilidade e insegurança com que vivem todos aqueles que, de uma forma ou de outra, são influenciados por estes eventos. É recorrente assistirmos, nos dias de hoje, à menção da palavra “Insolvência”, sem que tenhamos totalmente a noção do que ela representa, seja a nível das sociedades, seja no que diz respeito aos particulares. A investigação desta Dissertação assenta neste ponto, dado que permitirá averiguar até que ponto os particulares têm a exata noção do mecanismo de insolvência e das consequências que advém desse processo. A estrutura base desta Dissertação assenta em duas partes fundamentais para o objetivo da investigação: a componente empírica que se focaliza nos preceitos legais existentes sobre o processo de insolvência, e a componente prática que revela os resultados obtidos pela metodologia de investigação utilizada, além de encerrar as conclusões mais pertinentes que decorrem desses mesmos resultados. Assim, em primeiro lugar introduz-se o tema abordado, em que se refere o propósito e metodologia de investigação, e se mencionam os contributos do estudo efetuado. Após isto, apresenta-se uma revisão de literatura, na qual se desenvolvem conceitos importantes sobre a insolvência e outros complementares, que são relevantes para a investigação realizada, e para a compreensão dos resultados e das suas conclusões. No corpo do trabalho, será feita uma análise prática aos resultados obtidos decorrentes da investigação efetuada, e da metodologia utilizada através de inquéritos. Nesta fase, importa identificar ainda os principais indicadores que influenciam o processo de insolvência, e qual o impacto dos mesmos nas famílias e particulares envolvidos. Por fim, de referir, numa fase final, a elaboração das principais conclusões do estudo efetuado, e os contributos essenciais que a investigação proporciona aos interessados e público que se identifica como o foco deste trabalho.
- A trajetória evolutiva do jornalPublication . Santos, Lucília Rocha dos; Santos, Luís Filipe CunhaO presente relatório de estágio é uma reflexão sobre a trajetória evolutiva do jornal, procurando entender: a origem e as transformações do jornal, a integração do design no meio jornalístico, a digitalização da informação e as novas formas de disponibilizar conteúdos jornalísticos através de dispositivos móveis. Em sequência dessas transformações é feito um pequeno estudo ao semanário Expresso, tendo em conta que o jornal é uma publicação que tem vindo a acompanhar as tendências do mercado relativamente à forma de apresentar os conteúdos noticiosos. Assim sendo, procura-se analisar a multiplicidade das suas versões (online, smartphone e tablet), assim como a sua linha gráfica. Este relatório também descreve a minha experiência como estagiária no departamento de multimédia do jornal Expresso, onde tive a oportunidade de explorar profissionalmente o dia-a-dia do Expresso Online e aprender os métodos de trabalho e de preparação do conteúdo a ser publicado.
- Correio da ManhãPublication . Duarte, Andreia Filipa Nunes; Delfino, Regina AparecidaO presente relatório centra-se num dos principais jornais sensacionalistas do país, o Correio da Manhã. Pretende assim dar a conhecer os seus 35 anos de história e o porquê de continuar ano após ano a ser líder de mercado no seu setor. Para isso foi necessário um estudo mais aprofundado sobre a imprensa e a sua concorrência, assim como o estudo das características do jornalismo sensacionalista e do seu leitor. Sendo assim este relatório divide-se em várias temáticas apresentadas sobre forma de capítulos, são eles: Cofina e os seus concorrentes; Correio da Manhã, a sua história; Jornalismo, da referência ao sensacionalismo; 1.ª Página Correio da Manhã, evolução ao longo das décadas; Estudo do layout Correio da Manhã na atualidade; Correio da Manhã, a sua metodologia de trabalho. Por fim e em jeito de conclusão o presente relatório trata também da minha experiência pessoal relativamente aos 6 meses de estágio na redação do cm, onde cresci enquanto paginadora.
- Auditoria interna numa autarquia localPublication . Mendes, Nuno Filipe Sousa; Trigacheiro, Carlos; Figueiredo, MarisaA exigência do mundo atual, quer em termos sociais, quer em termos económicos, obriga a que sejam constantemente desenvolvidos novos indicadores de qualidade e transparência. Estes factos, associados a diferentes formas de organização e de suporte da informação, convocam novas medidas de controlo interno mitigadoras dos riscos, mais atuais e mais sustentadas legalmente, fazendo assim apelo a níveis profissionais elevados. É neste contexto que a auditoria interna vem ganhando uma importância crescente, tornando-se hoje uma ferramenta essencial e contemporânea, ajudando a que as organizações funcionem com os necessários patamares de exigência. Se esta realidade é importante no setor privado, porque os shareholders e os stakeholders assim o exigem, é igualmente relevante no setor público onde, cada vez mais, é necessário que os contribuintes acreditem na boa utilização dos seus impostos. Desta forma, os Municípios Portugueses não são exceção à regra e, apesar de muitos deles ainda não disporem de gabinetes de auditoria interna, são notórias as suas vantagens, sobretudo, a partir de certo nível de dimensão. Com efeito, existem diversas entidades que apoiam nestes gabinetes a sua avaliação do risco e a confiança nos relatos produzidos pela autarquia, tais como o Tribunal de Contas, a Inspeção-geral de Finanças, ou outros auditores externos, incluindo os próprios ROC’s. O gabinete de auditoria interna, deve considerar no seu plano anual de auditoria, áreas não financeiras (pelo menos, de forma direta), contribuindo para o funcionamento mais alargado do controlo interno e assegurando, desse modo, o respeito pelos procedimentos instituídos. É neste contexto que este estágio se enquadra, uma vez que as áreas escolhidas foram áreas nunca auditadas e também com preponderância não financeira. O estágio evidenciou diversas situações que carecem de melhoria, quer em matéria de procedimentos a adotar, quer quanto ao estrito cumprimento nas normas legais e regulamentares em vigor. De um modo geral, foram formuladas recomendações para reforço dos pontos fracos identificados, as quais serão objeto de follow-up dentro de um prazo razoável, no âmbito da normal atuação do gabinete de auditoria interna numa autarquia local.
- Projeto de um novo grafismo para um plano de marketingPublication . Santinhos, Daniel Filipe Carvalho; Santos, Maria João Bom Mendes dos; Barreto, Célia Maria Nunes; Sanches, Miguel Alexandre PereiraO design e o marketing, apesar de serem áreas distintas, nomeadamente na maneira como entendem os processos formais e estudam as questões, partilham a mesma preocupação: comunicar. Esta preocupação comum justifica este trabalho, onde se analisa o significado de um plano de marketing proposto pela empresa Ilimitados - the marketing company, para uma entidade de nome FAJOTA. O objectivo deste trabalho é desconstruir esse plano de marketing, com vista a pôr descoberta a sua lógica interna e dar a conhecer a importância do marketing no desenvolvimento de estratégias de comunicação eficientes, que só valorizam a comunicação das empresas.
- Entrevista a Kirsten DehlholmPublication . CARNEIRO, Maria; Dehlholm, KirstenEntrevista a KIRSTEN Kirsten Dehlholm, diretora da companhia dinamarquesa Hotel Pro Forma que é mundialmente conhecida pelos seus espectáculos altamente visuais e musicais. Fundada em 1985, o Hotel Pro Forma sucede ao Billedstofteatre. Recentemente o seu trabalho tem sido marcado por encomendas de grandes teatro europeus. Em Outubro de 2013 estreou a ópera de Wagner, Parsifal, no Teatro Wielki em Poznan na Polónia. Em Janeiro de 2014 apresentou Rienzi. Rise and Fall, também de Wagner, sendo este um dos eventos da abertura oficial de Riga Capital Europeia da Cultura. Em Março estreou o Cosmos+, o seu primeiro espectáculo para crianças, e adultos, no Teatro Nacional da Lituânia em Vilnius. Em Junho de 2015 apresentará as três ópera de Rachmaninov, num espectáculo intitulado Rachmaninov Troika na La Monnaie De Munt, ópera de Bruxelas.
- Museus de comunidade e experiência turística cultural e criativa : o caso do Museu Agrícola de RiachosPublication . Marques, Sílvia Filipa da Conceição; Figueira, Luís MotaEnglobado na Economia da Cultura, o Museu de Comunidade constitui uma tipologia de museu única e complexa, que se define por um lado na sua relação de proximidade com a comunidade, e por outro, como instituição museológica. A compreensão deste conceito permite perceber a forma como este tipo de museu se articula não só com a própria comunidade, mas também com os seus públicos, nomeadamente os seus públicos turistas, provenientes do segmento turístico-cultural e criativo. São objetivos principais deste trabalho analisar a relação estabelecida entre Museus de Comunidade e Turismo Cultural e Criativo, procurando numa primeira fase, definir os conceitos em estudo, e numa segunda fase relacionar as variáveis em discussão. Dentro desta relação procura-se compreender se a experiência turística, com a sua individualização e fruto do desenvolvimento das indústrias criativas e da ascensão do turismo criativo, pode ou não desenvolver-se enquanto produto turístico. A compreensão destes fenómenos sócio-económicos é analisada através do desenvolvimento de um estudo de caso - Museu Agrícola de Riachos, e de um debate académico - Seminário de Museus de Comunidade e Desenvolvimento de Produtos Turístico-Culturais.