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Advisor(s)
Abstract(s)
Englobado na Economia da Cultura, o Museu de Comunidade constitui uma tipologia de
museu única e complexa, que se define por um lado na sua relação de proximidade com a
comunidade, e por outro, como instituição museológica. A compreensão deste conceito
permite perceber a forma como este tipo de museu se articula não só com a própria
comunidade, mas também com os seus públicos, nomeadamente os seus públicos turistas,
provenientes do segmento turístico-cultural e criativo.
São objetivos principais deste trabalho analisar a relação estabelecida entre Museus de
Comunidade e Turismo Cultural e Criativo, procurando numa primeira fase, definir os
conceitos em estudo, e numa segunda fase relacionar as variáveis em discussão. Dentro
desta relação procura-se compreender se a experiência turística, com a sua
individualização e fruto do desenvolvimento das indústrias criativas e da ascensão do
turismo criativo, pode ou não desenvolver-se enquanto produto turístico.
A compreensão destes fenómenos sócio-económicos é analisada através do
desenvolvimento de um estudo de caso - Museu Agrícola de Riachos, e de um debate
académico - Seminário de Museus de Comunidade e Desenvolvimento de Produtos
Turístico-Culturais.
Description
Keywords
Museu de comunidade Turismo cultural e criativo Experiência turística Museu Agrícola de Riachos Seminário de museus de comunidade e desenvolvimento de produtos turísticos-culturais