Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.63 MB | Adobe PDF | |||
97.59 KB | Adobe PDF | |||
279.49 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O Outsourcing é uma estratégia de gestão que recorre a recursos humanos externos à empresa para realizar tarefas que são usualmente executadas por pessoal interno à mesma. Embora a implementação deste tipo de estratégia permita a redução dos custos operacionais da empresa, acarreta também consequências negativas ao nível dos indivíduos subcontratados. Ainda assim, a contratação de empresas de outsourcing é cada vez mais evidente num mercado sequioso de benefícios imediatos. Com a crise financeira, uma das estratégias cada vez mais generalizada, para reduzir os prejuízos no mercado empresarial português, tem sido a contratação de empresas de Outsourcing. Porém, os benefícios empresariais do Outsourcing têm mascarado os efeitos individuais da instabilidade e alienação à cultura da empresa, dos recursos humanos associados a este tipo de estratégia. Estes efeitos implicam custos laborais que merecem ser ponderados. A externalização é evidente nas equipas de vendas na Indústria Farmacêutica dado o atual contexto político, económico e social e, apesar da pertinência deste tema, a literatura acerca das consequências do Outsourcing neste mercado em Portugal ainda é escassa. Assim, com este estudo, investiguei o Outsourcing no sector farmacêutico no contexto português, nomeadamente, as consequências para a motivação e implementação de uma estratégia de Outsourcing em equipas de vendas. Da análise dos dados retirei a hipótese de que os gestores não estão em sintonia com as necessidades dos trabalhadores Outsourcing que se encontram insatisfeitos com a sua situação laboral, podendo esta insatisfação levar à diminuição da qualidade do desempenho profissional. Com o presente trabalho, pretendi identificar as estratégias que são passíveis de implementação, para melhorar o bem-estar individual e a motivação laboral, de modo a optimizar a eficiência e a produtividade do indivíduo integrado na empresa como empregado externo no departamento de vendas.
Description
Keywords
Departamento de Vendas Identidade Organizacional Mercado Empresarial Motivação Outsourcing Produtividade Sector Farmacêutico