Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Factores de Motivação das Equipas de Vendas em Outsourcing na Indústria Farmacêutica

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

O Outsourcing é uma estratégia de gestão que recorre a recursos humanos externos à empresa para realizar tarefas que são usualmente executadas por pessoal interno à mesma. Embora a implementação deste tipo de estratégia permita a redução dos custos operacionais da empresa, acarreta também consequências negativas ao nível dos indivíduos subcontratados. Ainda assim, a contratação de empresas de outsourcing é cada vez mais evidente num mercado sequioso de benefícios imediatos. Com a crise financeira, uma das estratégias cada vez mais generalizada, para reduzir os prejuízos no mercado empresarial português, tem sido a contratação de empresas de Outsourcing. Porém, os benefícios empresariais do Outsourcing têm mascarado os efeitos individuais da instabilidade e alienação à cultura da empresa, dos recursos humanos associados a este tipo de estratégia. Estes efeitos implicam custos laborais que merecem ser ponderados. A externalização é evidente nas equipas de vendas na Indústria Farmacêutica dado o atual contexto político, económico e social e, apesar da pertinência deste tema, a literatura acerca das consequências do Outsourcing neste mercado em Portugal ainda é escassa. Assim, com este estudo, investiguei o Outsourcing no sector farmacêutico no contexto português, nomeadamente, as consequências para a motivação e implementação de uma estratégia de Outsourcing em equipas de vendas. Da análise dos dados retirei a hipótese de que os gestores não estão em sintonia com as necessidades dos trabalhadores Outsourcing que se encontram insatisfeitos com a sua situação laboral, podendo esta insatisfação levar à diminuição da qualidade do desempenho profissional. Com o presente trabalho, pretendi identificar as estratégias que são passíveis de implementação, para melhorar o bem-estar individual e a motivação laboral, de modo a optimizar a eficiência e a produtividade do indivíduo integrado na empresa como empregado externo no departamento de vendas.

Description

Keywords

Departamento de Vendas Identidade Organizacional Mercado Empresarial Motivação Outsourcing Produtividade Sector Farmacêutico

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License