ISCAC - Dissertações de Mestrado
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISCAC - Dissertações de Mestrado by advisor "Bacalhau, Lara Sofia Mendes"
Now showing 1 - 6 of 6
Results Per Page
Sort Options
- O impacto das redes sociais vídeo no processo de tomada de decisão na compra onlinePublication . Lopes, Inês dos Reis Magalhães; Santos, Victor Manuel Oliveira Cruz dos; Bacalhau, Lara Sofia MendesAtualmente, tem-se registado uma maior relevância do mundo digital e da tecnologia. Todo este crescimento proporcionou mudanças ao nível online, existindo uma grande presença dos indivíduos nas diversas redes sociais. As redes sociais passam a ser um dos meios mais acessíveis e desenvolvidos nos dias de hoje, intensificando-se a utilização das mesmas após a pandemia Covid-19. Assim, o digital tornou-se num meio imprescindível para criar ligações entre marca e consumidor, promovendo novos modos de consumo. As marcas apresentam oportunidades para promover os seus negócios, sendo que devem acompanhar as novas tendências dos consumidores. Por sua vez, essas mesmas tendências devem-se, grande parte, à visualização de vídeos nas redes sociais, bem como à grande utilização das redes sociais vídeo (Tiktok, Reels do Instagram e Youtube), mais propriamente às de vídeo curto e micro. O trabalho tem como objetivo compreender a forma como as redes sociais vídeo impactam o comportamento do consumidor, sendo estas cada vez mais usadas no meio digital. A metodologia foi feita por uma parte teórica de cada tema, seguida de um questionário aos utilizadores de redes sociais, com o objetivo de analisar as opiniões que nelas são transmitidas e o modo como os consumidores percecionam as mesmas e os seus conteúdos de vídeo. Através da análise dos resultados, proporcionam-se as conclusões do estudo, que fornecem o impacto das redes sociais vídeo no processo de tomada de decisão online.
- A importância da sustentabilidade para o consumidor no setor das águas: caso de estudo água Monchique, comparações comportamentais das gerações X e ZPublication . Santos, Mafalda Lopes Faria de Sousa; Bacalhau, Lara Sofia Mendes; Diogo, JulienOs produtos sustentáveis têm vindo a ficar cada vez mais populares entre os consumidores, como tal, pretendem-se investigar a perceção destes perante as embalagens ecológicas. As empresas colocam em prática técnicas e ferramentas de Marketing e Neuromarketing para influenciar o seu público-alvo a alterar as suas decisões de compra, tendo em consideração a crescente consciencialização do impacto ambiental do consumo de produtos e das suas embalagens. O setor selecionado para a investigação é o das águas minerais naturais e de nascente, mais precisamente as embaladas, uma vez que este é um setor com elevado crescimento. Assim, é analisado o comportamento do consumidor no momento de aquisição, sobre as suas crenças relativas à sustentabilidade, perceção da qualidade nas embalagens sustentáveis e no sabor, fazendo-se uma comparação de comportamento entre as gerações X e Z, com vista a aferir se existem diferenças comportamentais de consumo “verde”. Tendo em conta os resultados deste estudo, concluiu-se que, a geração Z, em comparação com a X, deu mais importância à sustentabilidade da embalagem. No entanto, as duas gerações, apesar de comprarem água engarrafada em embalagens de plástico, preferem comprar noutros materiais mais sustentáveis caso exista essa possibilidade, pois consideram que esse fator se sobrepõe ao preço no momento da opção de compra.
- A Influência da Gamificação no Consumer Brand EngagementPublication . Neves, Joana Raquel da Silva; Bacalhau, Lara Sofia Mendes; Oliveira, Margarida Sofia de FreitasA Gamificação tem vindo a ganhar, cada vez mais, destaque nas estratégias de Marketing, principalmente quando relacionados com os dispositivos móveis e avanços tecnológicos nas indústrias criativas. Muitas empresas acreditam que a Gamificação pode aumentar o envolvimento, consciencialização e fidelidade nas relações com as marcas, através de mecanismos dinâmicos e divertidos que envolvem os jogadores, das gerações mais baixas às mais altas, criativamente, apesar de ainda existirem preconceitos relacionados. No entanto, é percetível alguma carência em provas empíricas que apoiem estas crenças, principalmente no mercado português. Neste estudo, é analisada a influência entre a Gamificação e o Consumer Brand Engagement, nos gamers portugueses. Para o efeito, realizou-se um estudo quantitativo, através da aplicação de um inquérito por questionário, obtendo-se uma amostra de 485 indivíduos válidos. Em termos estatísticos, recorreu-se à teoria de modelação de equações estruturais, com uma abordagem baseada na covariância. Os resultados mostram que a dimensão imersão da Gamificação acarreta uma influência positivamente associada a três dimensões do Consumer Brand Engagement (absorção, afeção e conexão social). As dimensões da Gamificação: realização e interação social encontram-se positivamente influenciadas na identificação e conexão social, e absorção e afeção respetivamente, para com o Consumer Brand Engagement. Os resultados permitem inferir que a Gamificação pode afetar positivamente o Consumer Brand Engagement, sendo uma estratégia eficaz para a gestão das marcas.
- Marketing das instituições de ensino superior na captação de novos alunosPublication . Palmeira, Ana Cristina Mateus; Bacalhau, Lara Sofia Mendes; Santos, Victor Manuel Oliveira Cruz dosO mundo está em constante evolução e o ensino deve acompanhar a mesma. Com cada vez mais oferta educativa, cada instituição traça objetivos para o ano seguinte, sendo que com o mundo em transição para o digital e com cada vez mais estratégias disponíveis, as instituições podem aplicar um marketing mais personalizado. É com esta linha condutora que este estudo é estruturado, tendo em conta os componentes necessários para uma análise do marketing aplicado a nível mundial e nacional, através da metodologia aplicada. A metodologia utilizada é quantitativa, sendo estruturada em duas partes. A primeira, remete para a recolha e análise de dados de um questionário. A segunda, de forma a complementar o questionário, são recolhidos e analisados dados disponibilizados por entidades nacionais, tais como a Direção-geral de Estatísticas da Educação e Ciência. Sendo o objetivo desta pesquisa identificar e analisar os componentes do processo de decisão dos futuros estudantes do ensino superior e as estratégias / táticas de marketing adotadas pelas instituições de ensino superior na captação de novos alunos e na seleção de um curso de ensino superior, pode-se concluir que existem medidas a tomar para acompanhar as tendências e que a nova geração de alunos é mais cuidadosa e mais atenta aos conteúdos desenvolvidos pelas instituições. A informação recolhida, mostra ainda uma indecisão por parte do público mais jovem, os polos universitários mais desejados e as áreas de formação com mais alunos inscritos. Em suma, pode-se concluir que os métodos utilizados para o recrutamento de alunos nacionais podem não acompanhar a geração, que procura uma oferta educativa com outros fatores de escolha. Deste modo, existe abertura por parte do futuro estudante, em receber informação e conteúdo realizado pelas instituições de ensino superior.
- Marketing territorial e as empresas de animação turística: o caso de ÓbidosPublication . Rodrigues, Pedro José Cardoso; Bacalhau, Lara Sofia MendesEste estudo explora o papel das empresas de animação turística na ativação e promoção territorial, com foco específico no concelho de Óbidos, destacando-se pela integração de práticas culturais, sustentáveis e inovadoras. O objetivo central é analisar como estas empresas contribuem para a valorização e visibilidade do território, promovendo um desenvolvimento sustentável, alinhado com o posicionamento de Óbidos como membro da Rede de Cidades Criativas da UNESCO. Fundamentando-se na literatura sobre ativação territorial e marketing de destinos (Marketing e Branding Territorial), o estudo examina o impacto das estratégias de branding e place marketing, essenciais para consolidar Óbidos como referência em dinamização turística sustentável. A investigação inclui uma análise aprofundada das contribuições das empresas de animação turística na estratégia de promoção territorial de Óbidos, um tema ainda pouco explorado no contexto regional. Baseando-se em estudos sobre a interação entre visitantes e comunidades locais, a investigação realizada examina como a realização de eventos culturais, respeitadores do valor simbólico e identitário do património, podem promover benefícios mútuos que reforçam a coesão social e a atratividade do destino. A revisão da literatura sobre os destinos turísticos e o seu impacto no desenvolvimento regional, o turismo sustentável, a animação turística, o turismo cultural e envolvimento comunitário suporta a análise, evidenciando a importância das experiências autênticas na criação de vínculos duradouros entre o destino e seus visitantes. Este estudo também se propõe a avaliar o acesso que as empresas de animação turística têm a mecanismos de apoio à formação e sustentabilidade, assim como a sua satisfação com a estratégia de desenvolvimento adotada pelo município. A revisão de literatura relacionada com a sustentabilidade e a economia de destino fornece o suporte teórico para esta análise, destacando o papel das parcerias público-privadas e do investimento em capacitação como fatores críticos para o sucesso das estratégias de desenvolvimento regional. A investigação inclui o perfil das empresas deste setor, os períodos de maior atividade turística e o impacto económico gerado, elementos que, segundo a literatura, são fundamentais para o fortalecimento da competitividade de um destino. Por fim, o objetivo do estudo é fornecer um quadro analítico do papel das empresas de animação turística na promoção e desenvolvimento sustentável de Óbidos, identificando áreas de melhoria e formulando estratégias que aumentem a visibilidade e competitividade do território a nível nacional e internacional. Esta análise alinha os objetivos de desenvolvimento local às práticas teóricas de branding e place marketing. Espera-se, assim, fortalecer o turismo no concelho e consolidar Óbidos como exemplo de gestão sustentável de destinos culturais e turísticos, com base em fundamentos acadêmicos sólidos.
- Voicecommerce: análise de tendência na perspetiva do consumidorPublication . Pereira, Mariana Reis; Santos, Victor Manuel Oliveira Cruz dos; Bacalhau, Lara Sofia MendesO crescimento do e-commerce é claramente notório dado as valências que o mesmo agrega em termos de conveniência, na aproximação de pessoas e na rapidez que este pode promover na hora de comprar um produto online. Ao analisar as tendências do mesmo sobressalta à vista o voicecommerce que se tem destacado e contribuído para mudar aquele que é o paradigma do comércio online. Desde modo, sobressalta à vista uma nova era, “age of voice” que vem substituir a “age of touch”, onde os assistentes de voz têm melhorado a experiência do consumidor, desde logo pelo envolvimento que proporciona aos consumidores, mas também na capacidade de resolver rapidamente certos problemas, e por isso, pode constituir se como um serviço de pós-venda que permite assegurar a fidelização dos clientes, um ponto chave para a sobrevivência e competitividade das empresas no mercado. O foco do estudo será então perceber de que forma o consumidor está aberto a esta nova tecnologia inovadora e quais as novas oportunidades que podem surgir para as empresas que as utilizam.