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Advisor(s)
Abstract(s)
Os produtos sustentáveis têm vindo a ficar cada vez mais populares entre os
consumidores, como tal, pretendem-se investigar a perceção destes perante as embalagens
ecológicas. As empresas colocam em prática técnicas e ferramentas de Marketing e
Neuromarketing para influenciar o seu público-alvo a alterar as suas decisões de compra,
tendo em consideração a crescente consciencialização do impacto ambiental do consumo
de produtos e das suas embalagens.
O setor selecionado para a investigação é o das águas minerais naturais e de nascente,
mais precisamente as embaladas, uma vez que este é um setor com elevado crescimento.
Assim, é analisado o comportamento do consumidor no momento de aquisição, sobre as
suas crenças relativas à sustentabilidade, perceção da qualidade nas embalagens
sustentáveis e no sabor, fazendo-se uma comparação de comportamento entre as gerações
X e Z, com vista a aferir se existem diferenças comportamentais de consumo “verde”.
Tendo em conta os resultados deste estudo, concluiu-se que, a geração Z, em comparação
com a X, deu mais importância à sustentabilidade da embalagem. No entanto, as duas
gerações, apesar de comprarem água engarrafada em embalagens de plástico, preferem
comprar noutros materiais mais sustentáveis caso exista essa possibilidade, pois
consideram que esse fator se sobrepõe ao preço no momento da opção de compra.
Description
Keywords
Consumo sustentável Neuromarketing Geração X e Z Embalagem ecológica Marketing verde