Repository logo
 
Publication

A importância da sustentabilidade para o consumidor no setor das águas: caso de estudo água Monchique, comparações comportamentais das gerações X e Z

dc.contributor.advisorBacalhau, Lara Sofia Mendes
dc.contributor.advisorDiogo, Julien
dc.contributor.authorSantos, Mafalda Lopes Faria de Sousa
dc.date.accessioned2023-01-20T18:06:27Z
dc.date.available2023-01-20T18:06:27Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractOs produtos sustentáveis têm vindo a ficar cada vez mais populares entre os consumidores, como tal, pretendem-se investigar a perceção destes perante as embalagens ecológicas. As empresas colocam em prática técnicas e ferramentas de Marketing e Neuromarketing para influenciar o seu público-alvo a alterar as suas decisões de compra, tendo em consideração a crescente consciencialização do impacto ambiental do consumo de produtos e das suas embalagens. O setor selecionado para a investigação é o das águas minerais naturais e de nascente, mais precisamente as embaladas, uma vez que este é um setor com elevado crescimento. Assim, é analisado o comportamento do consumidor no momento de aquisição, sobre as suas crenças relativas à sustentabilidade, perceção da qualidade nas embalagens sustentáveis e no sabor, fazendo-se uma comparação de comportamento entre as gerações X e Z, com vista a aferir se existem diferenças comportamentais de consumo “verde”. Tendo em conta os resultados deste estudo, concluiu-se que, a geração Z, em comparação com a X, deu mais importância à sustentabilidade da embalagem. No entanto, as duas gerações, apesar de comprarem água engarrafada em embalagens de plástico, preferem comprar noutros materiais mais sustentáveis caso exista essa possibilidade, pois consideram que esse fator se sobrepõe ao preço no momento da opção de compra.pt_PT
dc.identifier.tid203184700pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/43308
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectConsumo sustentávelpt_PT
dc.subjectNeuromarketingpt_PT
dc.subjectGeração X e Zpt_PT
dc.subjectEmbalagem ecológicapt_PT
dc.subjectMarketing verdept_PT
dc.titleA importância da sustentabilidade para o consumidor no setor das águas: caso de estudo água Monchique, comparações comportamentais das gerações X e Zpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.grantorInstituto Politécnico de Coimbra

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Mafalda_Santos.pdf
Size:
5.59 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.85 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: