ESESJC - Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny
Permanent URI for this community
A Escola de Enfermagem de S. José de Cluny, foi fundada em 1940, na sequência de uma necessidade sentida pela sociedade madeirense de então e personalizada num grupo de jovens que, tendo conhecimento do trabalho desenvolvido pela Madre Pedro no Instituto Pasteur em Paris, lhe solicitou a sua criação. Oficialmente foi reconhecida a 13 de outubro de 1948.
Com a integração do Ensino da Enfermagem no Sistema Educativo Nacional, a nível do Ensino Superior, passou a designar-se de Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny.
É uma Instituição que tem como missão formar profissionais para uma tão elevada responsabilidade como a de ser Enfermeiro. Privilegia a formação humana aliada à técnico-científica e ética e tem-se afirmado pelas oportunidades de desenvolvimento de competências e rigor imprimido às mesmas, no decorrer dos Cursos de Licenciatura em Enfermagem, Pós-graduados, de Pós-licenciatura e Mestrado.
www.esesjcluny.pt/Browse
Browsing ESESJC - Escola Superior de Enfermagem de S. José de Cluny by advisor "Bettencourt, Merícia"
Results Per Page
Sort Options
- Competência em enfermagem médico cirúrgica: Da prática em contexto de urgência periférica à conceção de um plano de catástrofe e ou emergência multi-vítimaPublication . Gomes, Fátima; Bettencourt, MeríciaO presente relatório surge no âmbito do Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, tendo por objetivo revelar o desenvolvimento de competências comuns e especificas do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica na área de enfermagem à pessoa em situação critica, culminando com o relato das competências de mestre adquiridas. As práticas clínicas, decorreram em serviços de urgência e cuidados intensivos, enquadradas nas unidades curriculares Estágio I – Urgência, Estágio II – Cuidados Intensivos (foi requerido e aprovada a creditação a esta unidade curricular) e Estágio III – Opção do CMEMC. Estruturado em três capítulos, evidencia o processo de aprendizagem pela análise crítico-reflexiva relativa ao cuidado especializado de enfermagem à PSC vítima de catástrofe ou emergência multivítima em contexto de uma urgência periférica, numa perspetiva integrada de cuidados de enfermagem especializados. As catástrofes são acontecimentos imprevisíveis e a sua gestão assume-se como complexa e com implicações diretas na prestação de cuidados de saúde, nomeadamente no serviço de urgência. Os enfermeiros encontram-se na primeira linha de resposta a estas situações, tendo um papel crucial na intervenção às mesmas. O desconhecimento do seu papel e a ausência de plano de atuação, bem como programas de formação e educação, influenciam na eficácia e eficiência da resposta dada. Neste contexto emerge a necessidade de uma intervenção planeada, de forma sistemática e integrada, que permita uma resposta rápida e eficiente. Os enfermeiros, pelo Conselho Internacional de Enfermeiros, são considerados intervenientes-chave, sendo fulcral que estes estejam dotados de conhecimento e experiência, permitindo-lhes o desenvolvimento de competências de forma a atuarem de forma correta e atempadamente na ocorrência destas situações. Assim o enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica na área de enfermagem à PSC, assume um papel preponderante na dinamização da resposta em situações de emergência, exceção e catástrofe, desde a conceção à ação, passando também pela elaboração de planos de resposta à catástrofe.
- Competências especializadas : Cuidar a pessoa em situação crítica da urgência ao perioperatórioPublication . Araújo, Carla; Bettencourt, MeríciaO presente relatório de estágio insere-se no plano de estudos do Curso de Mestrado com Especialização em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny. Este relatório mostra o desenvolvimento de competências especializadas no cuidar a pessoa em situação crítica no ensino clínico: Estágio I – urgência (U), Estágio II – cuidados intensivos (CI) e Estágio III - perioperatório, que decorreu entre 14 de abril e 10 de novembro de 2016, nos serviços de urgência, serviço de cuidados intensivos polivalente do Hospital Dr. Nélio Mendonça e no bloco operatório de neurocirurgia do Hospital de São João Porto. Relata o percurso dos estágios, através de uma reflexão crítica e fundamentada, evidenciando o desenvolvimento das competências especializadas adquiridas, face às atividades efetivadas em consonância com os objetivos gerais e específicos delineados. O ensino clínico ocorreu em ambientes abrangentes e diversificados, foi catalisador de aprendizagem e promotor no desenvolvimento de competências especializadas que conduziram à prestação de cuidados de enfermagem individualizados com qualidade e segurança. Foi utilizada uma metodologia descritiva e analítica fundamentada na investigação e na evidência científica desenvolvendo o pensamento crítico para uma tomada de decisão inerente à prestação de cuidados especializados. Organizou-se o trabalho apenas num capítulo, onde os subcapítulos incluem os vários contextos face ao desenvolvimento de competências especializadas. Neste percurso evidencia-se ainda o cliente neurocrítico no perioperatório, pois dada a natureza e gravidade da pessoa em situação critica, acresce a este a disfunção neurológica e cujo impacto dessa disfunção poderá trazer também repercussões a nível pessoal e familiar e socioeconómico. Neste âmbito foram desenvolvidas competências especializadas face ao cuidar à pessoa em situação crítica, promovidas as competências na intervenção da prevenção e controlo da infeção perante estas complexidades e na resposta a situações de catástrofe ou emergência multi-vítima.
- Competências especializadas à pessoa em situação crítica: Das situações urgentes aos cuidados intensivos coronáriosPublication . Bento, Vita; Bettencourt, Merícia
- Competências especializadas em enfermagem à pessoa em situação crítica: a particularidade dos distúrbios do ritmo e condução cardíacaPublication . Silva, Paulo; Bettencourt, MeríciaO presente relatório foi desenvolvido no âmbito do V Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, ramo da Enfermagem à Pessoa em Situação Crítica e/ou Falência Orgânica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, decorrido no ano letivo 2021/2022, sendo que a sua apresentação e discussão pública visam a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Expõe o percurso de aprendizagem ao longo do Mestrado, focando-se na realização de três ensinos clínicos: ECI – Serviço de Urgência Polivalente do Hospital Santa Maria, ECII – Serviço de Medicina Intensivo do Hospital Dr. Nélio Mendonça e ECIII, de carácter opcional, na Unidade de Hemodinâmica, Unidade de Tratamentos Intensivos Coronários e Unidade de Cuidados Intensivos Cardio-Torácicos do Hospital Dr. Nélio Mendonça, no sentido de aprofundar a abordagem à pessoa com distúrbios do ritmo e condução cardíaca. Este relatório tem como objetivo principal evidenciar o desenvolvimento e aquisição de competências comuns e específicas na prestação de cuidados à pessoa em situação crítica, bem como as competências esperadas para a obtenção do grau de Mestre. Esta evidência é realizada através da exposição, descrição e análise crítico-reflexiva acerca das atividades e oportunidades de aprendizagem vividas nos ensinos clínicos. Organiza-se em três principais capítulos, um primeiro onde é realizado um enquadramento à temática escolhida a aprofundar (os distúrbios do ritmo e condução cardíaca), um segundo capítulo onde é enfatizada a aquisição e desenvolvimento de competências especializadas em enfermagem, tanto comuns do enfermeiro especialista (Regulamento 140/2019) como específicas da pessoa em situação crítica (Regulamento 429/2018) e, por fim, um capítulo onde é descrito o desenvolvimento de competências de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica, previstas no Decreto-Lei 65/2018. Para a realização do presente relatório foi utilizada uma metodologia descritiva, analítica e reflexiva acerca das experiências vividas durante os ensinos clínicos, visando sempre o desenvolvimento das competências acima descritas.
- Competências especializadas na pessoa em situação crítica: Dos cuidados em situação de urgência à segurança do doente no bloco operatórioPublication . Jesus, Luís Márcio; Bettencourt, Merícia; Ornelas, Teresa
- Competências especializadas: Segurança dos cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica: da urgência ao perioperatórioPublication . Matos, Isilda; Bettencourt, MeríciaPerante as transformações sentidas na sociedade e considerando toda a evolução no âmbito da saúde, importa, enquanto profissional neste setor, investir na formação de forma a dar respostas qualificadas e competentes que contribuam para afirmar a competência da profissão de enfermagem. A segurança dos clientes assumiu grande relevância nos últimos anos. O processo de melhorar a segurança dos clientes é complexo e desafiante (Galvão, 2009). Enquanto enfermeira perioperatória entende-se a importância da segurança na prestação de cuidados de enfermagem, especialmente à pessoa em situação crítica. O cuidar da pessoa em situação crítica requer perícia, pelo que é esperado que o enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica seja detentor de um conjunto de competências específicas que lhe permita prestar um cuidado diferenciado, humanizado, contínuo e de qualidade, visando o pleno bem-estar do cliente. É nesta premissa que assenta o objetivo do relatório em epígrafe, orientado para a descrição e análise reflexiva do percurso realizado e da aquisição de competências comuns e específicas na área de especialidade e do mestrado em Enfermagem Medico- Cirúrgica. Tal descrição é relatada através das experiências vivenciadas nos três ensinos clínicos, Cuidado Intensivos, Serviço de Urgência e Bloco Operatório. Todo este processo culminou na mobilização de saberes especializados que servirão de orientação para uma prática consciente, ética, profissional e de qualidade, através de comportamentos exigidos a uma prática segura. A complexidade inerente aos contextos clínicos requer, cada vez mais, uma prática especializada que assente nas competências preconizadas para o enfermeiro especialista e mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica.
- Cuidado especializado à pessoa em situação crítica: Do contexto de urgência ao contexto de cuidados intensivos coronáriosPublication . Fernandes, Rubina; Bettencourt, MeríciaA essência da profissão de enfermagem é o cuidar. Um cuidar onde, não só são exigidos os conhecimentos técnicos e científicos, mas também os que nos capacitam para os cuidados relacionais, humanos e éticos. Com o propósito de ser e fazer melhor, procurando o aperfeiçoamento das minhas competências, bem como o desenvolvimento de conhecimentos científicos, técnicos, relacionais e éticos decidi ingressar no 2º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny. A elaboração deste relatório é o culminar de todas as experiências vividas, e tem como objetivo relatar as competências adquiridas e desenvolvidos ao longo dos dezoito meses de curso. Foi utilizada uma metodologia descritiva, crítico- reflexiva e fundamentada na evidência científica, realçando o caminho percorrido ao longo do estágio realizado em três contextos distintos, tendo como destaque a abordagem à pessoa em situação crítica. Neste relatório, são apresentadas, fundamentadas e discutidas as competências comuns do enfermeiro especialista desenvolvidas, relativas à responsabilidade profissional, ética e legal, à melhoria contínua da qualidade, à gestão dos cuidados e às aprendizagens profissionais. É, também, dada ênfase ao desenvolvimento das competências específicas no domínio do cuidado à pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica, das respostas em situações de catástrofe e na prevenção da infeção. Este percurso académico permitiu-me, igualmente, desenvolver as competências indicadas para o segundo ciclo do ensino superior, preconizadas pelo Processo de Bolonha. Estas concretizaram-se através da demonstração de conhecimentos e capacidade de compreensão em diferentes situações complexas e não familiares, pela análise crítico-reflexivo e a utilização de modelos de tomada de decisão. Desenvolvi, igualmente, a capacidade de comunicação, expondo o resultado da pesquisa para fundamentar o projeto de autoformação. A elaboração deste projeto e o seu relatório contribuíram para a minha autonomização no delinear da minha formação atual e futura. A construção de uma identidade pessoal e profissional mais sólida, assente em competências técnicas, cientificas, relacionais, humanas e éticas, altamente diferenciadas, proporcionar-me-ão maior segurança nos cuidados e respostas cabais às pessoas ao meu cuidado.
- Cuidados especializados à pessoa em situação crítica: das situações de urgência aos cuidados intensivos coronáriosPublication . Teixeira, Gisela; Bettencourt, MeríciaA função do enfermeiro na equipa multidisciplinar é imprescindível, sendo o profissional de saúde que acompanha o doente desde o acolhimento até após a alta. Em contextos em que o doente crítico é uma realidade diária, espera-se que cada enfermeiro mobilize conhecimentos e habilidades múltiplas para responder em tempo útil e de forma holística às necessidades e problema dos doentes e suas famílias, detetando precocemente situações potencialmente críticas e que carecem de uma intervenção rápida para o melhor prognóstico possível. O desenvolvimento deste relatório surge no âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem S. José de Cluny, sendo que a sua execução servirá para dar visibilidade ao percurso efetuado, através do relato do processo de aquisição das competências comuns e específicas nos estágios efetuados, adicionadas às competências desenvolvidas no exercício da minha atividade profissional, também ela em contexto de atendimento ao doente crítico. Portanto, o seu objetivo principal é evidenciar o processo de desenvolvimento de competências do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-cirúrgica. A metodologia utilizada foi a descritiva, analítica e reflexiva, estabelecendo um paralelo entre as atividades realizadas e competências desenvolvidas. Concluindo, o objetivo foi alcançado, no sentido de que hoje as competências de especialista e mestre em Enfermagem Médico-cirúrgica são por mim assumidas e fazem parte do meu pensar e agir como enfermeira. Ser enfermeira promotora de cuidados especializados, conduz não só à evolução de cada profissional, mas também a cuidados de excelência, como têm direito os doentes e as suas famílias, e reforça a nossa importância e o nosso lugar na equipa de saúde.
- Cuidados especializados ao doente crítico desde o ambiente urgente ao ambiente cirúrgicoPublication . Gouveia, Cláudia Patrícia; Bettencourt, Merícia; Ornelas, TeresaO presente relatório de estágio foi elaborado no âmbito do 1º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, cujo tema selecionado foi: “Cuidados especializados ao Doente Crítico desde o ambiente urgente ao ambiente cirúrgico.” Traça a aquisição e aprofundamento de conhecimentos e competências para cuidados de Enfermagem ao doente adulto e idoso que vivencia processos de saúde/doença crítica e em falência orgânica passível de risco de vida, na área de Enfermagem Médico-Cirúrgica. Este relatório mostra o desenvolvimento das competências comuns e específicas do especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica nos diferentes contextos de estágio, nomeadamente nos serviços de Urgência e Cuidados Intensivos, do Hospital Dr. Nélio Mendonça no Funchal e no serviço de Bloco Operatório de Urgência, do Hospital São João no Porto, através de uma reflexão crítica sobre as atividades efetuadas, considerando as implicações éticas, legais e sociais. As competências desenvolvidas versam as competências comuns e específicas do enfermeiro especialista em pessoa em situação crítica, focando a vertente humana dos cuidados, sendo esta a temática enaltecida no decurso do ensino clínico, que aliada à vertente técnica constituem a base de um processo de recuperação, da pessoa cuidada, que se pretende absoluto e eficaz. A combinação dos conhecimentos com as experiências vividas evidencia a obtenção de competências na área de especialização de enfermagem em pessoa em situação crítica, proporcionando autonomia e segurança, no desempenho profissional, perante situações de urgência/emergência.
- Cuidados integrais à pessoa em situação crítica : dos cuidados emergentes aos cuidados ao doente submetido a cirurgia cardíacaPublication . Ponte, Carla; Bettencourt, MeríciaEm contexto do 1º Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny, sistematiza-se, no presente relatório, todo o processo desenvolvido para a aquisição das Competências Comuns e Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica. A pessoa em situação crítica e/ou falência orgânica constituí o foco do cuidar do enfermeiro especialista em enfermagem médico-cirúrgica. A transição, a passagem, a mudança de um estado estável para outro estado instável na dicotomia do processo saúde-doença infligem, na pessoa e na família, sentimentos de dor, medo, ansiedade, desespero, dúvidas, para além das múltiplas disfunções dos órgãos e sistemas. Estes sentimentos e disfunções traduzem-se em focos de atenção do enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica em prol da prestação de um cuidado humanizado, digno e promotor da recuperação do doente. Perante os focos de atenção, o enfermeiro especialista direciona e fundamenta a sua intervenção assente nos princípios éticos e deontológicos que orientam a profissão em busca de uma transição saudável. Este relatório pretende descrever o processo evolutivo de aquisição de competências, através de uma prática baseada na evidência e na sequência das experiências vivenciadas nos contextos de estágio do Hospital Dr. Nélio Mendonça (serviços de urgência e medicina intensiva) e do Hospital Royal Brompton do Reino Unido (serviço de medicina intensiva de cirurgia cardiotorácica), no cuidado à pessoa em situação crítica. Os cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica são cuidados altamente qualificados prestados de forma contínua à pessoa com uma ou mais funções vitais em risco imediato. O desenvolvimento das competências específicas do enfermeiro especialista culminaram no desenvolvimento de um saber competente, altruísta, dinâmico e incisivo na promoção de uma prática competente capaz de prever e detetar precocemente complicações, de assegurar uma intervenção precisa, concreta, eficiente e em tempo útil, perante cenários de doença critica e /ou em situações de emergência multivítima. A análise crítica do desenvolvimento experienciado, permitiu iniciar um projeto de intervenção na área da dor, da pessoa internada na unidade de cirurgia cardiotorácica do hospital Royal Brompton NHS.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »