Browsing by Issue Date, starting with "2018-06-15"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Cuidado especializado à pessoa em situação crítica: Do contexto de urgência ao contexto de cuidados intensivos coronáriosPublication . Fernandes, Rubina; Bettencourt, MeríciaA essência da profissão de enfermagem é o cuidar. Um cuidar onde, não só são exigidos os conhecimentos técnicos e científicos, mas também os que nos capacitam para os cuidados relacionais, humanos e éticos. Com o propósito de ser e fazer melhor, procurando o aperfeiçoamento das minhas competências, bem como o desenvolvimento de conhecimentos científicos, técnicos, relacionais e éticos decidi ingressar no 2º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica da Escola Superior de Enfermagem São José de Cluny. A elaboração deste relatório é o culminar de todas as experiências vividas, e tem como objetivo relatar as competências adquiridas e desenvolvidos ao longo dos dezoito meses de curso. Foi utilizada uma metodologia descritiva, crítico- reflexiva e fundamentada na evidência científica, realçando o caminho percorrido ao longo do estágio realizado em três contextos distintos, tendo como destaque a abordagem à pessoa em situação crítica. Neste relatório, são apresentadas, fundamentadas e discutidas as competências comuns do enfermeiro especialista desenvolvidas, relativas à responsabilidade profissional, ética e legal, à melhoria contínua da qualidade, à gestão dos cuidados e às aprendizagens profissionais. É, também, dada ênfase ao desenvolvimento das competências específicas no domínio do cuidado à pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica, das respostas em situações de catástrofe e na prevenção da infeção. Este percurso académico permitiu-me, igualmente, desenvolver as competências indicadas para o segundo ciclo do ensino superior, preconizadas pelo Processo de Bolonha. Estas concretizaram-se através da demonstração de conhecimentos e capacidade de compreensão em diferentes situações complexas e não familiares, pela análise crítico-reflexivo e a utilização de modelos de tomada de decisão. Desenvolvi, igualmente, a capacidade de comunicação, expondo o resultado da pesquisa para fundamentar o projeto de autoformação. A elaboração deste projeto e o seu relatório contribuíram para a minha autonomização no delinear da minha formação atual e futura. A construção de uma identidade pessoal e profissional mais sólida, assente em competências técnicas, cientificas, relacionais, humanas e éticas, altamente diferenciadas, proporcionar-me-ão maior segurança nos cuidados e respostas cabais às pessoas ao meu cuidado.
- Desenvolvimento de competências especializadas na abordagem à pessoa em situação emergentePublication . Abreu, Lara; Pimenta, NoéliaO presente relatório foi inserido no âmbito do 2º Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, da Escola Superior de Enfermagem de São José de Cluny, no ano letivo 2016/2018 e a sua apresentação e discussão pública visam a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Este relatório expõe o trabalho desenvolvido ao longo do Curso de Mestrado, nas três práticas clínicas, estágio I - Serviço de Urgência do Hospital Dr. Nélio Mendonça e o Serviço de Emergência Médica Regional, estágio II - Serviço de Medicina Intensiva do Hospital Dr. Nélio Mendonça, estágio III, de carácter opcional, selecionei o Serviço de Urgência do Hospital Universitário de Santa Maria e o Instituto Nacional de Emergência Médica de modo a colmatar a minha necessidade de aprofundar a abordagem ao cliente emergente do pré ao intra-hospitalar, com enfoque na vertente traumática e médica. Os objetivos deste relatório foram: evidenciar as competências comuns e as específicas adquiridas e desenvolvidas na prestação de cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica, assim como as competências de Mestre através da descrição e análise crítico-reflexiva das experiências vivenciadas nas práticas clínicas, visando a obtenção do grau de Mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica. Este relatório foi organizado em três capítulos, enfatizando a aquisição e o desenvolvimento de competências comuns do enfermeiro especialista, nos seus quatro domínios: desenvolvimento das aprendizagens profissionais; responsabilidade profissional, ética e legal; melhoria contínua da qualidade e a gestão dos cuidados (Regulamento nº 122/2011); as competências específicas da pessoa em situação crítica: cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica; dinamizar a resposta a situações de catástrofe ou emergência multivítimas e atuar na prevenção e controlo da infeção perante a pessoa em situação crítica (Regulamento nº 124/2011), rumo à aquisição das competências de Mestre de Enfermagem Médico-Cirúrgica, previsto no Regulamento n.º 658/2016. A metodologia utilizada para a realização deste relatório foi descritiva, analítica e reflexiva, pois permitiu-me narrar e descrever objetivamente as experiências vividas, as situações-problema encontradas, as soluções propostas e as dificuldades sentidas durante a realização das práticas clínicas.
- Das competências especializadas à pessoa em situação crítica à intervenção em suporte básico de vida nas escolas do 1º cicloPublication . Pestana, Nicolau; Pimenta, NoéliaO presente relatório de estágio surge no âmbito do 2º Curso de Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica promovido pela ESESJC, no referente ano letivo 2016-2018 e a sua apresentação e discussão pública visa a obtenção do grau de Mestre. Com este trabalho pretendo evidenciar as competências adquiridas e desenvolvidas durante o meu percurso profissional e no âmbito do Mestrado em Enfermagem Médico-Cirúrgica, através de uma análise crítico-reflexiva, integrando-as com o preconizado pela ordem dos enfermeiros para as competências do EEEMC. No que concerne ao meu percurso profissional, exercendo sempre em serviços de urgência, percorri um trajeto de desenvolvimento de competências direcionadas para o cuidar a pessoa em situação crítica. Esta experiência, aliada às formações avançadas que frequentei, coadunam-se com a perspetiva de Tojal (2011) quando refere que o conhecimento proveniente da prática, confrontado com o conhecimento proveniente da formação, contribui para o aumento das competências do enfermeiro. As práticas clínicas realizadas durante o CPLEMC - Cuidados Intensivos e Opção - realizado em contexto intra-hospitalar e pré-hospitalar (creditados pelo CTC) permitiram o desenvolvimento de competências para cuidar da pessoa a vivenciar processos complexos de doença crítica, conhecer os sistemas de resposta a situações de catástrofe e maximizar a intervenção na prevenção e controlo da infeção. No estágio de Opção, integrado neste Mestrado, desenvolvi um projeto de auto formação/intervenção intitulado “O suporte básico de vida nas escolas do 1º ciclo do Concelho de São Vicente: Lançando uma semente, traçando um futuro”, o qual contribuiu para promover a literacia em saúde, especificamente na área do SBV. Em súmula, realço que com a minha experiência profissional ao longo da vida e com os estágios realizados no âmbito do CPLEMC e CMEMC, adquiri e desenvolvi um conjunto de competências que se coadunam com as competências de 2º ciclo: a capacidade de resolução de problemas complexos, integrando e aplicando conhecimentos, e refletindo sobre as implicações e responsabilidades éticas e sociais; a comunicação de conhecimentos e raciocínios de forma clara e objetiva, quer a especialistas e/ou não especialistas e competências para uma aprendizagem ao longo da vida de modo auto-orientado.
- Relatório de estágio Cuidar da pessoa em situação crítica com status neurológico comprometidoPublication . Barreto, Licínia; Santos, Maria LuísaÉ cientificamente relevante que os enfermeiros que prestam cuidados à pessoa em situação crítica com status neurológico comprometido, adotem intervenções preventivas de hipertensão intracraniana, promotoras de oxigenação e perfusão cerebral e consequentemente impulsionadoras de um melhor outcome neurológico. Acreditamos e advogamos a existência de um guia orientador de boas práticas dos cuidados de Enfermagem como forma de uniformizar procedimentos e impulsionar mudanças qualitativas a nível profissional, organizacional e das políticas de cuidados. O guia desenvolvido teve como principais objetivos contribuir para a melhoria da qualidade dos cuidados de Enfermagem e uniformizar as intervenções de Enfermagem à pessoa em situação crítica com status neurológico comprometido cuidada no Bloco Operatório (BO), no Serviço de Medicina Intensiva (SMI) e no Serviço de Urgência (SU) do Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira (SESARAM, E.P.E). Foi elaborado segundo as recomendações da Ordem dos Enfermeiros, sendo constituído pelas diferentes partes: fundamentação, plano de cuidados tipo & algoritmo de atuação, operacionalização das práticas, equipamento clínico de apoio às intervenções de Enfermagem e a questão de investigação. A fim de enriquecer, adequar e validar a síntese teórica, este foi submetido à apreciação por um painel de 15 peritos, enfermeiros especialistas em Enfermagem Médico-Cirúrgica. No que concerne à pertinência das orientações do guia, estas foram avaliadas maioritariamente entre pertinente a muito pertinente. Da análise dos resultados, depreende-se que o guia constitui um suporte: à decisão da prescrição de Enfermagem; à orientação do algoritmo de prevenção e controlo de hipertensão intracraniana; à organização do equipamento clínico necessário à otimização do estado fisiológico; e à compreensão da complexidade do status neurológico do doente no seu todo. Acreditamos que o trabalho técnico-científico e organizacional que envolveu a elaboração deste guia mobilizou e impulsionou mudanças qualitativas que farão diferença a nível do cuidar da pessoa em situação crítica com status neurológico comprometido num futuro próximo.
- O poder dos Influenciadores Digitais de Moda: o olhar do consumidor sobre ações influenciadoras remuneradas e orgânicasPublication . Santos, Maria Jorge Simões Gueifão dos; Morais, JoãoRESUMO: Com o desenvolvimento da Internet várias alterações significativas se verificaram no sistema de moda e, consequentemente, na comunicação entre marcas e consumidores. A geração que acompanhou a fase de maior desenvolvimento dos social media desenvolveu uma habilidade para expressar opiniões e de captar a atenção da sua audiência que permaneceu até hoje. Surgiram assim os líderes de opinião nos social media, mais conhecidos por influenciadores digitais de moda. São estes líderes que dirigem a evolução dos transmissores de conteúdos de moda, passando de jornalistas e editores de moda nos canais tradicionais para Bloggers, Instagrammers, Youtubers, entre outros, nos canais digitais. Estes influenciadores provocaram alterações significativas na forma como a moda é relatada, revelando-se um notável recurso de comunicação para as marcas de moda pela sua capacidade de influenciar e de alcançar os consumidores através da comunicação eWOM. As marcas de moda resolvem então seguir novas abordagens, como o marketing de influência, servindo-se dos líderes de opinião para difundirem as suas mensagens e promoverem os seus produtos em troca de retribuições. Os influenciadores partilham conteúdos em que se mostram sempre dentro das tendências e isso fomenta nos seus seguidores a vontade de adquirir os produtos e conduz as vendas de marcas de moda. Esta dissertação pretende compreender os intervenientes atuais no sistema de moda, as caraterísticas da geração digital, a prática de Marketing de Influência como estratégia das marcas, a opinião dos consumidores acerca de influenciadores digitais de moda remunerados e não remunerados e, fundamentalmente, o efeito dos influenciadores digitais de moda na formação de opinião dos consumidores segundo a condição de serem remunerados ou não.
- Qualidade e Conveniência do Serviço Online: Impacto na Satisfação e Fidelização do ConsumidorPublication . Filipe Barbosa Garcês, André; Paula Moreira Monteiro, AlbertinaAs plataformas de venda online constituem atualmente uma poderosa ferramenta através da qual as organizações oferecem uma diversidade de produtos e serviços aos consumidores. A utilização da internet para realizar compras tem vindo a aumentar, havendo a necessidade de cumprir determinados critérios de qualidade. Este estudo tem como objetivo avaliar a qualidade dos serviços prestados aos consumidores pelas plataformas business-to-consumer (B2C), através de cinco dimensões (fiabilidade, tangibilidade, capacidade de resposta, segurança e empatia), assim como a influência das dimensões de qualidade e conveniência dos serviços na satisfação e fidelização do consumidor. Com base numa amostra de 174 consumidores, é possível concluir que os serviços prestados online pelas plataformas de e-commerce são percebidos com qualidade nas dimensões tangibilidade e fiabilidade. Este estudo revela ainda que a tangibilidade e a conveniência têm impacto significativo e positivo na satisfação e na fidelização dos consumidores. Este estudo é importante para os gestores de comércio eletrónico na medida em que pode ajudar a identificar as funcionalidades que no website merecem ser melhoradas e as que têm impacto na satisfação e fidelização do consumidor.
- Contributos da perceção da doença e regulação emocional para a qualidade de vida em doentes renaisPublication . Mendes, Maria de Fátima; Santos, Maria JoãoA insuficiência renal crónica, diagnóstico e tratamento, os doentes renais em processo dialítico, apresentam problemas emocionais e psicológicos significativos, que podem ter um impacto negativo considerável na saúde física e emocional, refletindo-se na qualidade de vida. Assim sendo, o presente estudo pretende (1) Caracterizar as dimensões da perceção da doença, qualidade de vida percebida, qualidade de vida de doentes renais (específica) e dificuldades de regulação emocional numa amostra de doentes com insuficiência renal crónica. (2) Analisar se a perceção da doença, as dimensões específicas da qualidade de vida dos doentes renais e as dificuldades de regulação emocional são preditores significativos da qualidade de vida dos doentes com insuficiência renal crónica em diálise. Trata-se de um estudo com metodologia transversal, em que 180 participantes de ambos os sexos com idades compreendidas entre os 20 e os 60 anos, completaram um inquérito divulgado através das redes sociais. Os resultados do nosso estudo sobre a perceção de doença, sugerem que os doentes renais apresentam uma crença fraca no controlo da doença através do tratamento, descreve uma perceção de cronicidade da doença, com consequências graves, baixa compreensão e pouco controlo pessoal. Apesar destes resultados, a perceção de doença não se revela significativamente como preditor de qualidade de vida. O mesmo se verifica na regulação emocional, apesar dos nossos resultados apresentarem níveis moderados de dificuldades de regulação emocional, não se revelaram preditores significativos da qualidade de vida percebida.
- A influência do conhecimento, crenças sobre a medicação e literacia no auto-cuidado de diabéticos tipo IIPublication . Fernandes, João; Neto, DavidA diabetes é uma doença crónica que afecta milhões de pessoas em todo o mundo sendo caracterizada pelo excesso de glicose no sangue. A Diabetes Mellitus Tipo 2, tem como causa principal para o seu desenvolvimento os maus hábitos alimentares e hábitos sedentários, podendo existir uma predisposição genética para o seu desenvolvimento. Participaram neste estudo 127 pessoas, de ambos os sexos, diagnosticadas com Diabetes Mellitus Tipo 2, que são seguidas na consulta de diabetologia de três unidades de saúde familiares do ACES Almada – Seixal. As três hipóteses colocadas para o estudo focam de que forma, o conhecimento e a literacia influenciam a manutenção de estilos vida saudáveis, como as crenças sobre a medicação e o conhecimento influenciam adesão terapêutica e se existem diferenças no conhecimento de participantes com familiares directos de participantes em familiares directos com diabetes. Os resultados apontam para que um bom conhecimento sobre a diabetes pode influenciar a manutenção de estilos de vida saudáveis. Em relação a adesão terapêutica, os resultados sugerem que as crenças sobre a medicação sejam preditor para uma boa adesão. A terceira hipótese estudada não apresenta diferenças significativas entre pessoas que tenham ou não tenham familiares com diabetes. Estes resultados apontam que existe uma boa adesão terapêutica por parte das pessoas com diabetes mas que a nível dos estilos de vida existam algumas lacunas a ser colmatadas, de forma a melhorar o auto-cuidado das pessoas com diabetes.
- Relatório de Estágio Curricular - Randstad Recursos Humanos, Empresa de Trabalho Temporário, S.A.Publication . Jesus, HélderO presente relatório é apresentado no âmbito do estágio curricular integrante na Licenciatura de Gestão de Empresas, realizado na Delegação do Funchal da empresa Randstad Recursos Humanos, Empresa de Trabalho Temporário, S.A. A Randstad está presente em Portugal aproximadamente desde o ano 2000, sendo líder no mercado dos recursos humanos, dispondo de diversas áreas de negócio. A empresa assume um grande interesse em valorizar as pessoas com quem trabalha, estando constantemente preocupada em moldar o mundo do trabalho, podendo contribuir para o “avanço humano”. Nesse sentido, possibilitou ao estagiário a realização de diversas atividades, que incidiram fundamentalmente nas funções de atendimento ao público e recrutamento e seleção. As funções administrativas e aquelas que foram realizadas no âmbito da entrada em vigor do Regulamento Geral de Proteção de Dados contribuíram de igual forma para a concretização do estágio curricular. A gestão de recursos humanos é o núcleo da atuação desta organização, pelo que as funções desempenhadas assumem um importante complemento prático da gestão empresarial.
- Bose-Einstein correlations in $pp, p\mathrm{Pb}$, and PbPb collisions at $\sqrt{{s}_{NN}}=0.9-7$ TeVPublication . CMS collaboration (2237 authors); Nayak, Aruna; Bargassa, Pedrame; Beirão Da Cruz E Silva, Cristóvão; Calpas, Betty; Di Francesco, Agostino; Faccioli, Pietro; Gallinaro, Michele; Hollar, Jonathan; Leonardo, Nuno; Lloret Iglesias, Lara; Seixas, Joao; Toldaiev, Oleksii; Vadruccio, Daniele; Varela, Joao; Vischia, Pietro; David Tinoco Mendes, Andre; Silva, Pedro; Musella, PasqualeQuantum-statistical (Bose-Einstein) two-particle correlations are measured in pp collisions at s=0.9, 2.76, and 7 TeV, as well as in pPb and peripheral PbPb collisions at nucleon-nucleon center-of-mass energies of 5.02 and 2.76 TeV, respectively, using the CMS detector at the Large Hadron Collider. Separate analyses are performed for same-sign unidentified charged particles as well as for same-sign pions and kaons identified via their energy loss in the silicon tracker. The characteristics of the one-, two-, and three-dimensional correlation functions are studied as functions of the pair average transverse momentum (kT) and the charged-particle multiplicity in the event. For all systems, the extracted correlation radii steadily increase with the event multiplicity, and decrease with increasing kT. The radii are in the range 1–5 fm, the largest values corresponding to very high multiplicity pPb interactions and to peripheral PbPb collisions with multiplicities similar to those seen in pPb data. It is also observed that the dependencies of the radii on multiplicity and kT largely factorize. At the same multiplicity, the radii are relatively independent of the colliding system and center-of-mass energy.