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RESUMO: Com o desenvolvimento da Internet várias alterações significativas se verificaram no sistema de moda e, consequentemente, na comunicação entre marcas e consumidores. A geração que acompanhou a fase de maior desenvolvimento dos social media desenvolveu uma habilidade para expressar opiniões e de captar a atenção da sua audiência que permaneceu até hoje. Surgiram assim os líderes de opinião nos social media, mais conhecidos por influenciadores digitais de moda. São estes líderes que dirigem a evolução dos transmissores de conteúdos de moda, passando de jornalistas e editores de moda nos canais tradicionais para Bloggers, Instagrammers, Youtubers, entre outros, nos canais digitais.
Estes influenciadores provocaram alterações significativas na forma como a moda é relatada, revelando-se um notável recurso de comunicação para as marcas de moda pela sua capacidade de influenciar e de alcançar os consumidores através da comunicação eWOM. As marcas de moda resolvem então seguir novas abordagens, como o marketing de influência, servindo-se dos líderes de opinião para difundirem as suas mensagens e promoverem os seus produtos em troca de retribuições. Os influenciadores partilham conteúdos em que se mostram sempre dentro das tendências e isso fomenta nos seus seguidores a vontade de adquirir os produtos e conduz as vendas de marcas de moda.
Esta dissertação pretende compreender os intervenientes atuais no sistema de moda, as caraterísticas da geração digital, a prática de Marketing de Influência como estratégia das marcas, a opinião dos consumidores acerca de influenciadores digitais de moda remunerados e não remunerados e, fundamentalmente, o efeito dos influenciadores digitais de moda na formação de opinião dos consumidores segundo a condição de serem remunerados ou não.
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Keywords
Moda Geração digital eWOM Marketing de influência Influenciadores digitais