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- Educação Escolar Quilombola no Município de Oriximiná – Pará - BrasilPublication . Siqueira, Francelina DuarteEste estudo objetivou identificar a realidade das escolas quilombolas da região do rio Erepecurú e Alto Trombeta II com a publicação da Lei 10.639/3- que torna obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e africana nas redes públicas e a Resolução CNE 08/2012 – Diretrizes Curriculares Quilombola, para tanto, foi utilizado como método para coleta de dados a pesquisa de campo através de questionários abertos e fechados aplicados aos gestores, professores, alunos e comunitários para verificar a opinião sobre a Educação Escolar Quilombola. A partir da análise de dados foi possível perceber que a Educação escolar quilombola aos poucos está se adequando conforme a legislação, pois os gestores e professores na sua maioria são oriundos de comunidades quilombolas e estão recebendo formação continuada para a EEQ, os alunos percebem através das práticas educativas os saberes locais inseridos nos conteúdos em sala de aula e os comunitários partilhando seus conhecimentos através da oralidade, músicas e danças mediando seus saberes aos alunos e assim mantendo a memória da comunidade viva e valorizando os costumes e cultura local. As comunidades quilombolas receberam melhorias nos prédios escolares, mas vale ressaltar que ainda falta reparos e adequação conforme previsto nas leis, quanto a merenda as escolas já recebem uma merenda diferenciada, mas também precisando adaptar a culinária local, falta mais apoio dos órgãos educacionais nas elaborações de resoluções e pareceres municipais especificas para atender as necessidades locais. Enfim, por meio de todo o estudo realizado e das sugestões apresentadas foi possível confirmar de que as políticas públicas devem se concretizar de fato no chão da escola. A criação de espaço da formação continuada seria oportuna para o enriquecimento, a valorização e compreensão da educação escolar quilombola, em que os saberes e os fazeres dos docentes se orientem pelas legislações e orientações curriculares para essa modalidade de ensino.
- Gestão democrática: reflexões e desafios na escola municipal da cidade de Grajaú - Maranhão - BrasilPublication . Dias, Leila Gomes CarvalhoRefletimos sobre a Gestão democrática orientada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB 9394/1996) de 20 de dezembro de 1996 a qual orienta para o estabelecimento nas escolas de educação básica da gestão democrática e participativa, orientação oriunda da Constituição Brasileira de 1988 a qual determina que a educação nacional tenha por premissa gestão democrática escolar. Tal regulamentação não foi até os dias atuais colocada em prática na sua totalidade nas escolas do Brasil principalmente nas escolas da rede municipal do interior do país as quais carecem de um atendimento mais pontual para compreensão do seja a gestão democrática posta nos documentos legais da educação. Essa problemática nos orientou e sensibilizou para a escola do objeto de investigação em duas escolas de educação básica da rede municipal de Grajaú-Maranhão/Brasil as quais ainda estão em processo de implantação da gestão democrática em conformidade com as orientações dos órgãos legais da educação. A metodologia adotada no estudo investigativo foi a pesquisa qualitativa com ênfase no estudo de casos para os quais nos orientamos com autores nacionais e internacionais especializados em metodologia da pesquisa, utilizando para tanto inquéritos por questionário e observação direta nas escolas lugares da investigação. Concluímos que muitos são os desafios que as escolas investigadas enfrentam para alcançarem uma gestão escolar democrática pois até este momento ainda possuem um conhecimento eivado de contradições do que seja a gestão democrática escolar e que, portanto, carecem de orientações especificas para que seus sujeitos escolares possam compreender os princípios e os condicionantes internos e externos que contribuem para a gestão democrática escolar.
- Literatura Infantil: Uma Análise nos Anos Iniciais das Escolas Públicas do Ensino Fundamental do Município de Oriximiná, no Oeste do Estado do Pará/BrasilPublication . Souza, Neila Gato deA presente dissertação de mestrado pretende fazer uma análise da literatura infantil nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental das Escolas Públicas do Munícipio de Oriximiná, Estado do Pará, na região Norte do Brasil. Os objetivos foram identificar aspectos relevantes que comprovem a importância da Literatura Infantil para o desenvolvimento da leitura e escrita das crianças nos anos iniciais; analisar os procedimentos adotados pelos docentes para a prática de aulas direcionadas ao ensino da literatura infantil; evidenciar como a literatura pode contribuir não só para o desenvolvimento da leitura, como da escrita; apontar alternativas metodológicas para o desenvolvimento e incentivo da leitura durante a infância. O estudo se fundamentou nos conhecimentos de vários teóricos sobre o tema em discussão. O estudo empírico baseia-se na metodologia qualitativa, com recurso ao método de inquérito por questionário, este contendo somente questões fechadas e aplicadas aos docentes de quatro escolas públicas. Utilizou-se, também, a estratégia de entrevista com os gestores, coordenadores pedagógicos e responsáveis pelas bibliotecas e projetos de incentivo a leitura. As quatro escolas e seus profissionais foram identificados por nomes fictícios, nomes literários. Os resultados alcançados através dos questionários foram satisfatórios para concretização do estudo. As informações obtidas nas quatro escolas com a maior e menor pontuação do IDEB comprovam que a literatura infantil nos anos iniciais está sendo trabalhada pelos docentes na sala de aula através da leitura e contação de histórias, incentivando a pratica da leitura. Mas suas bibliotecas, ou salas de leituras precisam ser melhoradas e seus acervos literários atualizados. Das quatro escolas que serviram como fonte deste estudo apenas uma tem a sua Biblioteca funcionando todos os dias com leitura e empréstimos de livros, todos os seus docentes incentivam diariamente as crianças a lerem, contribuindo no precesso de ensino e aprendizagem de seus discentes, servindo de exemplo e modelo para as demais escolas do município de Oriximiná.
- Modelo de Gestão para elevar a Qualidade de Ensino na Microrregião do Médio Mearim no Estado do Maranhão - BrasilPublication . Maia, Kariádine de Maria Nascimento PechêcoAs discussões a respeito da gestão nas escolas do Brasil são demarcadas, pelo ponto de vista presentes nas correntes teóricas que variam na organização empresarial e instituições escolares, onde os procedimentos adotados de ambas, devem está em constante melhorias e adaptações. Se de fato um grupo de estudiosos buscam defender que os procedimentos gerenciais/administrativos a serem empregados na escola, são os mesmos na empresa. Essa linha de teóricos, mostram que as dificuldades existentes na escola são resultantes da administração, ou seja, da má utilização ou de nenhum conhecimento das teorias e técnicas administrativa e ferramentas gerenciais, deixando, assim, que seus principais fatores econômicos e sociais e, sobretudo, os aspectos das instituições educacionais. Outros concordam que a gestão escolar traz características que a diferencia da administração/gestão empresarial, devido suas particularidades do trabalho pedagógico e da instituição escolar (OLIVEIRA; MORAES; DOURADO, 2008). A missão fundamental da escola é ensinar, ou seja, gerar e transmitir conhecimento aos discentes preparando-os para a vida no contexto produtivo e pessoal. Na extensão da produtividade leva-lo a ser um jovem autônomo e competente, e no pessoal, um jovem solidário. Garantir que a escola alcance sua verdadeira missão é a tarefa mais difícil da gestão escolar. Porque, de um lado, nos deparamos com o gestor diante de um enorme contraste de público com os quais está em contato diariamente – professores, equipe gestora, estudantes, pais, comunidade, sindicato e parceiros, – e, por outro, obstáculos advindos dos recursos, de modo geral escassos, postos à serviços da escola e quais nem sempre terá autonomia para a aplicação. A liderança do gestor é, de fato é uma característica primordial, porém não basta ser isolado. Desta forma é fundamental pôr em suas mãos e equipe, um kit de ferramentas gerenciais - (modelo de gestão) que busquem gerir a escola de forma organizada. Garantindo que os objetivos e metas estejam todos ordenados e definidos claramente, em todos os níveis da organização, de modo que todos possam compreender com clareza suas atribuições e seus papeis e alcance dos resultados esperados, onde sejam medidos, avaliados e recompensados de forma motivacional. Para alguns autores o método de gerir a escola em pouco difere da empresa. Partindo para uma metodologia baseada na perspectiva qualitativa, foi realizado o estudo buscando entender a formação dos mecanismos da gestão escolar e sua eficácia, para então compreender quais as conexões que existem entre o desempenho escolar e a gestão que influencia diretamente nos resultados acadêmicos dos alunos dentro da unidade escolar. Baseado nesses argumentos, a pesquisa dissertativa buscou estudar unidades escolares que fogem dos padrões dentro do plano de resultado, mas que são iguais nos contextos. Deste modo o objetivo geral do projeto dissertativo é reconhecer qual o modelo de gestão escolar das instituições públicas da microrregião do médio Mearim que atingi bons resultados na sua aprendizagem dos alunos. Também foram pesquisadas onze escolas do ensino médio da Microrregião do Médio Mearim que tiveram as melhores e piores notas no IDEB do ano de 2017, no Maranhão – Brasil. A pesquisa aponta o modo de como essas escolas constituem a gestão escolar e métodos utilizados. O fato identificado é ausência de um modelo específico e constatado que as escolas não utilizam de forma concreta o modelo de gestão democrática, proposto pela lei das diretrizes básica, também foram encontradas ferramentas gerenciais de apoio, mas não uma determinação estratégica interna de melhoria. Deste modo, o autor, respaldado na pesquisa e no seu referencial apresentado, recomenda um modelo de gestão escolar e ferramentas de apoio.
- Gestão escolar: Construção do Projeto Político Pedagógico na Escola Municipal Dom Pedro II – Itaipava do Grajaú – Maranhão - BrasilPublication . Rodrigues, Andréia Sousa SilvaEste trabalho discutirá a construção de um projeto político-pedagógico da escola municipal Dom Pedro II, povoado Creolizinho, no município de Itaipava do Grajaú- Ma - Brasil, com objetivo principal de compreender todos os pormenores de sua elaboração até a fase prática dentro da comunidade escolar. Nele, nos propomos a analisar os desafios que as escolas enfrentam por não terem o PPP para norteá-las no desenvolvimento de sua prática educativa, a parceria e comprometimento das pessoas envolvidas como também a metodologia para que se possa envolver todos componentes responsáveis de um a forma dinâmica e produtiva, buscar sua legetimidade, uma vez que esta pressupõe uma gestão democrática, e no eixo temático da escola do campo, sobretudo uma gestão democrática que caracteriza o ambiente da pesquisa. Também é importante observar o envolvimento de família e escola, comunidade extraescolar e intraescolar e o interesse para que estes trabalhem nessa construção, a fim de que haja a representação da identidade cultural, conforme a realidade de cada sociedade, formando o cidadão que cada época pede, entendo que a escola age como um espaço de valorização das relações sociais e culturais dos sujeitos do campo e, mais que isso, pode funcionar como um núcleo articulador de desenvolvimento de políticas sociais de desenvolvimento local. A principal possibilidade de construção do Projeto Político Pedagógico passa pela relativa autonomia da escola, por sua capacidade de delinear sua própria identidade. Isso significa resgatar a escola como um espaço público, um espaço de debate, de diálogo, baseado na reflexão coletiva. Este trabalho proporcionou o acompanhamento da elaboração do PPP de uma escola, onde verificou-se como isto contribuiu para p aumento da particiação de toda a comunidade escolar. O processo é lento e com muitas dificuldades, como a não participação efetivas dos alunos por falta de comuniação ou dos professores por falta de tempo por terem que cumprir jornadas duplas ou triplas em salas de aula. Mas notou-se um progresso em relação ao primeiro dia que se foi a escola, quando sequer existia um PPP e pouquissimos agentes tinham conhecimento do que se tratava e ao último dia, em que o projeto estava pronto, porém com algumas dificuldades encontradas no caminho. Notou-se um aumento da participação, tanto dos alunos, familiares, funcionarios e professores no decorrer deste trabalho.
- Competências especializadas: Segurança dos cuidados de enfermagem à pessoa em situação crítica: da urgência ao perioperatórioPublication . Matos, Isilda; Bettencourt, MeríciaPerante as transformações sentidas na sociedade e considerando toda a evolução no âmbito da saúde, importa, enquanto profissional neste setor, investir na formação de forma a dar respostas qualificadas e competentes que contribuam para afirmar a competência da profissão de enfermagem. A segurança dos clientes assumiu grande relevância nos últimos anos. O processo de melhorar a segurança dos clientes é complexo e desafiante (Galvão, 2009). Enquanto enfermeira perioperatória entende-se a importância da segurança na prestação de cuidados de enfermagem, especialmente à pessoa em situação crítica. O cuidar da pessoa em situação crítica requer perícia, pelo que é esperado que o enfermeiro especialista em Enfermagem Médico-Cirúrgica seja detentor de um conjunto de competências específicas que lhe permita prestar um cuidado diferenciado, humanizado, contínuo e de qualidade, visando o pleno bem-estar do cliente. É nesta premissa que assenta o objetivo do relatório em epígrafe, orientado para a descrição e análise reflexiva do percurso realizado e da aquisição de competências comuns e específicas na área de especialidade e do mestrado em Enfermagem Medico- Cirúrgica. Tal descrição é relatada através das experiências vivenciadas nos três ensinos clínicos, Cuidado Intensivos, Serviço de Urgência e Bloco Operatório. Todo este processo culminou na mobilização de saberes especializados que servirão de orientação para uma prática consciente, ética, profissional e de qualidade, através de comportamentos exigidos a uma prática segura. A complexidade inerente aos contextos clínicos requer, cada vez mais, uma prática especializada que assente nas competências preconizadas para o enfermeiro especialista e mestre em Enfermagem Médico-Cirúrgica.
- EDUCAÇÃO INCLUSIVA: A Pratica Docente com Relação aos Alunos Deficientes das Escolas Públicas do Ensino Fundamental no Município de Oriximiná, no Oeste do Estado do Pará - BrasilPublication . Duarte, Luciane PereiraEsta dissertação tem como objetivo identificar quais a dificuldade na prática dos docentes perante sua pratica pedagógica para com os alunos deficientes inseridos nas salas de aulas regulares do ensino fundamental e EJA em três escolas da zona urbana do Munícipio de Oriximiná, Estado do Pará, na região Norte do Brasil. Os objetivos foram verificar as práticas pedagógica dos docentes perante o desenvolvimento do ensino aprendizado dos alunos deficiente incluso na escola, analisar o espaço escolar em que o aluno deficiente está inserido, investigar as dúvidas e anseios que os profissionais da educação possuem em relação sobre a inclusão. O estudo fundamentou-se nos conhecimentos de vários autores teóricos sobre o tema em discussão. O estudo empírico foi realizado com a metodologia qualitativa, a qual teve como recurso o questionário, no qual conteve somente questões fechadas e aplicadas aos docentes educacionais das escolas públicas. Também se utilizou, da observação no âmbito do espaço escolar. As escolas na qual foi realizada essa pesquisa foram identificados por nomes fictícios. Mediante os resultados alcançados através dos dados coletados foram satisfatórios para concretização desse estudo. Das escolas que serviram como fonte deste estudo nenhuma apresenta infraestrutura adequada para atender os alunos deficientes, com relação a formação adequada dos docentes para trabalhar com essa clientela ainda fica muito a desejar, pois são raros os professores que tem formação profissional na área, porém todas as três escolas tem em sua folha de matricula os alunos PDC e os direcionam da melhor forma possível para aprimorar seus conhecimentos no processo de ensino e aprendizagem de seus discentes.
- Respiratory function and muscular capacity in old adults: the AGA@4life projectPublication . Pedroso, Daniel Alexandre Dias; Pereira, Telmo; Conde, Jorge
- Equipa de Juvenis do Sporting Clube de PortugalPublication . Gonçalves da Silva Laires, Nuno Amaral; Pinheiro, Valter
- A análise das ações ofensivas e defensivas dos guarda redes no futebol de formaçãoPublication . Gonçalves dos Santos, João Miguel; Santos, Fernando