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Abstract(s)
Este trabalho discutirá a construção de um projeto político-pedagógico da escola municipal Dom Pedro II, povoado Creolizinho, no município de Itaipava do Grajaú- Ma - Brasil, com objetivo principal de compreender todos os pormenores de sua elaboração até a fase prática dentro da comunidade escolar. Nele, nos propomos a analisar os desafios que as escolas enfrentam por não terem o PPP para norteá-las no desenvolvimento de sua prática educativa, a parceria e comprometimento das pessoas envolvidas como também a metodologia para que se possa envolver todos componentes responsáveis de um a forma dinâmica e produtiva, buscar sua legetimidade, uma vez que esta pressupõe uma gestão democrática, e no eixo temático da escola do campo, sobretudo uma gestão democrática que caracteriza o ambiente da pesquisa. Também é importante observar o envolvimento de família e escola, comunidade extraescolar e intraescolar e o interesse para que estes trabalhem nessa construção, a fim de que haja a representação da identidade cultural, conforme a realidade de cada sociedade, formando o cidadão que cada época pede, entendo que a escola age como um espaço de valorização das relações sociais e culturais dos sujeitos do campo e, mais que isso, pode funcionar como um núcleo articulador de desenvolvimento de políticas sociais de desenvolvimento local. A principal possibilidade de construção do Projeto Político Pedagógico passa pela relativa autonomia da escola, por sua capacidade de delinear sua própria identidade. Isso significa resgatar a escola como um espaço público, um espaço de debate, de diálogo, baseado na reflexão coletiva. Este trabalho proporcionou o acompanhamento da elaboração do PPP de uma escola, onde verificou-se como isto contribuiu para p aumento da particiação de toda a comunidade escolar. O processo é lento e com muitas dificuldades, como a não participação efetivas dos alunos por falta de comuniação ou dos professores por falta de tempo por terem que cumprir jornadas duplas ou triplas em salas de aula. Mas notou-se um progresso em relação ao primeiro dia que se foi a escola, quando sequer existia um PPP e pouquissimos agentes tinham conhecimento do que se tratava e ao último dia, em que o projeto estava pronto, porém com algumas dificuldades encontradas no caminho. Notou-se um aumento da participação, tanto dos alunos, familiares, funcionarios e professores no decorrer deste trabalho.
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Keywords
gestão escolar qualidade da educação organização escolar