ISEC Lisboa - Mestrado em Gestão Autárquica
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISEC Lisboa - Mestrado em Gestão Autárquica by advisor "Louro, Paulo"
Now showing 1 - 7 of 7
Results Per Page
Sort Options
- Clima Laboral en la OrganizaciónPublication . Mosquera, Diana; Louro, PauloEl presente caso de estudio tiene como objetivo el análisis del clima Organizacional en el servicio nacional de Aprendizaje SENA, una institución con 60 años de tradición en Colombia y que según las encuestas ha demostrado ser una de las empresas más queridas por los colombianos debido a todos los programas que desarrolla en beneficio de la población. La hipótesis planteada para este proyecto investigativo es que mientras más favorable sea la percepción de los empleados frente a algunos factores configuradores del clima como el liderazgo, la participación, la comunicación, las condiciones de trabajo y la satisfacción en el puesto de trabajo, mayor es su sentido de pertenencia y deseo de permanencia en la organización Se Estudió el Clima Organizacional utilizando un cuestionario como instrumento, construido a partir de los modelos propuestos por Litwin y Stringer (1968) y Méndez (1980) para tal fin. Este proyecto es de tipo investigativo –comparativo ya que se pretende analizar el clima en dos sedes distintas de la organización SENA y sacar conclusiones sobre las posibles diferencias a encontrar en las mismas respecto de este tema. El instrumento para la medición del clima fue entregado a una muestra aleatoria de trabajadores de la entidad, sin discriminar su nivel jerárquico, tipo de contrato, edad, o antigüedad. Este estudio arrojó resultados favorables en cuanto al clima del SENA, que posibilita llegar a un resultado conclusivo pues los trabajadores han sido claros y sus percepciones han coincidió en muchas de las situaciones que se han planteado
- A contribuição do “e-Governo” na Administração Municipal de Cabinda.Publication . Zinga, João; Louro, PauloO presente trabalho tem como objectivo geral analisar à implementação do “e-Governo” na Administração Municipal de Cabinda, República de Angola com finalidade de promover a transparência e a confiança dos seus munícipes. As Tecnologias de Informação e Comunicação e a internet revolucionaram o Governo eletrónico e a modernização administrativa que originaram o aumento de transparência dos serviços da Administração Pública e um melhor controlo dos serviços prestados pela administração. O primeiro capítulo foi destacado pela Introdução, objectivo geral, objectivos específicos e pelas Problemáticas do trabalho. No segundo capítulo, abordamos o Enquadramento Teórico numa revisão da Administração Pública e da Finanças Públicas tendo uma ligação muito estreita, sendo que a “Administração Pública” que cai no domínio das Finanças Públicas e inclui: Administração Central, Administração Regional e Local; Administração da Segurança Social. Também foi desenvolvido o tópico principal do nosso tema com as reflexões sobre a transparência e governo eletrónico. Refletimos sobre a Transparência na Administração Pública; Portal de Transparência Municipal da DGAL em Portugal; A Corrupção por falta da Transparência; e-Governo ou Portal Virtual. Neste capítulo, adaptamos a realidade de Cabinda ao modelo do Índice de Transparência Municipal (ITM) de Portugal. No terceiro capítulo, realçamos a História Política de Angola; A Situação da Economia de Angola no apoio as autarquias locais; O Enquadramento das autarquias locais em Angola; O Enquadramento sobre a Modernização Administrativa Publica de Angola. No quarto capítulo, abordamos a metodologia com destaque na abordagem e design do Estudo; os Participantes e a forma de Recolha de Dados No quinto capítulo, analisamos os Dados do Inquérito por Questionário baseado no Perfil dos inquiridos; na Situação Atual da Administração do Município Cabinda; Portal virtual do Município de Cabinda para a promoção da transparência. Na gestão pública autárquica, a transparência é fundamental para a mudança de comportamentos, aumentando o poder dos eleitores e dando-lhes a possibilidade de se tornarem uma comunidade que verdadeiramente participa e controla.
- Fortalecimiento Y Apropiación de Práticas de Gobierno Abierto, Transferencia Y Apertura de Datos (Open Data)Publication . Castro, Luis; Louro, PauloO conceito clássico de democracia, juntamente com os atuais mecanismos de comunicação, está de acordo com a premissa de dar voz aos habitantes de uma nação. Realizando a contemplação da idéia de que a renovação do setor público através da tecnologia da informação é um triunfo da democracia participativa. Neste contexto, surge o conceito de transparência, que é chamado a ser um fator chave que concentra a idéia de que as relações públicas exigem uma troca de informações concisa e verdadeira, que é resumida em uma comunicação política transparente. O acima mencionado, sintetiza o que é atualmente um modelo que viaja o mundo de forma acelerada e que se chama Open Government. Conceitos e opiniões de extrema importância para enfrentar este projeto final de Mestrado em Gestão Municipal. Nesta ocasião, uma revisão documental é apresentada com a intenção de uma implementação futura em uma realidade específica: o governo da Magdalena. Para o efeito, a situação atual da referida entidade foi escolhida como objeto de análise qualitativa, utilizando como ferramenta a Lei de Transparência e Acesso à Informação Pública (1712 de 2014), identificando suas fraquezas e possíveis opções de melhoria.
- GOBIERNOS AUTÓNOMOSDESCENTRALIZADOS YSECTOR RURAL: ESTUDIODE CASO EN CHAMANAL,PARROQUIA LACONCEPCIÓN, CANTÓNMIRAPublication . Lara, Marcia Susana Chandi; Louro, PauloEste trabajo de investigación va enfocado a trazar una línea base, para que los pobladores de la comunidad Chamanal, perteneciente a la parroquia rural La Concepción, del Cantón Mira, provincia del Carchi, país Ecuador, aprovechen la fertilidad de sus tierras, sus conocimientos propios y el apoyo gubernamental a través de los GAD (Gobiernos Autónomos Descentralizados), para obtener cultivos óptimos, que sean autosustentables y a la vez, les genere rentabilidad para el progreso propio y comunal. En Ecuador, con la ley de Descentralización, se estableció claramente las funciones y atribuciones de cada uno de los gobiernos autónomos descentralizados, es así que existen, GAD Regionales, GAD Provinciales, GAD Cantonales, GAD Parroquiales, Regímenes especiales, GAD de Distritos Metropolitanos, Circunscripciones territoriales de comunas, comunidades, pueblos y nacionalidades indígenas, afro ecuatorianas y montubias. El gobierno municipal del Cantón Mira, cuenta con un departamento de planificación que brinda la asesoría en temas agrícolas, pese a no ser su competencia directa, ya que estos temas se debe canalizar a través de las juntas parroquiales como gobiernos autónomos descentralizados en concordancia con el Ministerio de Agricultura, Ganadería, Acuacultura y Pesca (MAGAP) sin embargo, uno de los requisitos para que el municipio destine los recursos necesarios para el desarrollo de cualquier proyecto productivo, es que los comuneros se asocien legalmente, es decir buscan generar la cultura de asociatividad en el pueblo afro y mestizo que en su mayoría constituyen el sector rural del Cantón Mira, esto como réplica de lo que sucede en la población Indígena del norte y centro del Ecuador, quienes han logrado formar grandes y productivas cooperativas destinadas al ahorro y crédito, confección, producción agropecuaria, agroindustria entre otras ramas, hasta llegar a la exportación de sus excelentes productos, esto lo han conseguido gracias al apoyo, nacional e internacional, siempre enfocados con fines grupales, no individuales. Al existir la disponibilidad por parte del municipio de Mira, mediante sus departamentos de Planificación y Desarrollo, del Ministerio de Agricultura, Ganadería Acuacultura y Pesca (MAGAP), para brindar el apoyo a los pobladores de las distintas
- Maestría En Gestión Pública: Una Contribución de Memoria para la Cualificación de la Administración PúblicaPublication . Sanchez, Sandra; Louro, PauloThe following work, analyzes the academic courses offered by Colombia Universities for public servants or those aspiring to become public servents. The undergraduate, specialization and Master's programme curricula in universities running these programmes have been compared to similar courses offered in some of the best national and international universities to assess their effectiveness educational In the last decade, public management has taken great relevance in the administration and control of public goods, for which, specific knowledge is required for the performance of public servants; where the universities offer specialized programs in interdisciplinary areas that are related with the activities of the State. The implementation of the New Public Management, intend that the projects executed by public institutions are carried out with a transparent ethical with the purpose of satisfying the needs of citizens in a profitable, efficient and effective manner; that is, with Quality Management. As a professor at Business School of Rosario´s University, this topic of knowing about public administration becomes one of the main motivations to be able to investigate how the educational offer is currently in Colombia.
- Projeto de reforço de capacidade interventiva dos técnicos do Ministério da Administração Territorial e poder local em matéria da descentralização e autarquias locaisPublication . Embalo, Alfa; Louro, PauloA descentralização e a implantação das autarquias locais constituem mecanismos de gestão que visam melhorar a democracia e participação dos cidadãos na gestão de assuntos públicos, a transparência e eficácia na provisão de bens e serviços. Tal mecanismo requer um quadro de técnicos à altura de corresponder, não só com os desafios da sua implementação, mas sobretudo com os de governação e desenvolvimento local, uma vez que, segundo Guimarães (2002), a descentralização é um processo complexo e de campo multidisciplinar. Posto isto, tratar deste assunto, sobretudo, num país como a Guiné-Bissau, a condição básica deve ser a formação dos técnicos da administração pública, especialmente, aqueles ligados diretamente à gestão do processo de descentralização. Daí que este projeto objetiva reforçar a capacidade interventiva dos técnicos do Ministério de Administração Territorial e Poder Local, mediante o levantamento das reais necessidades de formação, assim como as áreas de conhecimento que entendem ser importantes. Para isso, foi utilizado um questionário que visou identificar as necessidades de formação e respetivas áreas prioritárias. Os resultados obtidos revelaram que a maioria dos inquiridos nunca beneficiaram de formações na matéria de descentralização e autarquias locais, pelo que afirmaram ter a necessidade de formação nos domínios como legislação voltada à descentralização e autarquias locais, conhecimento técnico-gerencial e organização do Estado, tendo a partir desta necessidade sido elaborado o respetivo projeto.
- Vantagens e Desvantagens dos Modelos de Gestão PúblicaPublication . Santos, Gerson; Louro, PauloRESUMO O atual crescimento populacional tem exercido uma pressão por serviços com a mais elevada qualidade, facto que desafia as nações na busca de alternativas capazes de responder a tal desafio, razão pela qual os modelos de administração pública foram evoluindo desde do Modelo Patrimonial até aos mais conhecidos actualmente tudo na expectativa de melhorar a vida das comunidades. O presente trabalho objectivou avaliar as vantagens e desvantagens dos modelos de gestão pública, tendo em conta o Município de Quissama. O estudo foi realizado segundo a metodologia de estudo de caso, com recurso a inquéritos dirigidos aos dirigentes municipais e aos munícipes de forma aleatória, e procedeu se a avaliação documental para suportar as várias linhas que apoiam o estudo. No âmbito da prestação de serviços básicos, foi possível constatar que o município de Quissama ainda apresenta grandes desafios, pois não dispõe de uma administração totalmente autônoma e ainda há uma necessidade de envolver os munícipes na tomada de decisão para a satisfação das suas necessidades. Os mesmos resultados do estudo permitiram aferir que ainda existe um nível de insatisfação dos munícipes principalmente em questões ligadas ao abastecimento de água e acesso ao emprego que ronda nos 15 e 23% respetivamente, o sector de saúde e energia apresentam percentuais de satisfação na ordem de 38 e 24% respetivamente. Quanto aos serviços oferecidos pelas concessões, 80% dos inquiridos consideram de satisfatórias as atividades por estas desenvolvidas.
