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- A transição/articulação da educação pré-escolar para o 1º ciclo do ensino básicoPublication . Alves, Cátia; Gonçalves, Ana CristinaO presente relatório final de Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico teve como objetivo principal compreender se o processo de transição é atualmente realizado pelos profissionais de Educação (Educadores e Professores de 1º Ciclo do Ensino Básico) dos dois níveis de ensino, ou é um assunto meramente utópico. O ponto de partida do presente relatório teve início durante a realização dos estágios. De forma, a responder à questão principal - De que forma deve ocorrer a transição/articulação da educação Pré-Escolar para o Ensino Básico do 1º Ciclo? Quais dificuldades? Que estratégias desenvolver? -, realizaram-se dez entrevistas a crianças, à saída do ensino pré-escolar e, realizaram-se também inquéritos por questionário a pais/família – Encarregado de Educação (14 inquiridos) bem como, a Educadores e Professores de 1º Ciclo do Ensino Básico (17 inquiridos). Havendo ainda pontos de vista diferentes, em relação às etapas a seguir deste processo, por parte dos profissionais de educação, compreende-se que exista ainda inconvenientes nas transições. No entanto os profissionais, procuram estar informados e enfrentar todos os desafios de forma a formar crianças dotadas de um leque de estratégias para que a sua transição seja positiva e de sucesso, bem como proporcionar o ambiente propício para esta mudança e envolver os intervenientes que dele fazem parte. Por fim, esta investigação permitiu ainda compreender que tipo de apoio e envolvimento familiar existe perante a transição. E, como é que os profissionais de educação encaram o processo de transição e, como promovem uma transição de sucesso com o objetivo de desenvolver e aplicar estratégias benéficas para que futuramente sejam promotoras para o desenvolvimento da criança / aluno, facilitadoras da transição, da articulação e uma continuidade educativa de sucesso.
- Copland, Ravel, Franck - ORQUESTRA ACADÉMICA METROPOLITANAPublication . Leitão, Rui Campos; Burfin, Jean-Marc; Dias, Sara; Moreira, João; Vieira, VítorBrochura de sala do concerto realizado pela Orquestra Académica Metropolitana a 28 de Janeiro de 2022 no AUDITÓRIO DA REITORIA DA UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA em Lisboa no âmbito da Temporada 2021/2022 da Metropolitana. O concerto foi incluído nas comemorações dos 30 anos da Metropolitana, tendo como solistas ex-alunos da ANSO - Vitor Vieira (Violino), Sara Dias (Corne inglês) e João Moreira (Trompete). O programa do concerto foi preenchido com obras de Copland, Ravel e Franck. O concerto foi dirigido pelo Maestro Jean-Marc Burfin, Maestro Titular da Orquestra Académica Metropolitana.
- Vantagens e Desvantagens dos Modelos de Gestão PúblicaPublication . Santos, Gerson; Louro, PauloRESUMO O atual crescimento populacional tem exercido uma pressão por serviços com a mais elevada qualidade, facto que desafia as nações na busca de alternativas capazes de responder a tal desafio, razão pela qual os modelos de administração pública foram evoluindo desde do Modelo Patrimonial até aos mais conhecidos actualmente tudo na expectativa de melhorar a vida das comunidades. O presente trabalho objectivou avaliar as vantagens e desvantagens dos modelos de gestão pública, tendo em conta o Município de Quissama. O estudo foi realizado segundo a metodologia de estudo de caso, com recurso a inquéritos dirigidos aos dirigentes municipais e aos munícipes de forma aleatória, e procedeu se a avaliação documental para suportar as várias linhas que apoiam o estudo. No âmbito da prestação de serviços básicos, foi possível constatar que o município de Quissama ainda apresenta grandes desafios, pois não dispõe de uma administração totalmente autônoma e ainda há uma necessidade de envolver os munícipes na tomada de decisão para a satisfação das suas necessidades. Os mesmos resultados do estudo permitiram aferir que ainda existe um nível de insatisfação dos munícipes principalmente em questões ligadas ao abastecimento de água e acesso ao emprego que ronda nos 15 e 23% respetivamente, o sector de saúde e energia apresentam percentuais de satisfação na ordem de 38 e 24% respetivamente. Quanto aos serviços oferecidos pelas concessões, 80% dos inquiridos consideram de satisfatórias as atividades por estas desenvolvidas.
- Competency based training and Assessment in Brazilian Comercial Pilot LicensingPublication . Colonese, João; Brito, EuricoAviation safety statistics have shown the concerning contribution of the general aviation segment, especially of the commercial licensed pilots in accidents and incidents in general. Likewise, air operators have shown attention to the commercial pilot´s issue due to their operational and safety demands. Based on a methodology for the development of specific instructional materials and a modern and efficient methodology for the development of competency-based activities, the study develops several steps, ranging from the definition of a specific performance problem, work and population analysis, the proposition of curricular and instructional elements to the evaluation aspects, to the achievement of its objectives. Finally, the study enables the creation of a proposal of supplementary instructions associated with technical requirements of aviation schools’ activities, aimed to support the development of their materials and practices for their training courses, based on the competency-based training and assessment methodology – CBTA.
- Satisfação com a vida e o processo de institucionalização do idosoPublication . Félix, Ilda de Jesus Pombo Pacheco; Martins, Alexandre CotovioNas sociedades modernas, com o significativo aumento da população envelhecida surgem novos dilemas relacionados com o envelhecimento, nomeadamente no que se refere ao incentivo da satisfação com a vida e institucionalização do idoso. A realidade da institucionalização, atualmente, depara-se com desafios constantes no que diz respeito à aplicação de medidas que promovam ao idoso institucionalizado qualidade, bem-estar e satisfação com a vida de acordo com a sua condição física e psicológica. De acordo com o objetivo deste trabalho, em analisar o impacto do processo de institucionalização na perceção do grau da satisfação com a vida do idoso, optou-se por uma metodologia de estudo quantitativa, aceitaram participar 66 idosos residentes em quatro estruturas residenciais do concelho de Portalegre. Para a recolha de dados foi utilizado um questionário que integrou; um questionário socio-demográfico, uma escala de satisfação com a vida e um questionário de avaliação. Os resultados finais revelam que a amostra é composta essencialmente por mulheres, viúvas, com idade superior a 85 anos. Apesar de institucionalizados, a perceção dos idosos quanto à sua satisfação com a vida é positiva, relacionada com o seu percurso vida nomeadamente com o seu percurso profissional, familiar, na transição/adaptação à reforma, a institucionalização e na sua perfectiva de futuro.
- Coordenação motora em alunos surdos e normouvintesPublication . Gonçalves, Carlos; Rodrigues, PaulaO presente relatório enquadra-se no âmbito da disciplina de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do curso de mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, do Instituto Superior de Estudos Interculturais e Transdisciplinares- Instituto Piaget de Almada. A sua estrutura tem como base quatro áreas; a área Profissional, Social e Ética, que enquadra as aprendizagens e a forma como o professor as encara; a área de Desenvolvimento do ensino e aprendizagem, que contextualiza a promoção das atividades, bem como o seu rigor científico e metodologias usadas; a área de Participação na escola e relação com a comunidade, que enucia a forma como o professor se integra nas diferentes dimensões da escola e comunidade educativa e, por fim, a área de Desenvolvimento profissional ao longo da vida, que fomenta o contributo da formação na prática profissional com recurso à investigação. Nesta última objetivou-se avaliar e comparar a coordenação motora entre alunos surdos e normouvintes e aquilatar se existem desordens da coordenação motora. A amostra do estudo foi constituída por 20 alunos (10♀ e 10♂) dos quais 10 surdos e 10 normouvintes com idades compreendidas entre os 10 e os 14 anos de idade. Utilizou-se a bateria de teste Movement Assessment Batery for Children-2 (MABC-2) de forma a avaliar as respetivas faixas etárias, assim como os sexos. O tratamento estatístico foi realizado através do teste de Mann-Whitney. Os resultados evidenciaram diferenças estatisticamente significativas entre os grupos, ao nível da Destreza Manual, Habilidades com Bolas e Equilíbrio. Os resultados corroboraram os resultados evidenciados em alguns estudos e refutaram os resultados evidenciados noutros estudos. A avaliação da coordenação motora é fundamental para analisar os problemas dos indivíduos, assim como as suas causas. Esta exerce um papel de grande importância ao longo da vida de cada indivíduo. O indivíduo diagnosticado com TDC pode ter, para além das desordens motoras, dificuldades comportamentais, sociais e afetivas. Neste sentido, é importante ajudar as crianças com essas dificuldades a lidar com as mesmas nos meios ambientes onde se encontram, especialmente na escola.
- A perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em ed. física em contexto pandémicoPublication . Adrião, João; Vieira, FernandoA conceção deste relatório visa apresentar uma sinopse das principais atividades desenvolvidas durante a Prática de Ensino Supervisionada, sendo que esta encontra-se inserida na parte final do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário. Este documento respeita uma estrutura definida pela coordenação do mestrado e vai ao encontro das dimensões que definem o perfil geral de desempenho profissional do professor, sendo apresentada uma reflexão sobre as opções metodológicas, os objetivos definidos e concretizados, mas também as expectativas iniciais e principais dificuldades experienciadas. Na dimensão profissional, social e ética, será apresentada as competências que o docente deve conseguir adquirir com a experiência profissional, sendo que relacionado com esta dimensão tentei sempre ao longo da minha prática envolver-me em atividades que identifiquei como fundamentais para o desenvolvimento da autonomia dos alunos, mas também que servissem para uma inclusão social. No que diz respeito à dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem, observei a relevância de um bom planeamento, o porquê de ser fundamental estruturar e programar cada sessão de ensino, tendo como suporte as matérias a lecionar definidas pelo programa nacional de educação física. A dimensão Escola e comunidade apresenta a intervenção que o aluno estagiário teve em atividades que envolviam outras secções ou departamentos, mas também atividades como o desporto escolar, e outras atividades inseridas no projeto educativo de escola. No que concerne à dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida, foi estudado a perceção dos rapazes e das raparigas em relação à formação de grupos em Educação Física em contexto pandémico. Este relatório possibilita-me testar e desenvolver os conhecimentos adquiridos ao longo destes anos, desenvolvendo-me a nível científico, pedagógico e pessoal.
- Uma visão sobre o papel do educador de infância na voz de crianças e famíliasPublication . Fernandes, Sara; Gonçalves, Ana CristinaO presente relatório final surge no âmbito da Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES) do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, sendo que a temática da investigação surge no contexto da Prática de Ensino Supervisionada em Educação Pré-Escolar. O tema da investigação visa compreender o papel do educador de infância pela voz das crianças e famílias na esfera da Educação Pré-Escolar. A metodologia qualitativa interpretativa foi a utilizada para o desenvolvimento da investigação. Relativamente à técnica de recolha de dados, baseou-se na realização de observação participante, entrevistas às crianças, e inquérito por questionário às famílias. Com o avanço da sociedade, e consequentemente da educação, o papel do educador sofreu algumas mudanças. Também a “criança” ganhou uma nova imagem, agora conceptualizada como alguém competente, participativo e ativo. Desta forma, procurámos desenvolver um estudo que visa escutar as vozes das crianças, escutando-as e valorizando-as como seres competentes e capazes de perspetivarem o papel do educador de infância e, em simultâneo, questionar as famílias sobre a perceção que têm do mesmo. Chegaremos à conclusão, com base na análise de dados que as crianças e as famílias perspetivam o educador de infância como alguém responsável por todas as necessidades e desenvolvimento integral das crianças e como um agente que apresenta um papel extensivo e amplo no processo educativo.
- As atitudes e a autoeficácia dos professores de educação física face à inclusão de alunos com deficiênciaPublication . Moraes, Tatiane; Rodrigues, PaulaAtravés deste relatório apresenta-se uma síntese das principais atividades desenvolvidas durante a prática de ensino supervisionada, que constitui a etapa final do Mestrado em Ensino da Educação Física. O relatório está estruturado de acordo com as áreas que definem o perfil geral de desempenho profissional do professor do ensino básico e secundário e apresenta reflexões sobre as opções metodológicas adotadas, os objetivos definidos e realizados e as principais dificuldades e a superação destas. No domínio intervenção profissional, social e ética, procurei manter uma postura participativa e proativa, participei e desenvolvi atividades que identifiquei como positivas a promoção da autonomia e a motivação dos alunos, procurando promover momentos de aprendizagem com caráter lúdico contextualizando o conteúdo a ser trabalhado. No que diz respeito ao processo ensino aprendizagem, pude verificar a importância do planeamento bem estruturado e organizado, a lecionação de forma planeada e organizada, considerando as matérias a serem trabalhadas e as competências a serem adquiridas pelos alunos. Procurei como estratégia fazer a demonstração através do aluno, participando de forma ativa como agente de ensino e o feedback pedagógico, de forma a incentivar e motivar para obterem bons resultados. A participação na escola e na comunidades foi concretizada através do acompanhamento dos alunos durante a Tutoria e pelas atividades de Desporto Escolar, ambos inseridos no projeto educativo da escola. Na componente de desenvolvimento profissional ao longo da vida, analisei as atitudes e autoeficácia dos professores de Educação Física face à inclusão de alunos com deficiência. A investigação científica realizada me permitiu pôr em prática e aprofundar os conhecimentos adquiridos e desenvolver novas competências científicas, pedagógicas e pessoais, que são fundamentais no percurso acadêmico e profissional como professora.
- Perceção de homofobia e discriminação de alunos LGBTQIA+ em relação à disciplina de educação física em PortugalPublication . Craveiro, Ana Catarina; Vieira, FernandoO atual relatório apresenta uma síntese das principais atividades desenvolvidas durante o estágio pedagógico, que constitui a etapa final do Mestrado em Ensino da Educação Física. O documento está estruturado com base no Decreto-Lei nº 240/2001, que anuncia e aprova o perfil geral de desempenho profissional do educador de infância e dos professores dos ensinos básico e secundário através de dimensões 4 dimensões. O desenvolvimento da dimensão profissional, social e ética foi praticada ao longo das aulas presenciais de educação física, nas sessões de ensino à distância, nas sessões de orientação vocacional. Foi também trabalhada em momentos pontuais de partilha com os alunos em momentos não lectivos. Na dimensão de desenvolvimento do ensino e da aprendizagem assimilei a necessidade de um planeamento adequado à realidade da escola tendo em conta os seus. Coloquei em prática estratégias de demonstração e feedback para que os alunos encontrassem motivação e atingissem o sucesso nas suas aprendizagens. A dimensão participação na escola e comunidade foi concretizada através da intervenção e interação em atividades como o desporto escolar, atividades não-letivas, saída de estudo e convívios no meio escolar. Na dimensão de desenvolvimento profissional ao longo da vida, analisei a discriminação homofóbica na disciplina de educação física, procurando saber quais as vivencias da comunidade LGBTQIA+ na educação física. O trabalho realizado ao longo deste ano permitiu-me testar e aprofundar os conhecimentos adquiridos ao longo da minha formação. Permitiu-me simultaneamente desenvolver novas competências científicas, pedagógicas e pessoais, que serão imprescindíveis para a minha atuação enquanto professora.