EM - ESSEM - Enfermagem de Reabilitação
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing EM - ESSEM - Enfermagem de Reabilitação by advisor "Fernandes, Júlio Belo"
Now showing 1 - 5 of 5
Results Per Page
Sort Options
- Intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação no treino de marcha do sobrevivente de acidente vascular cerebralPublication . Chalaça, Ana Margarida Gonçalves; Fernandes, Júlio BeloEste percurso académico teve como objetivo o desenvolvimento de competências diferenciadas, conducentes à obtenção do grau de Mestre e do título profissional de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação. O processo culminou com a realização de um estágio profissional e a elaboração do presente relatório, onde se descrevem e analisam as atividades desenvolvidas, bem como as capacidades, conhecimentos e atitudes mobilizadas para o exercício especializado da prática de enfermagem. Foi inicialmente selecionada uma área de interesse a aprofundar, tendo sido definidos os objetivos e delineadas as atividades a desenvolver durante o estágio. A temática escolhida centrou-se na Intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação no treino de marcha da pessoa sobrevivente de Acidente Vascular Cerebral. Esta patologia, cada vez mais prevalente, constitui uma das principais causas de morte a nível global, originando défices motores e sensoriais significativos que comprometem a marcha, a autonomia nas atividades de vida diária e a participação social. Neste contexto, os cuidados de enfermagem de reabilitação assumem um papel fundamental na recuperação da função sensoriomotora, promovendo a independência funcional e o bem-estar global da pessoa, assim como o apoio à família e aos cuidadores, enquanto elementos essenciais no processo de adaptação, continuidade dos cuidados e promoção da qualidade de vida. Este relatório pretende, assim, descrever e refletir sobre as intervenções realizadas no decorrer do estágio, orientadas para responder às necessidades de cuidados de enfermagem de reabilitação identificadas, e que permitiram o desenvolvimento das competências previstas nos descritores de Dublin para o segundo ciclo de ensino, bem como das competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros para a atribuição do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação. A prática de cuidados foi sustentada teoricamente pela Teoria do Défice de Autocuidado de Dorothea Orem, tendo as intervenções sido orientadas para o reforço das capacidades funcionais da pessoa, com vista à promoção da máxima independência nas atividades de vida diária, da qualidade de vida e da capacitação dos cuidadores informais.
- Pré–habilitação na cirurgia torácica oncológica : intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitaçãoPublication . Colaço, Ana Patrícia Chaves Jesus; Fernandes, Júlio BeloO relatório intitulado “Pré-habilitação na cirurgia torácica oncológica: Intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação” foi desenvolvido no âmbito da unidade curricular Estágio e Relatório do 2.º ano do Mestrado em Enfermagem de Reabilitação da Escola Superior de Saúde Egas Moniz. O principal objetivo é descrever e refletir criticamente sobre as intervenções realizadas em diferentes contextos clínicos, com vista ao desenvolvimento de competências necessárias para a obtenção do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, em conformidade com os descritores de Dublin e os regulamentos da OE. Inicialmente, foi elaborado um projeto de estágio sobre a temática da pré-habilitação na pessoa com cancro do pulmão, com o planeamento de atividades a desenvolver assentes na intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação. A escolha da temática, recaiu sob o potencial na melhoria da capacidade funcional e na redução de complicações pulmonares pós-operatórias, permitindo intervir em áreas fundamentais como a função motora, sensorial, cognitiva, cardiorrespiratória, alimentar e da eliminação. A intervenção foi sustentada na Teoria do défice de autocuidado de Dorothea Orem, que defende o fortalecimento da autonomia da pessoa através da promoção do seu potencial de autocuidado. Neste contexto, o papel do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação destacou-se pela implementação de planos de treino de atividades de vida diária, de estratégias educativas, de apoio e orientação, com foco na individualidade da pessoa e na sua capacidade de adaptação às exigências da alteração da funcionalidade. A pré-habilitação revelou-se, assim, uma abordagem centrada na pessoa, potenciadora de melhores resultados clínicos e funcionais.
- Promoção do andar na pessoa após acidente vascular cerebral : intervenções do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitaçãoPublication . Teodoro, Joana Rita de Assis; Fernandes, Júlio BeloNeste percurso académico pretende-se desenvolver as competências diferenciadas para a obtenção do grau de Mestre e o título profissional de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, mediante estágio profissional, durante o qual a estudante deve demonstrar a aquisição e desenvolvimento das capacidades e conhecimentos necessários ao exercício profissional. Primeiramente, elaborou-se um projeto de estágio no qual se planearam estratégias e atividades a desenvolver, tendo por base o problema previamente identificado que assenta na área de interesse, as intervenções do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação na promoção do andar na pessoa após Acidente Vascular Cerebral. Sendo uma doença cada vez mais prevalente na atualidade e a principal causa de hospitalização por doença neurológica, provoca défices motores e sensoriais que afetam a capacidade de andar, limitação preditora da incapacidade de desempenhar as atividades de vida diária e a participação social. Desta forma, os cuidados de reabilitação desempenham um papel fundamental na recuperação da função motora, visando melhorar a independência funcional e o bem-estar geral. Através da realização deste relatório pretende-se descrever e analisar as atividades desenvolvidas ao longo do estágio, com o propósito de minimizar ao máximo o problema identificado previamente, às quais possibilitam o desenvolvimento de competências recomendadas nos descritores de Dublin para o segundo ciclo de ensino, conferindo o grau de Mestre em concordância com as competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros, para a atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação. Utilizou-se como referência teórica para fundamentar a prática dos cuidados, a Teoria do Défice de Autocuidado de Dorothea Orem. As intervenções desenvolvidas são baseadas na teoria, com o objetivo de melhorar as capacidades funcionais, promovendo o máximo de independência nas atividades de vida diária e qualidade de vida.
- A promoção do exercício físico na pessoa idosa : intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitaçãoPublication . Santos, Cláudia Sofia de Matos; Fernandes, Júlio BeloA obtenção do grau de Mestre e do título de enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação, requer o desenvolvimento das competências preconizadas nos descritores de Dublin para o 2º ciclo de ensino e das competências expostas em regulamento da especialidade. Iniciou-se este percurso com a escolha da área de interesse a desenvolver, e neste sentido foi selecionada a temática da intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação na promoção do exercício físico na pessoa idosa. Seguiu-se a realização de um projeto de estágio no qual foram delineados os objetivos e as atividades a desenvolver. As últimas décadas têm sido caraterizadas por profundas alterações demográficas, determinadas especialmente pelo aumento da longevidade e pela redução da natalidade. A promoção do envelhecimento ativo e saudável poderá ser a resposta aos desafios provocados pelo envelhecimento da população. A promoção de exercício físico na pessoa idosa constitui uma área de intervenção autónoma do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação, e a sua atuação nesta área poderá ter efeitos importantes para a sociedade. De forma a suportar a intervenção durante o estágio selecionou-se a Teoria das Consequências Funcionais desenvolvida por Carol Miller, que tem como pressuposto a intervenção do enfermeiro nos efeitos negativos das alterações relacionadas com o envelhecimento e nos fatores de risco, promovendo consequências funcionais positivas, possibilitando que a pessoa alcance a melhoria da funcionalidade, qualidade de vida e sensação de bem-estar. Com a realização deste relatório pretendeu-se descrever, analisar e refletir sobre as competências desenvolvidas ao longo do percurso realizado em estágio, tendo por base as competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros para a atribuição do título profissional de enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação e também a sua articulação com os descritores de Dublin para o 2º ciclo de ensino com vista a obtenção do grau de Mestre.
- A reabilitação cognitiva na pessoa com demência : intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitaçãoPublication . Vicente, Célia Maria Piteira; Fernandes, Júlio BeloPara a obtenção do grau académico de Mestre e atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista é realizado um percurso formativo, onde se inclui a realização de um estágio profissional, e demonstrado o desenvolvimento de competências. Previamente a esta etapa, é elaborado um projeto de estágio, onde são definidos os objetivos e as atividades a desenvolver, em torno de uma área problemática. Foi selecionada a área da reabilitação cognitiva na pessoa com demência. O envelhecimento da população, aliado ao aumento exponencial da prevalência de doenças crónicas, é um desafio global atual, que exige uma mudança do paradigma de abordagem destas problemáticas, nomeadamente, a necessidade de cuidados integrados e direcionados para a manutenção da funcionalidade e da inserção da pessoa na sociedade, premissas fundamentais para manter uma vida com dignidade. A reabilitação cognitiva da pessoa com demência é uma abordagem holística que pretende potenciar as capacidades preservadas e lidar com as alterações decorrentes do processo patológico, de forma compensatória, promovendo a independência e autocuidado. Com a realização deste relatório, pretende-se descrever e analisar a intervenção durante o estágio, em torno desta problemática, em articulação com as competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros para a atribuição do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação e aquelas preconizadas nos descritores de Dublin para o 2º ciclo de ensino para a obtenção do grau académico de Mestre. O referencial teórico que fundamentou a intervenção foi a Teoria do Autocuidado, de Dorothea Orem, cujo conceito central é o autocuidado e a progressão entre sistemas que garantam a capacitação da pessoa, família e cuidadores na sua concretização.
