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A reabilitação cognitiva na pessoa com demência : intervenção do enfermeiro especialista em enfermagem de reabilitação

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Abstract(s)

Para a obtenção do grau académico de Mestre e atribuição do título profissional de Enfermeiro Especialista é realizado um percurso formativo, onde se inclui a realização de um estágio profissional, e demonstrado o desenvolvimento de competências. Previamente a esta etapa, é elaborado um projeto de estágio, onde são definidos os objetivos e as atividades a desenvolver, em torno de uma área problemática. Foi selecionada a área da reabilitação cognitiva na pessoa com demência. O envelhecimento da população, aliado ao aumento exponencial da prevalência de doenças crónicas, é um desafio global atual, que exige uma mudança do paradigma de abordagem destas problemáticas, nomeadamente, a necessidade de cuidados integrados e direcionados para a manutenção da funcionalidade e da inserção da pessoa na sociedade, premissas fundamentais para manter uma vida com dignidade. A reabilitação cognitiva da pessoa com demência é uma abordagem holística que pretende potenciar as capacidades preservadas e lidar com as alterações decorrentes do processo patológico, de forma compensatória, promovendo a independência e autocuidado. Com a realização deste relatório, pretende-se descrever e analisar a intervenção durante o estágio, em torno desta problemática, em articulação com as competências definidas pela Ordem dos Enfermeiros para a atribuição do título de Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação e aquelas preconizadas nos descritores de Dublin para o 2º ciclo de ensino para a obtenção do grau académico de Mestre. O referencial teórico que fundamentou a intervenção foi a Teoria do Autocuidado, de Dorothea Orem, cujo conceito central é o autocuidado e a progressão entre sistemas que garantam a capacitação da pessoa, família e cuidadores na sua concretização.
To obtain the academic degree of Master's and the award of the professional title of Specialist Nurse, a training path is carried out, including completing a professional internship, where the development of skills is demonstrated. Before this stage, an internship project is prepared, where objectives and activities to be developed are defined around a problem area. The area of cognitive rehabilitation in people with dementia was selected. The aging of the population, a pressing global challenge, combined with the exponential increase in the prevalence of chronic disease, is a global challenge that requires a change in the paradigm of approaching these problems, namely, the need for integrated care aimed at maintaining functionality and integration of the person in society, fundamental premises for maintaining life with dignity. Cognitive rehabilitation of people with dementia is a holistic approach that aims to enhance preserved habilities and deal with changes resulting from the pathological process, in a compensatory way, promoting independence and self-care. With this report, we intend to describe and analyze the interventions performed during the internship around this problem, in conjunction with the competencies defined by the Order of Nurses for the attribution of the title of Specialist Nurse in Rehabilitation Nursing and those recommended in the descriptors of Dublin for the second cycle of education to obtain the academic degree of Master. The theoretical framework that founded the intervention was the Self-Care Theory, by Dorothea Orem, whose central concept is self-care and the progression between systems that guarantee the training of the person, family and caregivers in its implementation.

Description

Relatório de estágio para obtenção do grau de mestre na Escola Superior de Saúde Egas Moniz

Keywords

Enfermagem de reabilitação Autocuidado Funcionalidade Pessoa com demência Cuidador

Pedagogical Context

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