ESEJD - Escola Superior de Educação João de Deus
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A Escola Superior de Educação João de Deus é uma entidade sem fins lucrativos. É propriedade da Associação de Jardins-Escola João de Deus (Instituição Particular de Solidariedade Social - IPSS), com mais de um século de existência, que também mantém em funcionamento 50 Centros Educativos distribuídos por todo o país. Baseada no ideal do seu mentor, a Escola Superior de Educação João de Deus obteve autorização legal em 9 de Novembro de 1988 e através do Decreto - Lei nº 408/88, foram criados os cursos de Educadores de Infância e de Professores do Ensino Básico 1º Ciclo, aos quais se juntaram os Cursos de Estudos Superiores Especializados - CESE em Investigação em Educação, Gestão Escolar e Desenvolvimento Pessoal e Social. Em 2008 foram homologados os cursos de Mestrados de Formação de Docentes: Educação Pré-Escolar, Ensino do 1.° Ciclo do Ensino Básico e Ensino dos 1.° e 2.° Ciclos do Ensino Básico, Mestrados em Ciências da Educação na Especialidade de Educação pela Arte, Educação Especial: Domínio Cognitivo e Motor e Administração e Gestão Escolar dando assim um salto qualitativo e quantitativo na oferta educativa da ESE João de Deus.
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Browsing ESEJD - Escola Superior de Educação João de Deus by advisor "Boaventura, Diana Mendes"
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- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Moura, Cláudia Sofia da Silva; Boaventura, Diana MendesO presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV reúne, antes de mais, uma identificação e contextualização dos locais de estágio, seguida de uma calendarização e um cronograma dos quatro semestres referentes aos anos letivos 2016/2017 e 2017/2018. Encontra-se dividido em quatro capítulos, mais concretamente, os relatos de estágio, as planificações, os dispositivos de avaliação e apresentação de uma proposta de Trabalho de Projeto. Relativamente ao primeiro capítulo, este é constituído por dez relatos de estágio, em que três são de atividades/aulas lecionadas por mim e os restantes sobre práticas mais significativas observadas no mesmo contexto, isto é, das educadoras/professoras ou da minha colega de estágio. No segundo capítulo, apresento oito planificações, quatro relativas à Educação Pré-Escolar e quatro ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, de atividades/aulas realizadas durante os momentos de estágio. Nestas planificações encontram-se os componentes ou os conteúdos abordados, a duração, as estratégias empregues nas aulas e os recursos utilizados. Quanto ao terceiro capítulo, apresento a avaliação de duas propostas de atividade para as faixas etárias dos 3 e 5 anos e duas propostas de trabalho para o 1.º e 2.º ano do Ensino Básico. Foram utilizadas grelhas e gráficos circulares para a observação e análise dos grupos e turmas. No quarto e último capítulo apresento uma proposta de Trabalho Projeto, designado Praias – Um caixote do lixo? Este projeto tem como objetivo sensibilizar e aprofundar, não só conhecimentos, como também valores, para uma melhor preservação do ambiente, mais precisamente, as nossas praias. Por fim, apresento a reflexão final, no qual faço o balanço destes momentos de estágio, seguido das referências bibliográficas que utilizei para fundamentar o meu relatório.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Henriques, Cátia Filipa Neves; Boaventura, Diana MendesO presente Relatório de Estágio Profissional surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré- Escolar e em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, e é referente às unidades curriculares de Estágio Profissional I, II, III e IV. O relatório está dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e, por fim, uma apresentação de um Trabalho de Projeto. De acordo com os estágios realizados durante os anos letivos 2017/2018 e 2018/2019 são apresentados 10 relatos, em que sete são de aulas observadas e três são reflexões de atividades realizadas por mim. Estes relatos estão distribuídos de igual modo para a Educação Pré-Escolar e para o 1.º Ciclo do Ensino Básico. Relativamente às planificações, são apresentadas oito estratégias dinamizadas por mim, e justificadas através de investigação. O terceiro capítulo aborda a avaliação, e são apresentados quatro dispositivos de avaliação. Por fim, no quarto capítulo é apresentado um trabalho de projeto com o tema “Plástico no mar é para acabar!”. Com este projeto pretendo sensibilizar as crianças sobre o problema do excesso da utilização de plástico, bem como as consequências que provoca quando não lhe é dado o destino mais correto.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Silva, Filipa Alexandra Pereira e; Boaventura, Diana MendesO presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV apresenta uma análise e reflexão sobre a importância da intervenção da supervisão pedagógica e engloba a informação mais significativa obtida ao longo do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em setembro de 2018 e terminado em julho de 2020. O relatório encontra-se dividido em quatro capítulos, apresentados através de uma contextualização e enriquecidos com uma fundamentação teórica com referências a diversos autores. No primeiro capítulo encontram-se descritos dez relatos de estágio da Prática Pedagógica que considero relevantes para uma melhor aprendizagem enquanto futura docente. Estes relatos estão distribuídos igualmente pelas duas valências, e são apresentadas todas as faixas etárias das mesmas. Nestes relatos são vivenciadas atividades/aulas de educadoras/professoras, de colegas de estágio e da minha autoria. O segundo capítulo engloba oito planificações de momentos realizados por mim em ambas as valências. Após a observação de cada planificação, descrevo como planifiquei a atividade/aula, os recursos e estratégias utilizados, fundamentando através de autores. O capítulo três reúne quatro dispositivos de avaliação, aplicados e divididos de igual forma pelas duas valências. Cada atividade é avaliada através de vários parâmetros e critérios de avaliação e posteriormente será realizada uma análise através dos resultados dos gráficos. O quarto, e último capítulo, é dedicado a um projeto intitulado de Astroescola e tem como objetivo principal incluir a astronomia no quotidiano das crianças, para além dos conteúdos abordados na Disciplina de Estudo do Meio, incutindo o pensamento crítico e científico. Por fim, o relatório termina com uma reflexão final sobre o meu percurso académico, referindo a variedade de experiências pedagógicas assistidas e praticadas, bem como a sua importância para a formação profissional e pessoal.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Coimbra, Cátia Sofia Ferreira; Boaventura, Diana MendesO presente relatório de estágio profissional, referente à prática pedagógica dos anos letivos 2016/17 e 2017/18, está dividido em quatro capítulos: relatos de estágio, planificações, dispositivos de avaliação e apresentação de uma proposta de trabalho de projeto. No início de cada capítulo encontra-se uma pequena descrição do mesmo e, de seguida, são desenvolvidos os temas correspondentes a cada capítulo. O primeiro capítulo apresenta dez relatos de estágio: sete relatos de atividades e aulas observadas na valência da Educação Pré-Escolar e no 1.º Ciclo do Ensino Básico; e três relatos de atividades e aulas lecionadas por mim em diferentes faixas etárias. O capítulo dois diz respeito às planificações e, neste, são apresentadas oito planificações realizadas em estágio: quatro na Educação Pré-Escolar e quatro no 1.º Ciclo do Ensino Básico. Nestas planificações, relativas a diversas áreas e disciplinas de cada nível de ensino, constam os conteúdos abordados, a duração de cada atividade, as estratégias utilizadas e os recursos necessários. No terceiro capítulo, dispositivos de avaliação, encontram-se quatro avaliações: duas na Educação Pré-Escolar, na faixa etária dos 4 e 5 anos, e duas no 1.º Ciclo do Ensino Básico, nos 2.º e 3.º anos de escolaridade. Neste capítulo estão inseridos os diversos dispositivos de avaliação que realizei com as crianças, as grelhas com os parâmetros e as cotações, bem como os gráficos com a respetiva análise. O quarto e último capítulo é composto por uma proposta de trabalho de projeto, designada “Higiene – o que temos nas nossas mãos?”. Este projeto interdisciplinar tem como objetivo alertar e sensibilizar crianças da valência da Educação Pré-Escolar para a importância da higiene das mãos. Por último, é apresentada uma reflexão final onde se encontram as considerações e as limitações da realização deste relatório, bem como as referências bibliográficas e eletrónicas.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Oliveira, Constança Gomes Santos Serra; Boaventura, Diana MendesO Relatório de Estágio corresponde ao meu percurso na unidade curricular de Estágio Profissional I, II e III do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação João de Deus durante os anos letivos de 2018/2019 e 2019/2020. Este relatório divide-se em quatro capítulos: No primeiro capítulo, estão descritos dez relatos de estágio assim como as respetivas inferências, sendo que sete desses relatos são de atividades realizadas pelas Educadoras e os restantes três descrevem atividades realizadas por mim com o grupo de crianças. No segundo capítulo estão compreendidas seis planificações que realizei enquanto estagiária, dirigidas a crianças das três faixas etárias da Educação Pré-Escolar e abrangendo várias áreas curriculares. O terceiro capítulo é destinado à avaliação, onde refiro qual a importância da avaliação, e apresento três dispositivo de avaliação, assim como os critérios e parâmetros utilizados para a realização da avaliação. Por último, no quarto capítulo é apresentado um trabalho de projeto, que tem como nome “Praia segura, praia amiga”. Com este projeto pretendo sensibilizar as crianças em idade PréEscolar para um conjunto de regras e normas de segurança a cumprir na praia. A elaboração deste relatório pretende mostrar as aprendizagens realizadas enquanto estagiária, as atividades desenvolvidas e observadas assim como uma reflexão do trajeto efetuado.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Nogueira, Alexandra Sofia Haran; Boaventura, Diana MendesEste Relatório de Estágio Profissional visa responder à necessidade de refletir e investigar acerca das perspetivas teóricas na área do ensino-aprendizagem e da educação. Surge no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico co a duração de quatros semestres. Este relatório confronta a revisão de literatura com as práticas reais. Consiste na observação (capítulo 1), realização (capítulo1), planificação (capítulo 2) e avaliação (capítulo 3) de atividades pedagógicas direcionadas para diferentes grupos de crianças da Educação Pré-Escolar e do 1.º CEB, O primeiro capítulo contém a descrição e análise de sete atividades observadas e três atividades por mim realizadas. Exibindo oito planificações, o segundo capítulo reflete sobre estratégias pedagógicas. O terceiro capítulo envolve a aplicação e discussão de quatro dispositivos de avaliação. Finalmente, sugere-se um projeto de cidadania ativa sobre desperdício alimentar, combinando as necessidades de uma comunidade sustentável com uma visão holística do processo de ensino-aprendizagem.
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Feliciano, Rita Alexandra Reis; Boaventura, Diana MendesEste relatório comtempla os diversos estágios que foram realizados ao longo deste mestrado, de outubro de 2016 a fevereiro de 2018. O estágio encontra-se incluído nas unidades curriculares de prática profissional I, II e III. O relatório de estágio profissional é composto por quatro capítulos. No primeiro capítulo estão presentes os dez relatos de estágio. Sete correspondem a atividades realizadas pela educadora titular. Três a atividades realizadas e planificadas por mim. O segundo capitulo consagra as Planificações, onde se entende a necessidade de planificar. Estão presentes seis planificações de atividades que foram realizadas ao longo do estágio, nas várias áreas da Educação Pré-escolar. No terceiro capítulo deste relatório estão presentes os dispositivos de avaliação, são três, dois da faixa etária dos cinco anos e um para a faixa etária dos quatro anos. Por fim, no último capítulo, está presente uma proposta de trabalho projeto, que tem como objetivo promover a interdisciplinaridade e a relação escola-família. O tema deste projeto está relacionado com a participação e promoção do relacionamento da família com toda a comunidade escolar e tem o nome de “Família na Escola”. O fecho deste relatório é feito com as considerações finais, onde é feita uma apreciação geral a todo o trabalho realizado e a importância deste para o futuro profissional. Depois das considerações finais é possível encontrar as referências bibliográficas que ajudaram na realização deste relatório.
- Relatório de Estágio Profissional I, II e IIIPublication . Teixeira, Ana Matilde Matias Ferreira de Serrano; Boaventura, Diana MendesEste Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo organizar e sistematizar as aprendizagens adquiridas ao longo dos estágios profissionais I, II e III, desenvolvidos no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar da Escola Superior de Educação João de Deus. A estrutura do relatório está dividida em quatro capítulos principais. No primeiro capítulo, são apresentados dez relatos de estágio, nos quais se descrevem atividades e estratégias observadas ou realizadas em contexto educativo, acompanhadas de uma reflexão sobre as mesmas. Entre estas atividades, sete foram conduzidas pela educadora cooperante e três por mim. O segundo capítulo é dedicado ao planeamento, incluindo uma análise reflexiva sobre a planificação e a apresentação de seis planificações de atividades destinadas a crianças dos 3 aos 5 anos, devidamente fundamentadas. O terceiro capítulo aborda o tema da avaliação, apresentando três instrumentos de avaliação aplicados em atividades no contexto da Educação Pré-Escolar. Estes instrumentos inserem-se na Área da Expressão e da Comunicação (Domínio da Matemática e Domínio da Linguagem Oral e Abordagem à Escrita) e na Área do Conhecimento do Mundo. O quarto e último capítulo apresenta um projeto pedagógico intitulado “Projeto de Educação para a Cidadania – Posso ajudar-te?”, enquadrado na Área do Conhecimento do Mundo e direcionado para crianças em idade pré-escolar. O principal objetivo deste projeto é promover a solidariedade, contribuindo para formar cidadãos mais humanos e empáticos. Por fim, o relatório termina com as considerações finais, onde são refletidas as experiências vivenciadas e observadas durante o estágio, bem como a importância deste percurso para o desenvolvimento profissional, a superação de desafios e a consolidação da formação na área da Educação Pré-Escolar.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Silva, Matilde Alexandra Lourenço; Boaventura, Diana MendesO presente Relatório de Estágio Profissional tem como objetivo refletir sobre as vivências e aprendizagens realizadas nos estágios I, II, III e IV, ao longo do Mestrado Profissionalizante em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico, iniciado em outubro de 2022 e finalizado em julho de 2024, na Escola Superior de Educação João de Deus. Este documento está dividido em quatro capítulos: Relatos, Planificações, Dispositivos de Avaliação e Trabalho de Projeto. No primeiro capítulo estão reunidos dez relatos de momentos que experienciei e considerei significativas no meu processo de formação enquanto futura docente. No decorrer dos relatos refleti sobre os mesmos de forma fundamentada de modo a sustentar a sua relevância no processo de ensino e aprendizagem. No segundo capítulo estão reunidas oito planificações realizadas por mim, quatro referentes a atividades realizadas em Educação Pré-Escolar e as quatro restantes no 1.º Ciclo do Ensino Básico, justificando as diferentes estratégias e recursos utilizados. O terceiro capítulo inclui quatro dispositivos de avaliação, realizados nas duas valências de ensino. É ainda feita a análise e interpretação dos resultados obtidos através da correção destes dispositivos. O quarto capítulo apresenta uma proposta de projeto educativo, denominado “Dar uma nova vida aos objetos”. Este projeto tem como objetivo incutir nos alunos a importância de um consumo responsável, desenvolvendo um conjunto de valores e atitudes de modo a tornarem-se cidadãos conscientes e responsáveis. Por último, apresento as considerações finais, e uma reflexão sobre as aprendizagens que realizei ao longo deste percurso.
- Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IVPublication . Dinis, Bruno Miguel da Costa; Boaventura, Diana MendesO presente relatório de estágio de qualificação profissional para obtenção do grau de mestre em Mestrado em Ensino do 1.º ciclo do ensino básico e de matemática e ciências Naturais no 2.º Ciclo do Ensino Básico tem como intuito refletir sobre o percurso realizado, demonstrando todo o processo da prática pedagógica que se iniciou no dia 12 de outubro de 2020 e terminou em 15 de julho de 2022, na instituição de ensino Escola Superior de Educação João de Deus, localizada em Lisboa. Este documento evidencia toda a prática profissional no 1.º ciclo do ensino básico e 2.º ciclo de Matemática e Ciências Naturais, onde está inserido toda a contextualização, fundamentação e cronologia do Estágio Profissional. O relatório está dividido em quatro capítulos diferenciados. O capítulo 1 apresenta relatos de estágio, o capítulo 2 apresenta planificações, o capítulo 3 dispõe os dispositivos de avaliação e o capítulo 4 apresenta uma proposta de projeto. O primeiro capítulo é composto por um total de 10 relatos de estágio, sendo que 3 relatos são relativos a aulas planeadas e subsequentemente realizadas e um total de 7 relatos resultam do processo de observação de aulas assistidas. Neste mesmo capítulo encontra-se uma análise detalhada relativa aos relatos onde e fundamentam as inferências realizadas. O segundo capítulo contém quatro planificações realizadas no âmbito do 1º ciclo do ensino básico e 4 planificações concretizadas no 2º ciclo do ensino básico, com um total de 8 planificações. O terceiro capítulo dispõe um total de quatro dispositivos de avaliação que são resultado de uma apreciação detalhada realizada nas duas valências a que me proponho neste mestrado. O capítulo conta também com toda a discussão e análise vital na compreensão destes dispositivos. O quarto capítulo propõe um projeto por mim desenvolvido com o título “Sensibilização para Extinção de Espécies Marinhas”. O intuito da realização deste projeto será construir a base teórica e prática para melhorar e desenvolver em qualquer turma do 1º ao 2º ciclo do ensino básico trabalhos de projeto no exercício da docência. Finda-se o presente relatório com um breve exercício de reflexão e considerações sobre os principais aspetos a melhorar, bem como sobre os aspetos mais positivos do meu percurso.