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- De que forma o patrocinio esportivo pode influenciar a decisão de compra do consumidor e melhorar a imagem da marcaPublication . Souza, Rachel Motta Maia Werneck; Freire, JoãoO patrocínio esportivo é uma das atividades promocionais de marketing que mais cresceu e se desenvolveu nos últimos anos, muitos estudos apontam investimentos em mais de 21 bilhões de dólares, com isso, torna-se cada vez mais necessário compreender o impacto do patrocínio e, principalmente, os efeitos causados com a decisão de investimento em patrocínio da empresa, que nem sempre esse tipo de análise está ao alcance das empresas, com isso, esse trabalho visa compreender e contribuir para futuros estudos mais aprofundados sobre de que forma o patrocínio esportivo pode influenciar a decisão de compra do consumidor e melhorar a imagem da marca patrocinadora. Para realizar essa análise, foi selecionada a empresa de Telecomunicação brasileira Oi e a modalidade esportiva do Surfe. Dessa forma, algumas hipóteses foram levantadas para serem analisadas, as quais correspondem em testar se o grau de envolvimento do consumidor com o surfe influencia na percepção da marca patrocinadora e se é possível associar os atributos do esporte, que o consumidor possui envolvimento, com a marca. E, por fim, se a atitude, intenção de compra e satisfação do consumidor são alteradas quando ocorre o patrocínio no esporte que o consumidor possui envolvimento. O modelo de estatística escolhido para analisar essas hipóteses foi teste qui-quadrado de perason que corresponde em análise das hipóteses nula e alternativa. Com isso, um questionário foi aplicado para 169 pessoas, das quais 102 possuíam envolvimento com o surfe (praticantes e/ou expectadores). Os dados coletados foram analisados através da plataforma SAS Entrerprise Guide. Com os resultados da pesquisa, foi possível evidenciar que quando há um envolvimento do esporte com o consumidor ocorre uma maior percepção da marca patrocinadora, que para a Oi alcançar a vantagem competitiva com o patrocínio, assim como fortalecer e construir sua marca junto ao esporte patrocinado, é preciso uma maior atenção com os atributos do surfe que foram levantados para essa. Que a atitude é influenciada pelo patrocínio, mas que a intenção e a satisfação não são influenciadas pelo patrocínio, pois há fatores de maior relevância pelos consumidores que ainda são importantes para que haja a lealdade a marca, como preço, qualidade e serviço.
- A relação entre o marketing experiencial e determinantes de lealdade do consumidor no mercado bancárioPublication . OLIVEIRA, Dayane Rodrigues de; Gonçalves, MárciaEsta dissertação tem como objetivo geral analisar a relação entre o marketing experiencial e algumas das determinantes da lealdade no mercado de serviços bancários. O mercado bancário sofreu várias mudanças devido à crescente competitividade, o avanço das tecnologias e o aumento do poder de escolha, de influenciar e de intervir do consumidor, tornando-se necessário focar em novas estratégias de marketing que tenham a finalidade de criar relacionamentos lucrativos, de longo prazo e que visem a lealdade do consumidor. Com isto, o ponto central deste estudo é verificar se o marketing experiencial pode ser uma estratégia que conduza a uma maior lealdade do consumidor, no mercado de serviços bancários. No que diz respeito à metodologia, optou-se por uma pesquisa descritiva com enfoque quantitativo, sendo a recolha de dados realizada através da aplicação de um questionário online, a uma amostra não probabilística por conveniência, tendo-se alcançado 211 questionários válidos. Os principais resultados apontam para a conclusão de que existe relação entre a participação em experiências (marketing experiencial) e algumas das determinantes da lealdade, com destaque para as experiências ligadas às facilidades tecnológicas, ao ambiente interno da agência bancária e à experimentação de produtos e serviços por um determinado tempo sem custo. Concluiu-se ainda que o marketing experiencial pode ser uma estratégia que conduz a uma maior lealdade no mercado de serviços bancários.
- Follow us on…: a importância do Facebook na imagem da Polícia de Segurança Pública e no relacionamento que esta mantém com o cidadãoPublication . Neto, Luis Manuel Vilela; Freire, JoãoA palavra burocracia define todo um sistema de administração assente numa rotina inflexível, na qual os seus funcionários executam tarefas pré-definidas sujeitas a um conjunto regras e a uma hierarquia nas relações interpessoais. Muitas vezes usado com sentido pejorativo, especialmente na administração pública, tornou-se cada vez mais uma prioridade para qualquer governo, aliviar o seu pesado efeito nos serviços que o Estado presta aos cidadãos e com isso, tornar a qualidade desses serviços uma mais valia no seu relacionamento com o cidadão e na imagem que este retém do aparelho estatal. Este estudo, direcionado a uma área específica da administração estatal, tem como objetivo primordial, analisar a influência que o Facebook tem na aproximação da Polícia de Segurança Pública ao cidadão. Como tal, pretendeu-se correlacionar a interação no Facebook, entre Polícia de Segurança Pública e cidadão, e verificar se dessa relação online surgem benefícios para o relacionamento que ambos protagonizam em contexto real. O estudo foi desenvolvido com recurso a um inquérito por questionário colocado online, que pretendeu medir o relacionamento, a perceção da imagem que o cidadão tem da instituição policial, a notoriedade e a advocacia da marca. Este foi levado a cabo entre aqueles que seguem a página oficial da Polícia de Segurança Pública versus os que não seguem. Na análise aos dados foi utilizado o software Statistical Package for Social Sciences, versão 24.0, com o qual se analisou a correlação entre as variáveis atrás mencionadas com o facto de o cidadão seguir ou não a Polícia de Segurança Pública através da sua página oficial no Facebook.
- Search for charged Higgs bosons decaying via $H^{\pm} \to \tau^{\pm}\nu_{\tau}$ in the $\tau$+jets and $\tau$+lepton final states with 36 fb$^{-1}$ of $pp$ collision data recorded at $\sqrt{s} = 13$ TeV with the ATLAS experimentPublication . ATLAS collaboration (2924 authors); Aguilar Saavedra, Juan Antonio; Amor Dos Santos, Susana Patricia; Araque Espinosa, Juan Pedro; Castro, Nuno Filipe; Conde Muino, Patricia; Da Cunha Sargedas De Sousa, Mario Jose; Dias DO Vale, Tiago; Faisca Rodrigues Pereira, Rui Miguel; Fiolhais, Miguel; Galhardo, Bruno; Gomes, Agostinho; Goncalo, Ricardo; Jorge, Pedro; Machado Miguens, Joana; Maio, Amelia; Maneira, Jose; Mendes Gouveia, Emanuel Demetrio; Oleiro Seabra, Luis Filipe; Onofre, Antonio; Costa Batalha Pedro, Rute; Pereira Peixoto, Ana Paula; Santos, Helena; Saraiva, Joao; Silva, Jose Manuel; Tavares Delgado, Ademar; Veloso, Filipe; Wolters, HelmutCharged Higgs bosons produced either in top-quark decays or in association with a top-quark, subsequently decaying via H$^{±}$ → τ$^{±}$ν$_{τ}$, are searched for in 36.1 fb$^{−1}$ of proton-proton collision data at $ \sqrt{s}=13 $ TeV recorded with the ATLAS detector. Depending on whether the top-quark produced together with H$^{±}$ decays hadronically or leptonically, the search targets τ+jets and τ+lepton final states, in both cases with a hadronically decaying τ-lepton. No evidence of a charged Higgs boson is found. For the mass range of $ {m}_{H^{\pm }} $ = 90–2000 GeV, upper limits at the 95% confidence level are set on the production cross-section of the charged Higgs boson times the branching fraction $ \mathrm{\mathcal{B}}\left({H}^{\pm}\to {\tau}^{\pm }{\nu}_{\tau}\right) $ in the range 4.2–0.0025 pb. In the mass range 90–160 GeV, assuming the Standard Model cross-section for $ t\overline{t} $ production, this corresponds to upper limits between 0.25% and 0.031% for the branching fraction $ \mathrm{\mathcal{B}}\left(t\to b{H}^{\pm}\right)\times \mathrm{\mathcal{B}}\left({H}^{\pm}\to {\tau}^{\pm }{\nu}_{\tau}\right) $ .
- Relatório de Estágio ProfissionalPublication . Moura, Cláudia Sofia da Silva; Boaventura, Diana MendesO presente Relatório de Estágio Profissional I, II, III e IV reúne, antes de mais, uma identificação e contextualização dos locais de estágio, seguida de uma calendarização e um cronograma dos quatro semestres referentes aos anos letivos 2016/2017 e 2017/2018. Encontra-se dividido em quatro capítulos, mais concretamente, os relatos de estágio, as planificações, os dispositivos de avaliação e apresentação de uma proposta de Trabalho de Projeto. Relativamente ao primeiro capítulo, este é constituído por dez relatos de estágio, em que três são de atividades/aulas lecionadas por mim e os restantes sobre práticas mais significativas observadas no mesmo contexto, isto é, das educadoras/professoras ou da minha colega de estágio. No segundo capítulo, apresento oito planificações, quatro relativas à Educação Pré-Escolar e quatro ao 1.º Ciclo do Ensino Básico, de atividades/aulas realizadas durante os momentos de estágio. Nestas planificações encontram-se os componentes ou os conteúdos abordados, a duração, as estratégias empregues nas aulas e os recursos utilizados. Quanto ao terceiro capítulo, apresento a avaliação de duas propostas de atividade para as faixas etárias dos 3 e 5 anos e duas propostas de trabalho para o 1.º e 2.º ano do Ensino Básico. Foram utilizadas grelhas e gráficos circulares para a observação e análise dos grupos e turmas. No quarto e último capítulo apresento uma proposta de Trabalho Projeto, designado Praias – Um caixote do lixo? Este projeto tem como objetivo sensibilizar e aprofundar, não só conhecimentos, como também valores, para uma melhor preservação do ambiente, mais precisamente, as nossas praias. Por fim, apresento a reflexão final, no qual faço o balanço destes momentos de estágio, seguido das referências bibliográficas que utilizei para fundamentar o meu relatório.
- Atividade física como estratégia de promoção a saúde em gestantes atendidas em um centro de saúde em São Luís-MaPublication . Amaral, Suzana Portilho; Castro, Maria AntónioEste estudo tem como objetivo verificar a realização de atividade física entre gestantes atendidas em um centro de saúde em São Luís – MA, visando alertar as participantes do estudo sobre a importância da atividade física no período gestacional. Trata-se de uma pesquisa de campo, de caráter descritivo e exploratório, de abordagem quantitativa, realizado num Centro de Saúde localizado em São Luís – MA. Participaram do estudo, por meio de uma seleção amostral por conveniência, 30 pacientes gestantes que realizavam o acompanhamento pré-natal no centro de saúde pesquisado. A coleta de dados foi realizada com dois questionários: o primeiro refere-se ao aspecto sociodemográfico e gestacional e o segundo foi utilizado o questionário de Atividade Física para Gestantes – QAFG. Os resultados demonstraram que 60% das gestantes estavam com idade entre 20 a 30 anos, 56,7% eram de raça parda, 60% possuíam somente o ensino médio, 36,7% tinham união estável e 76,7% vivam com 1 a 3 salários mínimos; 40% das gestantes estavam no 3° trimestre, 56,7% já era a 2° gestação ou mais, 53,3% tinham mais de 6 consultas de pré-natal e 100% não eram tabagista e elitista. Observou-se que a maioria das gestantes estavam com sobrepeso (50%), seguido de gestantes com obesidade (26,7%), apesar que 53,3% das gestantes receberam orientações sobre a importância da prática de atividade física. Quanto aos resultados QFAG, observou-se que 50%, está classificada como atividade “leve”, mostrando que há uma prevalência de pouca atividade física durante o período gestacional. Foi realizada uma intervenção, na qual das 30 gestantes, somente 25 participaram. Verificou-se que no início da ação a maioria das gestantes estava acima do peso, com uma prevalência de atividade física reduzida durante o período gestacional. Após os três meses de intervenção, verificou-se que as gestantes ficaram mais ativas e o resultado é a diminuição de peso e uma gestação mais saudável, visto que a maioria saiu de um nível de atividade leve sedentária, para moderada e vigorosa.