ISG - Dissertações de Mestrado em Gestão do Potencial Humano
Permanent URI for this collection
Browse
Browsing ISG - Dissertações de Mestrado em Gestão do Potencial Humano by advisor "Dias, Álvaro"
Now showing 1 - 8 of 8
Results Per Page
Sort Options
- Ambiente organizacional e o comprometimento organizacional - Papel da liderança transformacional na relação entre o colaborador e a organizaçãoPublication . Semedo da Silva, Verónica; Dias, ÁlvaroA presente dissertação pretende correlacionar os conceitos de ambiente organizacional e comprometimento organizacional, tendo como intermediária a liderança transformacional e o seu papel nas organizações. No contexto do ambiente organizacional, é extremamente importante que as empresas tenham conhecimento de que é através da liderança transformacional, e de uma maior atenção às necessidades dos seus colaboradores, que conseguirão perdurar no decorrer dos tempos, resistindo às constantes mudanças, dentro e fora do ambiente organizacional, e manter os colaboradores na organização. Um bom líder é imprescindível numa organização pois mantém a sintonia entre as necessidades humanas e os objetivos das organizações, perpetuando a cultura da organização e promovendo assim o crescimento e o sucesso tanto da empresa como dos que a constituem. O desenvolvimento humano deve ser tomado pelas organizações como uma estratégia organizacional e a gestão das pessoas faz parte desse processo. Sem as pessoas não há́ organizações, por isso é de extrema importância o fator humano nas organizações.
- Condicionantes do Equilíbrio entre a Vida Profissional e Pessoal e da Satisfação Profissional O efeito mediador do comprometimento organizacionalPublication . Martins Feixeira, Carolina; Dias, ÁlvaroOs colaboradores, as suas motivações, necessidades e ambições são cada vez mais tidas em conta no contexto empresarial vivido atualmente. As organizações procuram que o ambiente vivido seja positivo e estável, para que os seus colaboradores se sintam parte da organização, e que esta se preocupa com eles e com as suas vontades. É cada vez mais importante potenciar o sentimento de comprometimento com a organização e satisfação profissional. Cabe às organizações permitirem que os seus colaboradores consigam um equilíbrio entre os papéis mais importantes da vida humana, profissional e pessoal. Para a realização deste estudo, inicialmente elaborou-se uma análise teórica baseada em conceitos e estudos já realizados, por forma a ser possível obter um enquadramento teórico que possibilitasse justificar a temática em uso. De seguida foi realizado um estudo quantitativo através de um questionário, no qual se obtiveram 262 respostas, a partir das quais se fez uma análise estatística. Apesar do que inicialmente se previa, ao propor o modelo conceptual em estudo, nem todas as afirmações foram validadas após a análise dos dados obtidos. Assim, foi possível afirmar que o ambiente organizacional afeta positivamente o comprometimento organizacional e a satisfação profissional. Contudo não se verificou qualquer impacto no equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Validou-se também o facto de existir uma relação positiva e significativa entre o comprometimento organizacional e a satisfação profissional. Porém, não se verificou uma relação significativa entre o comprometimento organizacional e o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal. Por fim, verificou-se também que o comprometimento organizacional fornece um efeito mediador entre o ambiente organizacional e a satisfação profissional, contudo não se verificou o efeito mediador do comprometimento organizacional entre o ambiente organizacional e o equilíbrio entre a vida profissional e pessoal.
- Eficácia do Coaching: O impacto do Programa BOLD para o incremento do potencial de Consultores Imobiliários da empresa Keller Williams PortugalPublication . Soares Buchartts, Edilson Pedro; Dias, ÁlvaroO presente estudo aborda a temática do uso do Coaching como o processo que visa estimular o uso de competências que existem no próprio individuo, permitindo que a autodescoberta, a confiança e o desafio a fazer mais e melhor resultem em concretizações pessoais no campo pessoal, familiar e profissional. Assim, a dissertação visa abordar sobre um método de condicionamento mental de descoberta e desenvolvimento de competências e do potencial de consultores imobiliários, para se conhecer a sua eficácia no desenvolvimento de competências dos mesmos. Para a compreensão dos fenómenos, procedeu-se à análise cuidada de documentos científicos publicados, onde se obteve as definições existentes, as ferramentas usadas, os tipos de coaching, os elementos associados ao coaching e obviamente os benefícios do coaching. O estudo focou sobre o programa de condicionamento denominado BOLD, implementado pela empresa imobiliária Keller Williams Portugal, à quem enviou-se um questionário, criado na plataforma Google Docs, destinado a uma amostra de consultores imobiliários que beneficiaram do programa BOLD. Do questionário obteve-se uma maior aproximação aos efeitos que um programa de coaching podem ter sobre os hábitos e comportamentos diários, os lucros, e a produtividade, ou seja, demonstram se o coaching é ou não eficaz no seu objecto.
- A Gestão de Carreira do imigrante em PortugalPublication . GONÇALVES DA SILVA, JAQUELINE; Dias, ÁlvaroAtualmente em Portugal existe uma enorme massa de imigrantes, de todos os cantos do mundo. Este trabalho visa uma análise, para entender o que o imigrante procura quando decide viver em Portugal. Sabemos que muito dificilmente um imigrante decide viver em outro país e não trabalhar, tendo em consideração este facto, neste estudo procura-se abordar as questões da gestão de carreira do imigrante em Portugal a tentar perceber quais são os fatores que levam a imigração, como é o comportamento do imigrante dentro das organizações a integrar na organização, quais são os fatores que fazem o imigrante a ter motivação dentro das organizações. Podemos constatar neste trabalho que a integração de imigrantes é o fator relevante no que toca a, satisfação no trabalho.
- GESTÃO DE TALENTOS E COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL – Análise de Variáveis Significativas e o seu Impacto Na Organização –Publication . Marques da Cunha, Lara Cristina; Dias, Álvaro; Lopes Moreira, Cátia IsabelEste trabalho debruça-se sobre a análise da Gestão de Talentos. Foram escolhidas as variáveis da criatividade; equilíbrio entre a vida pessoal e o trabalho, proatividade, gestão de carreira e comprometimento organizacional como fatores influentes. Na conjetura atual o mercado tem de dar resposta às exigências, as empresas procuram uma forma de se destacar da concorrência, a Gestão de Talentos é uma forma estratégica de responder a essa necessidade empresarial. O talento destaca-se como um foco estratégico e preponderante o que torna a Gestão de Talentos um meio para atingir os objetivos. Atualmente os recursos financeiros e tecnológicos não são suficientes para elevar a competição, tornando-se o capital humano o cerne estratégico, O comprometimento organizacional, refere-se à ligação psicológica do colaborador para com a empresa e revela o vínculo afetivo para com as entidades organizacionais. O objetivo é conquistar um maior comprometimento para elevar a retenção dos talentos, apenas possível às organizações que tenham no centro da sua estratégia a valorização do capital humano e por consequência uma maior implicação para o sucesso da organização. No fundo a gestão de talentos é uma metodologia que impacta na criação de proficuidade e aumenta as vantagens competitivas face ao mercado.
- Influência das Emoções na Performance do ColaboradorPublication . Andrade Barros, João Pedro; Dias, ÁlvaroA formação de uma equipa que conquiste excelentes resultados tem sido cada vez mais frequente em qualquer tipo de organização. Dessa forma, mais do que retratar o papel da influência das emoções na performance do colaborador, este artigo pretende descrever as variáveis possíveis, questões pessoais, cultura organizacional, liderança, personalidades e coeficiente da inteligência emocional, de forma que se consiga uma melhor produtividade. Sabendo que o mundo das organizações empresariais se modifica num ambiente competitivo podendo ser determinante os fatores que influenciam o género como moderador. Deste modo, podemos verificar que os resultados nos permitiram avaliar os diversos estados da emoção na área das vendas, Apesar de existirem relativamente poucas pesquisas nesta área, as emoções desempenham um papel importante nas organizações, podemos avaliar que as atitudes são vistas como papel principal nas pessoas para poderem estarem bem, são oriundas das sensações humanas e de sua posterior depuração cognitiva. O homem não tem a capacidade, em e pelo seu consciente, de ver o todo, tudo ao mesmo tempo, fortaleceu o sentimento, que pode ser a ação expressa, resultante do sentir, como um “determinativo” de apreensão de aspetos relativos ao todo, tal qual o instinto, em um primeiro momento; a intuição, em um estágio mais apurado; e a consciência – como ideia de saber, levando na área da emoção da venda valorizarem a dedicação neste projeto reforça a pesquisa de uma veneração, espirito de sacrifico, tendo o colaborador a capacidade emocional de se entregar à realização dos objetivos, o sucesso conseguido nas organizações é o espelho e resultado da dedicação, melhora a confiança permeia a vida de um indivíduo em diversos momentos e relações, com consequências que afetam, de maneira importante, tanto a sua trajetória emocional, quanto a daqueles com os quais interagem. Neste estudo a confiança é considerada como um fator de relevância para o sucesso ou insucesso de diversas relações nas organizações. Nas organizações a confiança é o reflexo do estado emocional da pessoa tanto a confiança entre os colegas quanto aquela entre indivíduos e organizações irão trazer significativos impactos para a maneira como a pessoa se relaciona, produz e como é percebida pelas demais, aportando consequências, também, para a organização.
- A Influência das Recompensas e do Ambiente Organizacional na Retenção dos ColaboradoresPublication . Nóbrega de Barros, Sara Catarina; Dias, ÁlvaroA retenção de colaboradores é um tema cada vez mais abordado tanto no mundo académico como no mundo empresarial devido ao papel que representa na atualidade. É importante destacar que de entre todos os colaboradores, existem aqueles que se considera ter mais potencial, os denominados de talentos. Para os reter deve-se apostar na atração, identificação, desenvolvimento e preservação dos mesmos. A perda de um colaborador qualificado revela-se como prejuízo, uma vez que a empresa investiu tempo e dinheiro em formações, atribuição de benefícios, entre outros. Como tal, após o recrutamento e seleção, deve-se ter em conta a retenção destes funcionários, de modo a controlar a rotatividade. O ambiente organizacional “É um conjunto de propriedades mensuráveis do ambiente de trabalho, percebidas direta ou indiretamente, pelos indivíduos que vivem e trabalham neste ambiente e que influencia a motivação e o comportamento dessas pessoas”. (Litwing e Stringer, 1968) O sistema de recompensas, independentemente do seu tipo, procura demonstrar o quanto vale um indivíduo para uma certa organização. Assim sendo, os colaboradores desejam ser recompensados de forma justa e quando a valorização é adequada, a probabilidade de atrair e reter funcionários aumenta. (Dutra e Hipólito, 2012) Nesta dissertação está presente uma revisão bibliográfica e a exploração de novas tendências sobre este tema. A metodologia empregue consistiu na realização de formulários a família, amigos e conhecidos de vários cargos ao qual permitiu a compreensão das práticas utilizadas pelas organizações para incrementar a satisfação e retenção dos seus profissionais. As conclusões obtidas, ainda que não generalizáveis, apontam a relevância das recompensas, do ambiente organizacional e principalmente do compromisso no que toca à retenção dos colaboradores.
- Retenção dos colaboradores– Uma análise das condicionantes organizacionaisPublication . Morais Ferreira, Joana Nogueira; Dias, ÁlvaroA presente dissertação pretende perceber o porquê de os colaboradores quererem ficar nas organizações. Tendo como base três variáveis (ambiente organizacional, compromisso organizacional e equilíbrio entre a vida pessoal e profissional), a fim de perceber se estas variáveis são condicionantes do abandono ou da retenção dos colaboradores. No mercado atual é indispensável que as organizações entendam melhor os seus colaboradores. É importante evoluir em relação às pessoas, porque são as pessoas que fazem a organização. Colaboradores motivados, são colaboradores mais comprometidos com a organização. Os valores, a missão e os objetivos de uma organização são pilares marcantes para o sucesso da mesma. É preciso reter e atrair colaboradores que entendam e tenham os mesmos valores e objetivos que a organização. Assim, as organizações têm colaboradores motivados e com vontade de se manterem nas organizações. É importante também perceber, que a gestão de recursos humanos tem de ser cada vez mais focada no capital humano da organização.