ESECS - Dissertações de Mestrado
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Browsing ESECS - Dissertações de Mestrado by advisor "Alves, João Emílio"
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- As associações desportivas e artísticas como espaços promotores do desenvolvimento e inclusão de crianças e jovens em risco. Um campo de intervenção para o Serviço SocialPublication . Vieira, Francisca de Figueiredo; Alves, João EmílioO presente trabalho pretende estudar o impacto e a influência que as associações desportivas e/ou artísticas têm na vida de crianças e jovens, particularmente daquelas que se encontram em situação de risco, e se a inserção do serviço social nesta área poderá melhorar a situação vivida por estas famílias. Para isso, optámos por dois tipos de metodologia. Na qualitativa, o instrumento de recolha de dados selecionado foi a entrevista semi-diretiva, tendo sido entrevistados 10 pessoas das principais áreas deste estudo, nomeadamente 3 assistentes sociais, 3 professores, 2 dirigentes e 2 treinadores, estes quatro últimos pertencentes às associações que aceitaram participar no estudo e enviar o inquérito por questionário online às famílias que integram a associação. O território em estudo localiza-se na vila de Salvaterra de Magos, Santarém, Portugal. Este inquérito por questionário foi o segundo instrumento de recolha de dados selecionado, neste caso uma metodologia quantitativa. As duas associações que aceitaram participar foram a Associação Grupo de Dança Dream Dancing e o Clube de Trampolins de Salvaterra. Com este estudo foi possível confirmar a importância do desporto e das artes na vida das crianças e jovens que as praticam, bem como o impacto que têm no seu desenvolvimento biopsicossocial. Além disso, comprovou-se também a importância da inserção do serviço social nesta área que ainda pouco ou nada está desenvolvida, e que seria fundamental a sua inserção neste campo, para bem das crianças, jovens e também das associações e da própria sociedade.
- Comunidade surda idosa em Portugal: necessidades, preocupações e expectativas face ao futuroPublication . Coelho, Dina Melissa da Silva; Alves, João Emílio; Sousa, Susana Barbosa deEste trabalho surgiu essencialmente por motivos pessoais e profissionais, porque sou filha de pais surdos, intérprete de língua gestual portuguesa, e pelo facto de acompanhar as lutas da comunidade surda pela inclusão e acessibilidade desde sempre. A questão de não existir uma resposta social para idosos que inclua devidamente idosos surdos é uma questão debatida há anos e que até hoje não chegou a nenhum consenso. Daí a importância da questão de partida deste trabalho, a qual passa por conhecer quais as necessidades, preocupações e expectativas face ao futuro da comunidade surda idosa em Portugal, procurando-se, com este estudo, contribuir para uma necessária reflexão a respeito desta problemática, incluindo algumas possíveis soluções. Para esta investigação e, especificamente no plano teórico, foi dada particular importância aos conceitos de comunicação, língua gestual portuguesa, envelhecimento e institucionalização. Relativamente à metodologia, a opção recaiu na utilização de uma estratégia metodológica de natureza qualitativa, centrada na utilização da técnica da entrevista, enquanto instrumento de recolha de dados, e um grupo focal. Inclui a perspetiva de alguns surdos idosos mas também dos seus filhos, que sentem estas preocupações, bem como a de várias entidades com preocupações sobre o assunto e que operam no terreno em torno da comunidade surda. Os resultados apurados com esta pesquisa sugerem a necessidade de insistir na discussão desta temática, dado que, como demonstrado, ainda se verifica no nosso país uma desadequação e insuficiência de serviços adequados para esta população com características tão específicas, pelo que o acompanhamento por parte dos filhos e outros cuidadores é ainda essencial.
- Desenvolvimento de competências sociais no cuidador informalPublication . Paixão, Cláudia dos Santos Catela Daniel; Alves, João EmílioO cuidador informal tem nos últimos anos ganho visibilidade em inúmeras investigações. No entanto, não foram encontrados registos em Portugal relativamente às competências do cuidador informal e a forma como a exposição a um programa de informação o pode influenciar. Desta forma, foi desenvolvido o presente estudo no âmbito do desenvolvimento de competências no cuidador informal, recorrendo à metodologia de investigação ação. A estratégia metodológica utilizada na componente da ação (característica basilar na metodologia selecionada) consistiu na realização de um conjunto de sessões em contexto de domicílio com os cuidadores informais. Pretendeu-se com esta estratégia expor os cuidadores a um conjunto de informações e intervenções planeadas de acordo com as suas necessidades. Durante o estudo foram utilizados instrumentos de recolha de dados de natureza quantitativa e qualitativa. Salientamos ainda que em contexto de domicílio, foram também utilizadas outras estratégias e técnicas de desenvolvimento de competências sociais que permitiram complementar a informação a que os cuidadores foram expostos. Os instrumentos referidos anteriormente foram utilizados numa população de seis cuidadores provenientes do distrito de Portalegre. Após a realização do estudo foi possível verificar que as visitas domiciliárias são uma estratégia de ação que influenciam o desenvolvimento de competências sociais no cuidador informal, a informação adequada ao cuidador influencia o conhecimento dos cuidadores informais relativamente ao ato de cuidar, os cuidadores informais que têm redes familiares apresentam uma maior resiliência, o desenvolvimento de competências sociais influencia a sobrecarga no cuidador informal, que o aumento da resiliência influencia os níveis de sobrecarga nos cuidadores informais e que os cuidadores informais que identificam e gerem as emoções apresentam menor sobrecarga.
- Formação profissional e qualidade nas IPSS(s): um estudo comparativoPublication . Queiroz, Maria de Fátima Ribeiro; Alves, João EmílioAs Instituições Particulares de Solidariedade Social são organizações que possuem um papel social bastante importante na sociedade portuguesa, através do seu trabalho na ação social. Para que o seu trabalho seja efetuado com qualidade é imprescindível a formação dos seus colaboradores. É neste contexto que se realizou esta investigação, com o objetivo principal de perceber qual o impacto da formação profissional na qualidade dos serviços prestados nas IPSS. Ou seja, se a formação tem um impacto positivo, ou não, nos serviços prestados à população idosa através destas entidades. Para alcançar este objetivo iniciou-se este trabalho com a definição dos diversos conceitos inerentes a estas organizações. Para perceber o real impacto da qualidade nas IPSS, aplicou-se um questionário aos colaboradores de três instituições e uma entrevistas às diretoras técnicas e aos representantes dos órgãos gestores destas. No final deste trabalho, conclui-se que a formação profissional tem um impacto na qualidade dos serviços prestados nestas entidades de forma positiva. Ao apostar no aumento das competências dos colaboradores, os serviços são administrados adequadamente, tornando estas instituições mais sustentáveis.
- Os idosos da vila de Avis e a ocupação dos tempos livresPublication . Correia, Tiago Vicente Batista Calhau; Silva, Ana Isabel Mateus da; Alves, João EmílioNesta dissertação apresenta-se um estudo de caso em que se discutem e refletem, a forma de ocupação dos tempos livres dos idosos da Vila de Avis. O envelhecimento é considerado numa perspetiva multifacetada, afetando o indivíduo a nível não só biológico, como intelectual e social. A forma como o processo de envelhecimento é encarado por cada indivíduo será assim um ponto fulcral, designadamente através do assumir de um conjunto de atitudes que podem favorecer (ou não) uma expectativa de vida ativa. As normas, valores e critérios da sociedade que o indivíduo possui condicionam adicionalmente o modo como a pessoa idosa perceciona a última etapa da sua vida, e o modo como é capaz de transformar vulnerabilidades em oportunidades de crescimento. Após a entrada na reforma as pessoas idosas são colocadas face a face com inúmeras situações que potenciam o crescimento de um sentimento de vulnerabilidade, muitas vezes percebido e não real. Este quadro conduz à inatividade, contraproducente à expectativa desejável de um envelhecimento bem-sucedido. As pessoas idosas demonstram interesse pela ocupação dos tempos livres que não demostravam, outras gerações de idosos, este interesse, transmite uma imagem de vitalidade para todos os que as rodeiam. Embora o acesso à prática regular de atividades ocupacionais seja uma experiência nova para alguns indivíduos desta faixa etária, é inegável que pode representar um fator importante para viabilizar a concretização de realizações pessoais que de outra forma seriam de concretização mais complexa.
- A interdisciplinaridade no cuidar : perceção dos profissionais das equipas de cuidados continuados integrados - unidade de cuidados continuados integrados Manuel Fanha Vieira - provedorPublication . Palmeiro, Inês Dias; Alves, João Emílio; Silva, Ana Isabel Mateus daA perspetiva contemporânea sobre o processo saúde-doença assenta na premissa de que o mesmo é influenciado pelas diferentes dimensões do ser humano (biológica, psicológica e social). Esta visão holística – pressuposta no modelo biopsicossocial – reforça a necessidade de uma intervenção interdisciplinar no âmbito dos serviços sociais e de saúde, particularmente pelas melhorias dos resultados em saúde que podem advir mediante a atuação conjunta e a integração de conhecimentos de profissionais de diferentes áreas disciplinares, o que requer relações comunicacionais eficazes entre todos os intervenientes. Assim, evidencia-se a implementação da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados, que surge em Portugal, em 2006, com um novo paradigma na prestação de cuidados integrados, enfatizando os princípios da multidisciplinaridade e interdisciplinaridade. A investigação revela a perceção dos profissionais da Unidade de Média Duração e Reabilitação da Unidade de Cuidados Continuados Integrados Manuel Fanha Vieira - Provedor acerca da interdisciplinaridade no cuidar. Os resultados principais apontam a existência de alguma dificuldade na definição do conceito embora se denotem noções claras relativamente à premência de uma abordagem holística, multidisciplinar e integrada na saúde – essencialmente devido às repercussões benéficas na recuperação dos utentes e na organização do trabalho individual – e às condições/princípios necessários para a sua prática
- Um olhar aos direitos das crianças e dos jovens no concelho de Ponte de SorPublication . Pinto, Ana Sofia Garcia; Alves, João Emílio; Proença, AdelaideA promoção dos direitos das crianças e jovens é um compromisso que exige a proteção e a defesa para com as crianças e jovens de todo o mundo. Devemos olhar para a promoção dos direitos das crianças e jovens como uma missão, em que todos nós devemos proteger e defender, num mundo atual que se encontra cada vez mais individualista e indiferente a prioridades e a valores. É desta forma que surge o Projeto Adélia, com a ambição de criar um Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens abrangendo a temática da parentalidade positiva, neste caso em particular no concelho de Ponte de Sor, distrito de Portalegre. A temática da parentalidade positiva surgiu neste plano, face à tipologia das problemáticas com maior incidência, atendendo ao facto de as crianças e jovens estarem expostas a situações no ambiente familiar, negligente e disruptivo que compromete o seu bem-estar e com sérias consequências ao seu desenvolvimento pleno, principalmente condutas assumidas pelos próprios jovens que os colocam em perigo e aos outros, evidenciando a necessidade premente de atuação preventiva na educação parental positiva. Este plano tem como objetivo geral, apoiar a parentalidade positiva, como a promoção dos direitos das crianças e jovens, e como objetivos específicos, implementar medidas de combate às problemáticas diagnosticadas, de forma planificada e integrada, de modo a promover os direitos e proteger as crianças e jovens em perigo, do concelho de Ponte de Sor, garantindo o seu bem-estar, desenvolvimento pleno e felicidade. O plano foi estruturado a partir de um diagnóstico, com a participação não só da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) local de Ponte de Sor, mas também da rede social municipal, da comunidade e das crianças e jovens, reconhecendo o seu estatuto de cidadania. O diagnóstico surgiu através de um questionário organizado por três grupos: crianças, jovens e famílias, ao qual responderam 302 crianças correspondendo a uma taxa de resposta de 41% aproximadamente; 479 jovens, correspondendo a 56% aproximadamente, de taxa de reposta, e por último, 313 famílias do concelho. Em função das problemáticas identificadas com maior incidência, como a existência de situações de ambiente familiar disruptivo, negligente comprometendo o bem-estar das crianças e jovens, foram estabelecidos eixos de intervenção, de forma a dar continuidade à defesa e garantia dos direitos das crianças e jovens deste concelho.
- Processos e práticas de avaliação de centros novas oportunidades: o caso do CNO da escola secundária Gabriel PereiraPublication . Silva, Carmem Sofia Ravasqueira da; Alves, João EmílioA presente investigação assentou na temática da Educação e Formação de Adultos, nomeadamente no processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. Sob a configuração metodológica de um estudo de caso, teve como objeto de estudo o Centro Novas Oportunidades da Escola Secundária Gabriel Pereira. Neste trabalho de investigação procurou-se não só analisar os resultados em matéria de satisfação pessoal e profissional, decorrentes da realização de um processo de RVCC, manifestados pelos diferentes intervenientes (adultos certificados, famílias e entidades empregadoras de adultos certificados e equipa técnico-pedagógica) como também, compreender até que ponto a avaliação do processo permite consubstanciar esses mesmos resultados. Ao longo de toda a pesquisa foi definida uma estratégia metodológica que permitiu combinar uma variedade de métodos, incluindo técnicas de natureza quantitativa e qualitativa. Com o desenvolvimento desta investigação foi possível concluir que os resultados alcançados pelos adultos certificados são, do ponto de vista dos diferentes participantes, mais positivos no domínio da satisfação pessoal comparativamente à dimensão profissional, corroborando, aliás, outros estudos dirigidos à mesma problemática.
- O trabalho interinstitucional na CPCJ de Elvas. modalidades de cooperação e constrangimentos: um estudo de casoPublication . Cortes, Sandra Isabel Santos Ventura; Alves, João EmílioNa presente dissertação discute-se as modalidades de cooperação que intervêm nas Comissões de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) e procura-se aferir os constrangimentos que se colocam à intervenção das entidades de primeira linha, tendo como estudo de caso a CPCJ de Elvas, cuja articulação interinstitucional se pretende fomentar e/ou fortalecer. A questão de partida desta investigação surge formulada da seguinte forma: “Que modalidades de cooperação e constrangimentos se colocam ao trabalho dos profissionais envolvidos na modalidade alargada da CPCJ de Elvas?”, tendo como enfoque central a identificação das modalidades de cooperação e dos constrangimentos associados ao trabalho dos profissionais. Do ponto de vista metodológico, a realização deste estudo assentou numa abordagem metodológica de natureza qualitativa, com recurso à entrevista semidiretiva como técnica de recolha de dados central junto de uma amostra de técnicos membros da modalidade alargada da CPCJ de Elvas, a par da consulta de um conjunto de documentos internos à CPCJ analisada, bem como de outras fontes documentais inerentes à problemática de fundo que serviu de enquadramento à investigação. O processo de investigação permitiu constatar a existência de constrangimentos significativos, tendo em conta as modalidades de cooperação associados ao trabalho interinstitucional, dando a conhecer dificuldades e lacunas através da perceção dos técnicos membros da comissão Alargada envolvidos no estudo. Constatou-se, também, a fraca articulação entre as várias entidades, no âmbito das práticas profissionais relativamente à prevenção e promoção das crianças e jovens em risco. Paralelamente aos dados apurados a respeito das duas dimensões de análise centrais na pesquisa, isto é, as modalidades de cooperação e os constrangimentos e dificuldades, apresenta-se um conjunto de sugestões que visam melhorar a articulação interinstitucional, promovendo o sentido de compromisso entre as modalidades de cooperação e a CPCJ de Elvas, visando o fomento de respostas antecipadas, adequadas e eficazes, aos problemas que se colocam no âmbito da promoção e proteção de crianças e jovens em risco.