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- Instalação e manutenção de equipamentos na indústria farmacêuticaPublication . Moreira, Eduardo António da Silva; Borrego, Luís Filipe PiresO presente Relatório de Estágio tem como objetivo descrever o trabalho desenvolvido pelo aluno durante o estágio curricular do Mestrado em Engenharia Mecânica, na Área de Especialização em Construção e Manutenção de Equipamentos Mecânicos do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra. O estágio foi desenvolvido na Indústria Farmacêutica – Bluepharma, que tem como princípio desenvolvimento, fabricação e comercialização de medicamentos. O estágio é visto como uma oportunidade de aplicação, consolidação e desenvolvimento de conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica. Mais que otimizar conhecimentos, o estágio proporciona ao aluno o primeiro contacto com o mundo de trabalho, bem como com outros colaboradores, permitindo desenvolver competências e integração numa equipa de trabalho – que deve ser tida como parte fulcral para o bom funcionamento, a fim de trabalharem para o mesmo objetivo. No decorrer do estágio, surgiu a oportunidade de o aluno integrar a Equipa de Manutenção, para o surgimento da nova unidade industrial de Eiras, destinado à produção de “medicamentos potentes” - medicação oncológica. O estágio incidiu, portanto, na instalação e manutenção de equipamentos de última geração. Para além do supracitado, o aluno teve oportunidade de suportar o posicionamento dos equipamentos nas salas que estão destinados, suporte no arranque e comissionamento do equipamento, criar planos de manutenção para os diversos equipamentos (SOPS), análise de P&Ids, elaboração de listas de peças de reserva e apoio a técnicos de instalação. Foram ainda elaborados pelo aluno, planos de manutenção semanais, acompanhamento de empresas externas, deteção de fugas de ar comprimido, integração na paragem anual – semana 52 destinados a intervenções mais complexas. Gestão de consumíveis e/ou peças de reserva em SAP PM, fez também parte do trabalho do aluno, enquanto estagiário.
- Um olhar aos direitos das crianças e dos jovens no concelho de Ponte de SorPublication . Pinto, Ana Sofia Garcia; Alves, João Emílio; Proença, AdelaideA promoção dos direitos das crianças e jovens é um compromisso que exige a proteção e a defesa para com as crianças e jovens de todo o mundo. Devemos olhar para a promoção dos direitos das crianças e jovens como uma missão, em que todos nós devemos proteger e defender, num mundo atual que se encontra cada vez mais individualista e indiferente a prioridades e a valores. É desta forma que surge o Projeto Adélia, com a ambição de criar um Plano Local de Promoção e Proteção dos Direitos das Crianças e Jovens abrangendo a temática da parentalidade positiva, neste caso em particular no concelho de Ponte de Sor, distrito de Portalegre. A temática da parentalidade positiva surgiu neste plano, face à tipologia das problemáticas com maior incidência, atendendo ao facto de as crianças e jovens estarem expostas a situações no ambiente familiar, negligente e disruptivo que compromete o seu bem-estar e com sérias consequências ao seu desenvolvimento pleno, principalmente condutas assumidas pelos próprios jovens que os colocam em perigo e aos outros, evidenciando a necessidade premente de atuação preventiva na educação parental positiva. Este plano tem como objetivo geral, apoiar a parentalidade positiva, como a promoção dos direitos das crianças e jovens, e como objetivos específicos, implementar medidas de combate às problemáticas diagnosticadas, de forma planificada e integrada, de modo a promover os direitos e proteger as crianças e jovens em perigo, do concelho de Ponte de Sor, garantindo o seu bem-estar, desenvolvimento pleno e felicidade. O plano foi estruturado a partir de um diagnóstico, com a participação não só da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) local de Ponte de Sor, mas também da rede social municipal, da comunidade e das crianças e jovens, reconhecendo o seu estatuto de cidadania. O diagnóstico surgiu através de um questionário organizado por três grupos: crianças, jovens e famílias, ao qual responderam 302 crianças correspondendo a uma taxa de resposta de 41% aproximadamente; 479 jovens, correspondendo a 56% aproximadamente, de taxa de reposta, e por último, 313 famílias do concelho. Em função das problemáticas identificadas com maior incidência, como a existência de situações de ambiente familiar disruptivo, negligente comprometendo o bem-estar das crianças e jovens, foram estabelecidos eixos de intervenção, de forma a dar continuidade à defesa e garantia dos direitos das crianças e jovens deste concelho.
- Os Direitos das Crianças no concelho do Crato, na opinião das crianças, dos adolescentes e dos seus familiaresPublication . Delgado, Carolina Cravo; Martins, Maria José D.; Proença, AdelaideEsta dissertação teve como objetivo principal verificar em que medida os direitos das crianças são respeitados e implementados no concelho do Crato, segundo as perspetivas e opiniões das próprias crianças, dos adolescentes e das suas famílias, tendo por referência a CDC (Convenção dos Direitos das Crianças), aprovada pela Organização das Nações Unidas em 20 de novembro de 1989 (UNESCO, 2019). Por forma a cumprir este objetivo, foi utilizada, como ferramenta de diagnóstico, o questionário. Assim, foram aplicados três questionários a diferentes públicos – crianças, adolescentes e famílias, através da colaboração da CPCJ do Crato e das escolas deste concelho. Os distintos questionários foram aplicados às crianças e adolescentes em sede escolar e o das famílias foi respondido com recurso à plataforma Microsoft Teams, tendo sido abrangidas 66 crianças do 1º e 2º ciclos de escolaridade, 51 jovens do 3º ciclo de escolaridade e do ensino secundário, e 59 adultos, todos familiares das crianças e jovens envolvidos nesta investigação. Através da aplicação dos questionários, os resultados permitiram concluir que, de forma geral, os direitos das crianças encontram-se a ser cumpridos e são respeitados pelos elementos que compõem a comunidade do Crato, apesar dos direitos associados à participação e à segurança serem menos alcançados que os restantes.
- Os Direitos das Crianças: uma perspetiva sob o olhar das crianças e jovens do concelho de ElvasPublication . Severino, Sara Sofia Catalão; Martins, Maria José D.; Proença, AdelaideA Convenção sobre os Direitos da Criança de 1989 é o documento internacional de caráter legal que veio dar voz à criança e ao seu superior interesse, detalhando os direitos das mesmas, assim como as obrigações da sociedade e dos Estados que a ratificam. A presente dissertação elaborada no âmbito do projeto Adélia promovido pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens, tem, portanto, como principal objetivo analisar em que medida os direitos das crianças explícitos na Convenção de 1989 são respeitados e implementados no concelho de Elvas, segundo as perspetivas e opiniões das próprias crianças, dos adolescentes e dos profissionais que trabalham em entidades com competência em matéria de infância e juventude neste concelho. Esta investigação desenrolou-se de acordo com uma metodologia quantitativa através de inquéritos por questionário. Foram aplicados três questionários a diferentes públicos-alvo, dando origem a três estudos, envolvendo crianças, adolescentes e entidades com competência em matéria de infância e juventude. Os resultados revelam que, embora estejam a ser assegurados grande parte dos direitos, existem alguns por consolidar, mostrando assim que, à semelhança do que acontece no mundo atual, há ainda um longo caminho a percorrer no que diz respeito à salvaguarda da plenitude dos direitos das crianças no concelho estudado.
- Plano de Marketing para a empresa HIMEVPublication . Vara, Cecília Maria dos Reis Costa Faro; Lopes, Jorge Manuel Neves GomesEste projeto teve como finalidade definir um Plano de Marketing para a empresa Himev, empresa no setor do agronegócio no Brasil, tendo como atividade a fabricação de equipamentos de trituração vegetal. O foco foi no conhecimento, quanto mais informação relevante for transformada em conhecimento melhor se pode definir um plano de marketing que permita estabelecer relações duradoiras que transmitam confiança no momento da tomada de decisão, mesmo no mercado B2B. O método utilizado para se alcançar os objetivos foi começar por uma revisão da literatura que apoiasse na elaboração de estratégias, numa segunda fase uma análise ao contexto onde esta está inserida com o apoio de várias ferramentas de análise para identificar oportunidades e forças a serem utilizadas na definição de estratégias, bem como a identificação de fraquezas e ameaças a mitigar. E por último foi feito um Diagnóstico de Gestão do conhecimento à empresa para saber como este era gerido. Tendo por base toda a informação recolhida foi possível delinear uma estratégia, através de um conjunto de ações que permitirão à empresa estabelecer uma relação mais próxima com várias partes interessadas, criando sinergias que permitam serem percecionadas como especialistas pelos potenciais clientes, criando assim a sua confiança e lealdade. Este plano de marketing vai permitir que a empresa possa, seguindo a estrutura do plano, planear as suas estratégias atempadamente para que não haja falhas, implementá-las e avaliá-las para as ir adaptando de forma a obter os melhores resultados possíveis, crescendo de forma sustentada.
- Alojamento Local em Portugal: o conhecimento e a utilização no revenue management pelos gestores e titularesPublication . Alves, José Miguel Gaspar Correia; Mota, Luís Cândido; Moraes, MichelleAtualmente, o Alojamento Local é considerado como uma modalidade de alojamento mobilado para turistas no âmbito temporário, permitindo um elo de ligação entre turistas e as tradições culturais, bem como o melhoramento das cidades e nas zonas rurais. Ao abordar esta modalidade, decidiu-se enquadrar como estudo, a sua exploração no revenue management, de forma a permitir como objetivo a validação do seu conhecimento, afim de aplicar uma eventual metodologia de gestão, constituindo como um fator na melhoria na performance, bem como na sua eficácia, e, inclusive na sustentabilidade da gestão do turismo. A partir do procedimento deste presente estudo, foi aplicado uma análise de conteúdo em termos metodológicos, com base na recolha de informação e na respetiva observação por parte dos gestores e titulares de Alojamento Local, mencionando o seu conhecimento abordado ao revenue management. A recolha dessa mesma, obteve-se através de entrevistas semiestruturadas, de forma a constituir um espaço de abertura de transmissão do conhecimento pelos entrevistados. Os resultados à qual foi dado maior ênfase, foram aqueles em que os entrevistados mostraram interesse no revenue management, enquanto tema, principalmente pelos instrumentos e respetivos indicadores fulcrais no revenue management, na aplicação das métricas, bem como, a possibilidade de utilização dos KPI’S específicos para o alojamento local e, na abordagem do competitive set respeitante às métricas. A partir deste estudo, conclui-se a existência de algumas tendências, nomeadamente na introdução de KPI´S específicos no revenue management do Alojamento Local, para que possamos eventualmente concretizar uma nova metodologia de gestão, enquadrando-se no âmbito do revenue, assim como na abertura de novas investigações respeitante a este tema ou, na criação de um software para os gestores ou titulares de Alojamento Local.