Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Alojamento Local em Portugal: o conhecimento e a utilização no revenue management pelos gestores e titulares

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

Atualmente, o Alojamento Local é considerado como uma modalidade de alojamento mobilado para turistas no âmbito temporário, permitindo um elo de ligação entre turistas e as tradições culturais, bem como o melhoramento das cidades e nas zonas rurais. Ao abordar esta modalidade, decidiu-se enquadrar como estudo, a sua exploração no revenue management, de forma a permitir como objetivo a validação do seu conhecimento, afim de aplicar uma eventual metodologia de gestão, constituindo como um fator na melhoria na performance, bem como na sua eficácia, e, inclusive na sustentabilidade da gestão do turismo. A partir do procedimento deste presente estudo, foi aplicado uma análise de conteúdo em termos metodológicos, com base na recolha de informação e na respetiva observação por parte dos gestores e titulares de Alojamento Local, mencionando o seu conhecimento abordado ao revenue management. A recolha dessa mesma, obteve-se através de entrevistas semiestruturadas, de forma a constituir um espaço de abertura de transmissão do conhecimento pelos entrevistados. Os resultados à qual foi dado maior ênfase, foram aqueles em que os entrevistados mostraram interesse no revenue management, enquanto tema, principalmente pelos instrumentos e respetivos indicadores fulcrais no revenue management, na aplicação das métricas, bem como, a possibilidade de utilização dos KPI’S específicos para o alojamento local e, na abordagem do competitive set respeitante às métricas. A partir deste estudo, conclui-se a existência de algumas tendências, nomeadamente na introdução de KPI´S específicos no revenue management do Alojamento Local, para que possamos eventualmente concretizar uma nova metodologia de gestão, enquadrando-se no âmbito do revenue, assim como na abertura de novas investigações respeitante a este tema ou, na criação de um software para os gestores ou titulares de Alojamento Local.
Currently, Local Lodging is considered a form of furnished accommodation for tourists on a temporary basis, allowing a link between tourists and cultural traditions and improving cities and rural areas. In addressing this form of accommodation, it was decided to frame its exploration in revenue management in order to validate its knowledge, order to apply a possible management methodology, constituting a factor in improving performance, efficiency, and even the sustainability of tourism management. Based on the procedure of this study, a content analysis was applied in methodological terms, based on the collection of information and the respective observation by managers and owners of Local Lodging, mentioning their knowledge of revenue management. The collection of this information was obtained through semi-structured interviews, in order to provide a space for the transmission of knowledge by the interviewees. The results that were given greater emphasis were those in which the interviewees showed interest in revenue management as a topic, mainly in the instruments and critical indicators in revenue management, in the application of metrics, as well as the possibility of using specific KPIs for Local Lodging and in addressing the competitive set concerning metrics. From this study, some trends were identified, particularly in the introduction of particular KPIs in the revenue management of Local Lodging, so that a new management methodology can be developed within the scope of revenue, as well as the opening of new research on this topic or the creation of software for managers or owners of Local Lodging.

Description

Keywords

Revenue management Alojamento local Conhecimento KPI´S Competitive-set

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License