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Desenvolvimento de competĂȘncias sociais no cuidador informal

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Abstract(s)

O cuidador informal tem nos Ășltimos anos ganho visibilidade em inĂșmeras investigaçÔes. No entanto, nĂŁo foram encontrados registos em Portugal relativamente Ă s competĂȘncias do cuidador informal e a forma como a exposição a um programa de informação o pode influenciar. Desta forma, foi desenvolvido o presente estudo no Ăąmbito do desenvolvimento de competĂȘncias no cuidador informal, recorrendo Ă  metodologia de investigação ação. A estratĂ©gia metodolĂłgica utilizada na componente da ação (caracterĂ­stica basilar na metodologia selecionada) consistiu na realização de um conjunto de sessĂ”es em contexto de domicĂ­lio com os cuidadores informais. Pretendeu-se com esta estratĂ©gia expor os cuidadores a um conjunto de informaçÔes e intervençÔes planeadas de acordo com as suas necessidades. Durante o estudo foram utilizados instrumentos de recolha de dados de natureza quantitativa e qualitativa. Salientamos ainda que em contexto de domicĂ­lio, foram tambĂ©m utilizadas outras estratĂ©gias e tĂ©cnicas de desenvolvimento de competĂȘncias sociais que permitiram complementar a informação a que os cuidadores foram expostos. Os instrumentos referidos anteriormente foram utilizados numa população de seis cuidadores provenientes do distrito de Portalegre. ApĂłs a realização do estudo foi possĂ­vel verificar que as visitas domiciliĂĄrias sĂŁo uma estratĂ©gia de ação que influenciam o desenvolvimento de competĂȘncias sociais no cuidador informal, a informação adequada ao cuidador influencia o conhecimento dos cuidadores informais relativamente ao ato de cuidar, os cuidadores informais que tĂȘm redes familiares apresentam uma maior resiliĂȘncia, o desenvolvimento de competĂȘncias sociais influencia a sobrecarga no cuidador informal, que o aumento da resiliĂȘncia influencia os nĂ­veis de sobrecarga nos cuidadores informais e que os cuidadores informais que identificam e gerem as emoçÔes apresentam menor sobrecarga.
The informal caregiver has in recent years gained visibility in numerous investigations. However, records were not found in Portugal towards the skills of the informal caregiver and how exposure to an information program can influence him. So the present study was developed within the framework of skills development in the informal caregiver, using action research methodology. The methodological strategy used in the action component (basic feature of the selected methodology) consisted of a set of sessions at home context with informal caregivers. It is intended with this strategy to expose caregivers to a planned set of information and interventions according to their needs. During the study we used instruments of quantitative data collection quantitative and qualitative. We point out that in home context, were also used other strategies and social skills development techniques that allowed to add the information that caregivers were exposed. The instruments mentioned above were used in a population of six caregivers from the Portalegre district. After the study we found that home visits are an action strategy that influence the development of social skills in the informal caregiver, adequate information to the caregiver influences the knowledge of informal carers regarding the act of caring, informal caregivers who have family networks have increased resilience , the development of social skills influences the overload on informal caregiver which influences the overload levels in informal caregivers and informal caregivers who identify and manage emotions have lower overhead.

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Keywords

Cuidador Informal CompetĂȘncias Sociais Programa de Visitas DomiciliĂĄrias Informal Caregiver Social Skills home visits program

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