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- Estudo experimental da furação de aços inoxidáveis austeníticos e duplex com brocas de 2 e 3 gumesPublication . Marouvo, João Vasco Ramos; Simões, Fernando António Gaspar; Ferreira, Pedro Miguel SoaresDevido à interseção de três arestas de corte num ponto, as brocas de três gumes são caraterizadas por uma estabilidade superior, que resulta numa ótima precisão e acabamento. É neste sentido que se pretende realizar uma análise comparativa com as brocas de dois gumes na furação de alguns das ligas metálicas mais difíceis de maquinar. Neste estudo, o desempenho das brocas de dois e três gumes de corte foi avaliado na furação dos aços inoxidáveis austeníticos e duplex, quando utilizados os sistemas de refrige ração via externa a abaixa pressão e via interna a alta pressão. A avaliação do desempenho para as diferentes condições de trabalho foi conseguida através da aplicação de estratégias distintas, como a observação do desgaste, rugosidade superficial, tolerância dos furos, análise de vibração e formação de aparas. Os resultados obtidos demonstraram que as brocas com três gumes de corte produzem furos com um acabamento e tolerâncias dimensionais superiores, quando comparadas com brocas de dois gumes. No entanto, apesar de possuírem melhores características de um ponto de vista de qualidade, a brocas de três gumes tiveram dificuldade em manter a integridade das arestas de corte, face à sua construção mais compacta. O fator mais importante para aumentar o número de furos realizados é a utilização de refrigeração interna de alta pressão. Para os testes com refrigeração externa, o AISI 304 tem um comportamento pior do que o aço inoxidável duplex, devido à maior suscetibilidade à formação de aparas aderentes e ao encruamento. A deterioração da ferramenta manifestou-se principalmente na forma de lascamento não uniforme para a refrigeração externa e desgaste de flanco uniforme para a refrigeração interna. Deste modo, na escolha entre brocas de dois e três gumes deve ser tida em conta a relação entre qualidade e produtividade que cada uma das ferramentas oferece.
- Mendelssohn, Mozart, Beethoven - ORQUESTRA ACADÉMICA METROPOLITANAPublication . Leitão, Rui Campos; Burfin, Jean-Marc; Martins, ArmandoBrochura de sala do concerto realizado pela Orquestra Académica Metropolitana a 25 de Março de 2022 no AUDITÓRIO da REITORIA da UNIVERSIDADE NOVA de LISBOA no âmbito da Temporada 2021/2022 da Metropolitana. O programa do concerto foi incluído nas comemorações dos 30 anos da Metropolitana, tendo como solista ex-aluno da ANSO - Armando Martins (Trompa). O programa do concerto foi preenchido com obras de Mendelssohn, Mozart e Beethoven. O concerto foi dirigido pelo Maestro Jean-Marc Burfin, Maestro Titular da Orquestra Académica Metropolitana.
- Caracterização de tornos CNC multi-eixos e fabrico de peças complexas na empresa RRMPPublication . Parente, Rui Daniel Correia; Simões, Fernando António GasparO presente relatório descreve as atividades desenvolvidas pelo autor na empresa RRMP – Metalomecânica de precisão no contexto de estágio curricular, para obtenção de grau mestre em engenharia mecânica. A RRMP tem como principal atividade o fabrico de componentes mecânicos com recurso a tecnologia e maquinação CNC. O torneamento é uma das várias tecnologias de fabrico na indústria atual, como tal, é sobre este tema que este relatório recai com maior incidência. São abordados assuntos como o torneamento em geral, a evolução das máquinas de torneamento CNC e as suas cinemáticas, as operações mais utilizadas no torneamento bem como as ferramentas de corte, parâmetros de corte e programação CNC. São também caracterizadas, com maior detalhe, as máquinas de torneamento CNC da empresa, e são descritos processos como a elaboração de um setup num torno CNC de 11 eixos, introdução de um novo torno CNC na empresa e o fabrico de uma peça neste novo equipamento. O objetivo deste estágio recai na integração do autor no mundo de trabalho acompanhando de perto as atividades desenvolvidas em todos os setores, em especial no torneamento, e, assim, consolidar conhecimentos na área da maquinação CNC
- Famílias de crianças com perturbações do desenvolvimento. Importância das Redes FormaisPublication . Cachapa, Vera Maria Pinheiro; Panaças, Luísa; Rosário, Carlos doEste estudo tem como tema Famílias de Crianças com Perturbações do Desenvolvimento, a importância das redes formais. As famílias de pessoas com Perturbações do Desenvolvimento vivenciam diariamente dificuldades que se agravam quando não existem os apoios necessários. Os motivos que nos levaram a escolher este tema prendem-se com a importância que atribuímos a uma boa rede de suporte para as famílias com pessoas com PD, de forma a melhorar a sua qualidade de vida. Durante a realização deste estudo houve a necessidade de se conhecer a realidade de algumas famílias que têm no seu seio pessoas com Perturbação do Desenvolvimento. Pretendemos, também, conhecer a realidade educativa para compreendermos o funcionamento das atividades letivas. Crockenberg e Litman (1991) referem a importância do fator rede social, também denominada de rede de apoio, como minimizadora dos fatores de risco sentidos pelas famílias, vendo-a também como uma mais-valia das oportunidades dadas à criança. Os objetivos deste estudo são: - Conhecer as dificuldades sentidas pelas famílias com pessoas com Perturbações no Desenvolvimento; - Conhecer as redes de apoio de cada família; - Conhecer as redes de apoio formal presentes na comunidade local; - Reconhecer a importância das redes formais na vida das famílias com pessoas com Perturbações do Desenvolvimento; Neste trabalho desenvolvemos uma abordagem qualitativa com entrevistas semiestruturadas e pesquisa bibliográfica. As entrevistas foram feitas a seis famílias com pessoas com PD, a uma Professora Coordenadora do Centro de Apoio, ao Presidente da Câmara, à Vereadora da Ação Social, ao Vereador dos Pelouros e Urbanismo e ao Representante do núcleo do Alto Alentejo da Associação “Pais em Rede”. Os resultados apontam para a necessidade da criação de redes de apoio formal para as famílias com pessoas com PD, uma vez que não existe resposta na comunidade local para as necessidades sentidas pelas famílias. As famílias entrevistadas apesar de terem mostrado alguma fragilidade com o tema abordado, estão dispostas a colaborarem para que os (as) seus (suas) filhos(as) tenham as mesmas oportunidades que as restantes crianças.
- Uma nova forma de viver: Como os trabalhadores e as adolescentes em acolhimento residencial se adaptaram ao confinamento, decorrente da doença Covid-19Publication . Abreu, Rita Margarida Tavares; Martins, Maria José D.Este trabalho pretende analisar como os trabalhadores e as adolescentes a residir em duas casas de acolhimento, uma situada na Grande Lisboa e outra no Alto Alentejo, se adaptaram ao confinamento resultante da pandemia associada à doença COVID19. Com isto, e para entender esta adaptação, jovens e funcionários foram questionados sobre a primeira fase de confinamento da COVID19, recolhendo-se, assim, informação das vivências passadas nas casas de acolhimento em questão. Estes dois estudos tiveram como principais objetivos a análise e a comparação de como os utentes e trabalhadores de duas casas de acolhimento reagiram a esta pandemia, bem como a avaliação de aspetos como a educação e o bem-estar das utentes. Para a realização deste trabalho foram elaborados e utilizados questionários, entrevistas, e notas de campo, enquanto técnicas de recolha de dados. Na casa de acolhimento residencial situada na Grande Lisboa, cujos dados estão descritos e tratados no estudo 1, participaram trinta e seis jovens do sexo feminino e seis funcionários, enquanto na casa de acolhimento residencial localizada no Alto Alentejo, cujos dados estão descritos e tratados no estudo 2, participaram cinco jovens do sexo feminino e cinco funcionários. Assim sendo, foram alvo deste estudo quarenta e um jovens e onze funcionários. Verificou-se, através deste estudo, que cada jovem reagiu de forma diferente quer no que respeita seus sentimentos, face à escola, bem como nas suas relações e formas de se expressar, e que cada casa de acolhimento geriu de forma diferente, sempre com o grande objetivo de combater as dificuldades e problemas que as suas jovens têm, para proporcionar o melhor crescimento e futuro possível. Durante o primeiro confinamento, a maioria das jovens e dos adultos deste estudo sentiram privação da liberdade, ansiedade, e medo pelo futuro. No entanto, constatou-se em ambas as instituições, que esta pandemia trouxe, igualmente, diversas aprendizagens, tais como uma maior valorização dos cuidados de higiene, do relacionamento com certas pessoas e de pequenos momentos nas suas vidas. As jovens apresentaram, também, dificuldades com as aprendizagens escolares, mas estas já existiam antes do confinamento.
- Comunidade surda idosa em Portugal: necessidades, preocupações e expectativas face ao futuroPublication . Coelho, Dina Melissa da Silva; Alves, João Emílio; Sousa, Susana Barbosa deEste trabalho surgiu essencialmente por motivos pessoais e profissionais, porque sou filha de pais surdos, intérprete de língua gestual portuguesa, e pelo facto de acompanhar as lutas da comunidade surda pela inclusão e acessibilidade desde sempre. A questão de não existir uma resposta social para idosos que inclua devidamente idosos surdos é uma questão debatida há anos e que até hoje não chegou a nenhum consenso. Daí a importância da questão de partida deste trabalho, a qual passa por conhecer quais as necessidades, preocupações e expectativas face ao futuro da comunidade surda idosa em Portugal, procurando-se, com este estudo, contribuir para uma necessária reflexão a respeito desta problemática, incluindo algumas possíveis soluções. Para esta investigação e, especificamente no plano teórico, foi dada particular importância aos conceitos de comunicação, língua gestual portuguesa, envelhecimento e institucionalização. Relativamente à metodologia, a opção recaiu na utilização de uma estratégia metodológica de natureza qualitativa, centrada na utilização da técnica da entrevista, enquanto instrumento de recolha de dados, e um grupo focal. Inclui a perspetiva de alguns surdos idosos mas também dos seus filhos, que sentem estas preocupações, bem como a de várias entidades com preocupações sobre o assunto e que operam no terreno em torno da comunidade surda. Os resultados apurados com esta pesquisa sugerem a necessidade de insistir na discussão desta temática, dado que, como demonstrado, ainda se verifica no nosso país uma desadequação e insuficiência de serviços adequados para esta população com características tão específicas, pelo que o acompanhamento por parte dos filhos e outros cuidadores é ainda essencial.
- Relatório da Unidade Curricular: Inovação e EmpreendedorismoPublication . Bilau, José Jacinto DescalçoProvas de Agregação em Gestão, apresentadas à Universidade Europeia, 2022; Relatório da Unidade Curricular: Inovação e Empreendedorismo; Sumário pormenorizado da Aula: Fontes de financiamento na fase inicial da empresa de base tecnológica; Curriculum Vitae
- Envolvimento parental no 1º ciclo do Ensino Básico, em contexto de Pandemia Covid-19Publication . Adão, Joana; Freitas, AnaEste estudo tem por tema o envolvimento parental no 1º ciclo do Ensino Básico durante um período em que as Escolas se viram obrigadas a adotar um ensino remoto de emergência: o confinamento imposto pela pandemia por Covid 19, entre março e junho de 2020. A relação entre pais e professores nem sempre é fácil devido às diferenças culturais e aos papeis distintos que cada um deve desempenhar. Mas o distanciamento físico imposto pelo confinamento veio exigir que a relação entre pais e Escola se reconfigurasse. Foi neste contexto que emergiu a seguinte questão de investigação: quais as soluções, desafios e dificuldades encontradas pelos pais durante o confinamento na educação escolar dos filhos? Para respondermos a esta questão, procurámos compreender as práticas de envolvimento parental na vida escolar durante o confinamento, um momento em que a interajuda era fundamental e a boa relação entre pais e professores se torna facilitadora do ensino e aprendizagem. Vivia-se o desafio do ensino remoto, uma novidade para a maioria das pessoas no âmbito escolar, que procurámos descrever neste trabalho. Para melhor compreendermos as práticas de envolvimento parental levadas a cabo durante o período pandémico, procurámos em primeiro lugar caracterizar o envolvimento antes desta fase e o respetivo contributo para o sucesso escolar dos educandos. Também foi necessário compreender as orientações dadas aos professores e aos pais durante o confinamento, que obrigou a que todos os alunos, e não só, fossem para casa passando assim a terem a escola dentro da mesma. Na metodologia da investigação optámos por uma abordagem qualitativa pois os factos investigados assentam em grande medida em representações sobre como os atores educativos vivenciaram o processo. Entrevistámos quatro encarregados de educação com educandos a frequentar o 1º. ano ou o 4º. ano do ensino básico durante o confinamento. Os resultados do tratamento de dados sugeriram-nos que o envolvimento parental durante a pandemia foi mais efetivo do que antes da mesma, tendo os pais uma participação mais ativa em todas as atividades que eram pedidas aos seus educandos.