Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Formação profissional e qualidade nas IPSS(s): um estudo comparativo

Use this identifier to reference this record.

Abstract(s)

As Instituições Particulares de Solidariedade Social são organizações que possuem um papel social bastante importante na sociedade portuguesa, através do seu trabalho na ação social. Para que o seu trabalho seja efetuado com qualidade é imprescindível a formação dos seus colaboradores. É neste contexto que se realizou esta investigação, com o objetivo principal de perceber qual o impacto da formação profissional na qualidade dos serviços prestados nas IPSS. Ou seja, se a formação tem um impacto positivo, ou não, nos serviços prestados à população idosa através destas entidades. Para alcançar este objetivo iniciou-se este trabalho com a definição dos diversos conceitos inerentes a estas organizações. Para perceber o real impacto da qualidade nas IPSS, aplicou-se um questionário aos colaboradores de três instituições e uma entrevistas às diretoras técnicas e aos representantes dos órgãos gestores destas. No final deste trabalho, conclui-se que a formação profissional tem um impacto na qualidade dos serviços prestados nestas entidades de forma positiva. Ao apostar no aumento das competências dos colaboradores, os serviços são administrados adequadamente, tornando estas instituições mais sustentáveis.
The Private Social Solidarity Institutions are organizations that have a very important social role in Portuguese society, through its work in social action. For his work to be done, with quality, is essential the training of their employees. It is in this context that this research was conducted with the main objective to realize the impact of vocational training on the quality of services provided in the IPSS. That is, if training has a positive impact or not in the services provided to the elderly through these entities. To achieve this goal, the work began with the definition of the various concepts inherent to these organizations. To realize the real impact of quality in IPSS was applied a questionnaire to employees of three institutions and interviews with technical directors and representatives of the governing bodies of these. At the end of this study, it is concluded that vocational training has an impact on the quality of services provided in these entities in a positive way. By focus on increasing the skills of employees, services are administered properly, making these institutions more sustainable.

Description

Keywords

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

CC License