IPAM - Lisboa
Permanent URI for this community
Browse
Browsing IPAM - Lisboa by advisor "Búrcio, Carlos"
Now showing 1 - 10 of 13
Results Per Page
Sort Options
- Os benefícios de uma estratégia de SEO numa campanha de SEA: a força do SEMPublication . Rodrigues, Tomás Orlindo Pires; Búrcio, CarlosO poder do digital passou a ser uma inevitável certeza no nosso quotidiano. Existe agora um acesso incomum a um novo mundo, um novo universo, tão vasto como o espaço sideral, mas mais simples de aceder, quase de forma instantânea, em qualquer lugar e em qualquer altura, com qualquer dispositivo. Ao abordar este universo ainda relativamente recente, tornamo-nos unos e dele indivisíveis. É assim um bem indispensável na nossa vida, na nossa rotina. É agora uma extensão de quem nós somos, como indivíduos e como comunidade. Naturalmente isto têm um forte impacto nas indústrias e nas marcas que nelas operam, originando assim um infindável espaço para estas empresas explorarem e descobrirem novas oportunidades de impactarem clientes e se tonarem próximas deles. Assim o marketing digital faz hoje parte de uma fatia enorme do marketing aplicado pelas empresas, e por isso é crucial as empresas terem noção das estratégias mais eficientes, pois só assim se conseguem destacar das demais empresas que atuam neste momento no mercado. Uma das estratégias digitais mais eficientes da atualidade visa melhorar o posicionamento de determinada empresa nos motores de pesquisa – apelidado como SEM. Sendo que esta estratégia se divide em duas diferentes metodologias – SEO e SEA, e as empresas tem por norma apostar apenas numa das duas estratégias. O principal objetivo desta investigação, realizada a partir de um estágio curricular, foi à priori entender qual a influência que uma estratégia de SEO tem numa empresa que já se encontra com uma estratégia de SEA. Concentrando-se sobretudo a analisar as consequências verificadas no CPC – custo por clique que as empresas têm de despender ao motor de pesquisa pelo clique do consumidor no anúncio, bem como analisar as consequências verificadas ao nível do CTR. Os resultados deste estudo vieram confirmar a literatura que serviu de suporte à tese, e confirmar que nas 3 empresas que começaram a estratégia de SEO, os resultados quanto ao decréscimo do custo por clique são bastante claros, se bem que quanto ao CTR os resultados são satisfatórios, mas não tão conclusivos.
- Desenvolvimento do modelo de negócios para o serviço de Crowdfunding da empresa AmyPublication . Fanti, Marcela Queiroz; Búrcio, Carloscrowdfunding, apesar de ser uma prática que se tornou conhecida apenas recentemente, sempre teve grande relevância na indústria criativa. A falta de crédito para financiamento inicial junto a instituições tradicionais foi contornada com a criação de um modelo aonde muitos indivíduos fornecem, com montantes menores, o valor total do financiamento. Estes indivíduos possuem diferentes motivações – desde o retorno financeiro até status social. O crowdfunding ganhou notoriedade principalmente após o início das grandes evoluções tecnológicas e da inserção de meios digitais no dia a dia das pessoas. Essa evolução tecnológica, não mudou apenas o comportamento dos consumidores, como incentivou a criação de novos canais e formas de criar, entregar e captar valor digitalmente. O presente projeto analisa o cenário atual do crowdfunding e do crowdfunding aplicado à indústria musical, de forma a unir os conhecimentos teóricos e práticos do mercado com o intuito de criar um modelo de negócios para o serviço de crowdfunding focado na indústria musical, a ser lançado pela empresa Amy em 2020, baseado no modelo Canvas, uma vez que este apresenta uma representação visual de fácil compreensão e alteração. A integração entre os conceitos supramencionados e o mapeamento dos meios, juntamente com uma análise de competitividade culminarão na criação de um modelo de negócios que otimizará os recursos e conhecimentos que a empresa já possui para transpor ameaças de mercado e gerar, entregar e captar valor de variados segmentos alvo de forma a tornar o serviço rentável para a empresa.
- Efeito da Credibilidade dos Influenciadores na Intenção de Compra dos ConsumidoresPublication . Nunes, Rui Jorge da Costa; Búrcio, CarlosNo atual cenário, os influenciadores digitais desempenham um papel significativo na formação das decisões de compra dos consumidores. Adicionalmente são também fontes de informação de confiança para as suas audiências, tornando-os veículos eficazes de passa a palavra eletrónico (E-WOM). Este estudo pretende avaliar se o papel dos influenciadores digitais é fundamental na formação de decisões de compra dos consumidores, e ainda se esta relação é moderada pelo passa palavra eletrónico (E-WOM) e pela qualidade percebida das marcas. Para tal foram inquiridos 111 indivíduos. Através da análise dos resultados, foram aceites as hipóteses que confirmam existir efeitos diretos entre as variáveis estudadas, comprovando que existe um efeito significativo da credibilidade dos influenciadores na intenção de compra, assim como existe um efeito direto da credibilidade dos influenciadores na qualidade percebida da marca e no E-WOM. No entanto, não foi confirmado que o E-WOM e a qualidade percebida da marca moderam a relação da credibilidade dos influenciadores digitais e da intenção de compra. Em suma, apesar de não haver confirmação de todas as hipóteses propostas, a rejeição de duas hipóteses serve de contributo para outros estudos futuros como base para exploração de outras relações que possam melhor justificar como aproveitar as relações das empresas com influenciadores digitais.
- Fast-Fashion sustentável e os Consumidores Altruístas: uma relação positivaPublication . Monteiro, Ana Sofia Jeremias; Búrcio, CarlosNa indústria fast-fashion a sustentabilidade tem sido um tópico recorrente. Por tal, o estudo aqui presente procura investigar o lado do público no que diz respeito a este tema, mais concretamente, como o público tem vindo a reagir a estas ações de sustentabilidade levadas a cabo pelas marcas pertencentes à indústria fast-fashion, com especial ênfase na atribuição que o público confere às ações de uma marca, ou seja, se atribui as ações como genuínas ou se as associa a outros fatores (aumentar as vendas, aumentar o passa-a-palavra…). Para analisar a relação entre público e marca, o estudo foi suportado por um questionário fechado do tipo quantitativo, efetuado a um público residente em Portugal e com acesso à internet (N=202) . O intuito do questionário passa por obter respostas relativas à relação entre a pessoa questionada e a marca fictícia exposta no cenário inicial do questionário. Através da análise efetuda em SPSS IBM Statistics 28 aos dados do questionário, foi possível perceber que as pessoas ao serem deparadas com uma comunicação por parte de uma marca, centrada na sustentabilidade, tendem a atribuir-lhe um caráter altruísta, ou seja, que esta age de determinada forma por querer unicamente fazer o que está correto, o que consequentemente influenciará favoravelmente e diretamente a atitude das pessoas para com a marca, ou seja, as atribuições altruísticas conferidas pelas pessoas à marca influenciam positivamente a confiança na marca, a intenção de compra e a perceção da responsabilidade social corporativa, validando deste modo as três hipóteses em investigação (H1,H2 e H3). O estudo revela-se importante para a indústria da fast-fashion, mais especificamente para as marcas a ela pertencente, uma vez que permite entender a influencia que ações em volta da sustentabilidade causam na relação entre público e marca, podendo servir de apoio para o processo de decisão no que diz respeito a implementar ou não este tipo de ações no negócio de uma marca. Adicionalmente, e para futuros estudos, seria importante analisar outras variáveis, tais como, o passa-a-palavra, a perceção do produto e a predisposição para pagar mais, uma vez que o seu processo produtivo poderá ser “afetado” devido aos cuidados a ter a nível ambiental.
- O impacto da credibilidade na intenção de votoPublication . Aguiar, Ana Carolina de Jesus; Búrcio, CarlosA discussão sobre o que é um “bom” candidato político, quem deve representar e liderar o país, as propostas reformistas ou inovadoras, são algumas das principais preocupações que vivemos atualmente. A política, hoje, mais do que nunca, assume uma particular relevância nas nossas conversas e opiniões, pelo período singular que atravessamos. Com isto, a importância e a responsabilidade que as pessoas sentem na hora de escolher um candidato político é maior. O que se espera de um candidato político, aos dias de hoje, não é o mesmo que se esperava encontrar no passado, isto é, as expectativas e as exigências são diferentes. É neste sentido que este estudo pretende compreender a influência das dimensões de Confiabilidade, Atratividade e Competência na construção de Credibilidade e, por sua vez, o impacto da Credibilidade na Intenção de Voto. A investigação foi feita através de um questionário online, sendo de foro quantitativo, utilizando uma amostra de 221 inquiridos. O questionário teve a base teórica de Mukta Garg & Apurva Bakshi (2024). A análise estatística é composta por Alphas de Cronbach, com valores superiores a 0,7 – a Competência regista o valor de 0,940, a Confiabilidade o valor de 0,938, a Atratividade o valor de 0,769 e a Credibilidade o valor de 0,735 – demonstrando a consistência das variáveis; por Correlação de Spearman, em que os valores são significativos, demonstrando a evidência estatística, sendo as mais fortes as correlações feitas com a Credibilidade; e por Regressões Lineares Múltiplas. O presente estudo permitiu compreender que a Confiabilidade, Atratividade e Competência têm um impacto positivo na Credibilidade e que a Credibilidade tem um 4 impacto positivo na Intenção de Voto. Para além disto, permitiu afirmar que a Atratividade e a Competência têm uma influência positiva direta na Intenção de Voto.
- Impacto dos descontos de preço no setor de viagens: papel mediador das emoções nas compras por impulso onlinePublication . Santos, Joana Matias dos; Búrcio, CarlosO online está a tornar-se cada vez mais o meio preferido de muitos para a realização das suas compras. Isso tem levado as empresas a sentirem necessidade de conhecer e compreender cada vez melhor o comportamento do consumidor e as suas emoções, assim como quais as estratégias que melhor resultam neste canal. O objetivo deste estudo é explorar como uma estratégia promocional, como os descontos de preço, afeta as compras por impulso, no setor de viagens, mais detalhadamente, na compra online de viagens de avião. É também procurado compreender o papel mediador das emoções, prazer e excitação. Nesta investigação foi utilizado o modelo S-O-R (estímulo-organismoresposta), como modelo base, por este ser bastante utilizado para estudos na área do comportamento do consumidor. A metodologia utilizada foi a quantitativa, tendo sido aplicado um questionário através da plataforma Google Forms, onde se obteve 220 respostas. Os dados foram analisados recorrendo ao software estatístico SPSS. Os resultados revelaram que os descontos de preço têm um impacto positivo nas compras por impulso online de viagens de avião. Relativamente às emoções como mediadoras: não foram encontrados efeitos significantes no prazer, enquanto a excitação se mostrou como mediadora parcial.
- Impacto dos Influenciadores Digitais na Intenção de Compra de Cosmética CRUELTY-FREEPublication . Caria, Ana Carolina Nogueira; Búrcio, CarlosO Marketing de Influência parece ser mais importante do que nunca para conectar as empresas com os consumidores. Os Influenciadores Digitais destacam-se por serem credíveis e confiáveis pela forma como transmitem as suas experiências, opiniões e recomendações aos seus seguidores. O consumo ético é um mercado que tem vindo a crescer devido ao aumento da consciencialização por parte do consumidor e uma das áreas onde se nota essa alteração é na procura de cosméticos. Este estudo procura compreender o impacto dos influenciadores na Intenção de compra de cosmética Cruelty-Free, e relacionar as características dos influenciadores com a sua Credibilidade Percebida e esta por sua vez, com a Intenção de Compra. A investigação é do foro quantitativo, sob forma de um questionário online, que resultou de uma amostra de 166 inquiridos. O questionário contou com a base teórica de Sokolova e Kefi (2019). A análise estatística foi realizada através dos Alphas de Cronbach, Correlação de Spearman e Regressões Lineares Múltiplas. A presente investigação permitiu afirmar que a Atratividade Física e a Atitude Homofílica têm um impacto positivo na Credibilidade Percecionada dos Influenciadores Digitais e que a Credibilidade Percebida tem impacto sobre a Intenção de Compra. Constatou-se ainda que a Atitude Homofílica tem impacto positivo na Intenção de Compra, mas que a Atratividade Física necessita da variável Credibilidade Percebida como mediadora para ter impacto na Intenção de Compra.
- A importância da Reputação Corporativa no processo de decisão de Intenção de Saída de uma organizaçãoPublication . Santos, Diogo Miguel Fernandes Ferreira Rites dos; Búrcio, CarlosEsta dissertação recai sobre o tema da Reputação Corporativa e essencialmente sobre a possibilidade de este fator influenciar a Intenção de Saída da organização por parte de um colaborador. Inicialmente, esta dissertação aborda a importância e o impacto que uma Reputação Corporativa pode ter no sucesso de uma determinada organização. Nos tempos atuais, onde cada vez mais os indivíduos procuram atingir o seu sucesso profissional numa organização profissional que vá ao encontro dos seus próprios valores, esta perceção é fulcral para entender como este ativo intangível pode contribuir para o sucesso ou o insucesso de uma determinada organização. Foi realizado um estudo a partir de questionários online, respondidos por colaboradores da empresa onde realizei o meu estágio curricular, de modo a perceber se, e de que modo, o compromisso afetivo pela organização pode influenciar a sua tomada de decisão em abandonar ou não a dita empresa. Atualmente, com a massificação e partilha da informação presente, qualquer decisão mal calculada pode levar a uma determinada interpretação por parte das pessoas e, neste caso, dos colaboradores da empresa, o que pode alterar a sua perceção sobre a organização onde trabalham. Após a realização dos questionários por parte dos colaboradores, foi feita a análise estatística dos dados, que demonstrou que os inqueridos se movem por outros valores que não são contemplados no nosso estudo.
- Influência da inteligência artificial no comportamento de compra da geração baby boomersPublication . Maximiano, Camila de Souza Josino; Búrcio, CarlosO envelhecimento populacional, proporcionado principalmente pela longevidade e qualidade de vida, é uma tendencia demográfica que ocasiona grande impacto na economia global. Para que essa geração, os chamados de Baby Boomers (nascidos entre 1946 e a974), tenham as suas necessidades atendidas, as empresas precisam adaptar seus produtos e serviços as características especificas desta população, assim como a implementação de novas tecnologias no processo de compra precisam ser pensadas de forma a garantir a plena inclusão deste público. Deste modo, a Inteligência Artificial traz recursos que podem ajudá-los no processo de compra online. Ferramentas como Buscadores e Recomendação Inteligente, Anúncios Personalizados e Assistentes Virtuais podem ser fundamentais para as empresas conseguirem atingir a geração Baby Boomers com diferenciação e se destacando dos concorrentes. No entanto, para isto, precisam ter total entendimento do comportamento da geração, e qual sua percepção sobre esses recursos no processo de compra. Deste modo, este trabalho visa compreender a influência da IA no comportamento de compra da geração Baby Boomers. Como objetivos específicos, estabeleceu-se: Identificar quais os recursos da Inteligência Artificial que fazem parte do processo de compra da geração Baby Boomers e Compreender se a Inteligência Artificial proporciona ou não uma experiência diferenciadora para a geração. Para a investigação a metodologia utilizada foi a qualitativa, visando apresentar em profundidade a percepção da geração frente ao tema. Após revisão da literatura e realização das entrevistas, pode-se perceber que no que diz respeito a IA no processo de compra, a geração percebe a facilidade e agilidade dos recursos, mas há uma certa desconfiança com relação aos dados pessoais e excesso de publicidade. E ainda sobre a publicidade, a geração é consciente sobre os anúncios personalizados, porém, não há influência destes para a efetivação da compra. No que diz respeito aos Buscadores e Recomendação Inteligentes, a geração percebe a eficiência e utilidade, e ainda demonstraram uma ótima aceitação na utilização deles no processo de compra. Já para os recursos como Assistentes Virtuais, a Alexa da Amazon é a mais utilizadas por eles, e a finalidade é geralmente para tarefas mais simples como ouvir notícia, pedir música ou como despertador. Eles não percebem este recurso como sendo um facilitador para o processo de compra, e em momentos que precisam de algum atendimento pela marca, o Chatbot ou qualquer outro assistente também não são vistos como facilitador, e nestes casos a geração segue o comportamento mais tradicional, preferem a interação com um humano.
- Lacuna entre a intenção de compra-comportamento na indústria da moda sustentávelPublication . Francisco, Alexandra Martins; Búrcio, CarlosNos dias que correm, os problemas ambientais têm ganho destaque no quotidiano da população mundial. A par destes problemas, surgem as questões da sustentabilidade, com igual destaque, tendo o intuito de os suprimir. A indústria da moda tem sido caracterizada pela alta rotatividade de coleções e um ciclo de vida dos produtos reduzido, fazendo esses produtos parte de produções fast fashion. Em contrapartida, surge um outro conceito, denominado slow fashion, que centra a sua preocupação numa produção consciente, que respeita tanto o ser humano como o ambiente, em todas as suas etapas. Deste modo, os consumidores mostram-se preocupados com as questões ambientais e, por isso, têm a intenção de comprar produtos de moda sustentáveis. Contudo, essa intenção nem sempre se traduz em comportamento real, criando, portanto, uma lacuna entre ambos. Esta lacuna justifica-se através de variáveis como a imagem e o preço, as mesmas que moderam esta relação. Esta investigação foi suportada por um questionário fechado, respondido corretamente por 226 inquiridos. Os resultados sugeriram que o comportamento de compra é influenciado pela intenção de compra. Contudo, a imagem provou ser uma moderadora entre a intenção e o comportamento, negativamente. Já o preço, mostrou ter o efeito inverso na relação entre as principais variáveis estudadas.