ISAG - Dissertação de Mestrado
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Browsing ISAG - Dissertação de Mestrado by advisor "Borges, Ana Pinto"
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- A Influênca do Marketing Digital em Empresas com menos de 5 anos em PortugalPublication . Sousa, Daniel; Borges, Ana PintoNo âmbito do mestrado em Direção Comercial e Marketing, realizado no Instituto Superior de Administração e Gestão (ISAG), o presente trabalho tem como principal objetivo avaliar a influência do marketing digital em empresas com menos de 5 anos em Portugal. Observando a inexistência de pesquisas semelhantes, é desenvolvido um inquérito em formato online para uma amostra de 120 respostas para avaliação das questões de investigação, recorrendo à técnica de amostragem por conveniência. Este estudo sugere que o marketing digital tem influência positiva nas empresas com menos de 5 anos em Portugal e os principais resultados e a respetiva validação de hipóteses são divididos pelos seguintes pontos: o público-alvo (entidades) que fazem recurso ao marketing tradicional e digital; diferenças na frequência dos canais de divulgação de informação; notoriedade da marca com base no canal de divulgação de informação; retorno obtido nos diferentes canais de informação para captação de novos negócios. Conclui-se também que os inquiridos para além de demonstrarem a preocupação com a área, estão cada vez mais a apostar em serviços ou colaboradores exclusivos e consideram o digital uma fonte de angariação e divulgação. A implicação para os especialistas em marketing digital vai para além do conhecimento do estado de arte da utilização do marketing digital em novos negócios. Permite conhecer quais os benefícios mais procurados; para os empresários permite conhecer outras ferramentas digitais e não apenas as redes sociais e websites e posicionar o seu negócio com outros novos negócios relativamente à utilização dos canais digitais.
- Investimento na inovação empresarial e o seu impactoPublication . Martins, Miguel; Borges, Ana PintoEsta dissertação surge no seguimento do estudo das Pequenas e Médias Empresas (PME) como tecido empresarial maioritário na economia portuguesa, isto reflete a necessidade de Portugal, para que estas empresas sejam sustentáveis e existam condições favoráveis no seu crescimento. O objetivo principal é avaliar a perceção da capacidade de inovação segundo a perspetiva dos consumidores em relação às PME. Esta abordagem revelou-se inovadora e interessante pelo facto dos consumidores participarem cada vez mais numa relação direta e indireta com as organizações e marcas que representam. Realizou-se uma análise quantitativa através de um inquérito por questionário a consumidores provenientes de um público geral e aleatório e obtiveram-se 394 respostas. Os resultados foram analisados por estatísticas descritivas e testes estatísticos que suportaram as principais conclusões. Cerca de 48% dos consumidores identificou que Portugal não apoia a inovação nas PME, 40% revelou que reconhece esse apoio e os restantes 12% não têm opinião formada. Este resultado não difere das características sociodemográficas (género, idade e habilitações literárias). Nesta dissertação verificou-se que a capacidade de inovação é multidimensional e os dois fatores que contribuem para a inovação são a capacidade de inovação e cultura/recursos da inovação. A inovação de marketing teve a maior percentagem com 47% seguida da inovação de produto com 21,1%, mas esta perceção difere segundo as características sociodemográficas. A perceção dos consumidores é que as PME não estão a investir na inovação, por isso será necessário haver um maior investimento para que estas empresas se tornem mais competitivas e sustentáveis.
- Literacia, Resiliência e Bem-estar Financeiro nos estudantes do ensino superiorPublication . Dias, Patrícia Alexandra Barbosa; Borges, Ana PintoEsta investigação tem como objetivo medir e avaliar os determinantes do indicador global de literacia financeira dos estudantes do ensino superior em Portugal. Adicionalmente pretende avaliar a relação existente entre o indicador de literacia financeira e os indicadores de resiliência e bem-estar financeiro. A investigação parte da revisão de literatura relevante e assenta numa perspetiva quantitativa, com recurso a um questionário, aplicado numa amostra de 469 estudantes. O questionário foi baseado em diversos estudos, nomeadamente os do Banco de Portugal (2011), do Plano Nacional de Formação Financeira (2016, 2021), da OCDE (2016a, 2020), do CFPB (2015b) e de Potrich et al. (2016). Os resultados obtidos foram sujeitos à análise descritiva e à aplicação de técnicas não paramétricas e revelaram que os estudantes do ensino superior apresentam indicadores globalmente mais satisfatórios quando comparados com a população portuguesa, e são essencialmente influenciados por fatores demográficos como a idade, o género, o nível de escolaridade e o rendimento. Foi ainda validada estatisticamente a existência de uma relação entre o indicador de literacia financeira e os indicadores de resiliência e bem-estar financeiro. Este estudo é inovador porque é o único que pretender determinar os referidos indicadores em estudantes do ensino superior, adotando a atual metodologia seguida pelos países na determinação da literacia financeira, mas incorporando uma vertente ligada à literacia financeira digital, um conceito ainda pouco explorado nos estudos internacionais. A principal limitação do estudo prende-se com a pouca diversidade geográfica dos inquiridos, o que não permite a comparação entre as diferenças zonas geográficas.
- Outsourcing de serviços: uma decisão estratégica para as empresasPublication . Tavares, Pedro; Borges, Ana PintoOutsourcing consiste na subcontratação de serviços especializados a outras empresas. Constitui uma técnica de negócio cada vez mais usada, possibilitando vantagem competitiva perante as empresas concorrentes. O Outsourcing pode ser usado em diferentes áreas de negócio e, dentro de uma mesma empresa, em diversos setores. Uma grande vantagem do Outsourcing é o facto de permitir às empresas focar a sua atenção na sua principal fonte de diferenciação e lucro, o que facilita o acompanhamento das exigências do mercado, aumentando a competitividade da empresa. O objetivo deste trabalho passa por analisar as várias fases do processo de Outsourcing e a perspetiva dos gestores das organizações. Analisou-se o ponto de vista de doze gestores empresariais, especificando as atividades em que recorriam ao Outsourcing. Mais ainda, estudou-se a forma de implementação do Outsourcing nas empresas, a relação entre clientes e fornecedores, bem como o impacto da presente pandemia por COVID-19 no recurso ao Outsourcing. Embora promissor, o Outsourcing poderá acarretar alguns desafios. Torna-se fundamental proceder a uma avaliação cuidadosa sobre as motivações da empresa que recorre ao Outsourcing, sendo crucial reunir o máximo de informação sobre potenciais falhas e o potencial benefício decorrente da subcontratação de serviços a terceiros. As empresas analisadas estavam familiarizadas com o processo de Outsourcing, considerando-o uma mais-valia na sua estratégia de negócio. Não obstante os potenciais riscos, para as empresas estudadas, os benefícios evidenciam-se. A implementação deste tipo de serviço nas empresas está sujeita a alguns processos de controlo por parte dos clientes.
