Browsing by Issue Date, starting with "2021-06-28"
Now showing 1 - 10 of 11
Results Per Page
Sort Options
- Gestão de conflitos em contexto Jardim de Infância: O papel do educadorPublication . Silva Marques, Maria; Rosa, Celeste
- O futuro do design e sustentabilidade na indústria automóvel TMGPublication . Amorim, Francisco; Aston, JeremyO ramo automóvel, é sem dúvida alguma uma das maiores e mais influentes indústrias no mundo, sendo que com esta magnitude conseguiria ter um efeito substancial num movimento em direção a uma sociedade sustentável. O setor automóvel tem uma enorme responsabilidade em termos de proporcionar melhor qualidade de vida e melhorar o bem estar do ser humano. Contudo o aumento da taxa de produção e o crescimento desta indústria cria outros problemas como excesso de veículos, sendo que isto tem um impacto extremamente negativo no nosso meio ambiente. Já a produção de um veículo de transporte requer muitos materiais que são difíceis de reciclar e consome demasiados recursos, mas também a circulação deles e a utilização de combustíveis fósseis gera problemas em termos de emissões de carbono para a atmosfera criando assim um ambiente onde a qualidade do ar é afetada e o próprio aquecimento global. Considerando o impacto da indústria automotiva nas atividades econômicas, ambientais e sociais em todo o planeta, a gestão eficaz deste setor tornou-se vital para garantir o bem-estar da sociedade
- As tendências para o setor bancário na Era Pós-Covid-19Publication . Cunha, Sandra; Reis, Ana MariaO setor da banca atravessa um período de elevados desafios provocados pela pandemia Covid-19, que levaram à necessidade de adaptações, incluindo a necessidade de minimização dos impactos da pandemia sobre famílias e empresas. Assim, o objetivo da presente dissertação é analisar o impacto da COVID-19 no desempenho económico e financeiro dos bancos portugueses e quais as tendências que lhe estão implícitas. A nível metodológico foi realizada uma análise quantitativa com dados económicos e financeiros recolhidos dos relatórios e contas dos diversos bancos portugueses, extraídos do website da Associação Portuguesa de Bancos, relativos a 2018, 2019 e primeiro semestre de 2020, sendo calculados rácios económico-financeiros. Comparando o ano de 2019 e o primeiro semestre de 2020, conclui-se que os Indicadores de Estrutura Patrimonial evidenciaram uma tendência positiva, contudo apresentam algumas preocupações estruturais. Os Indicadores de Funcionamento bem como os Indicadores de Rendibilidade apresentaram uma tendência de deterioração provocada pela atual crise pandémica que impactou numa desaceleração económica ao nível da criação e desenvolvimento de negócio. Conclui-se que o setor bancário, desde o início da pandemia, teve um papel fundamental no apoio às famílias e empresas, contudo enfrenta algumas dificuldades devido à paragem da economia, sendo necessária cautela nas operações para evitar uma degradação ao sistema financeiro. Considero que o estudo deste tema é extremamente pertinente, porque se trata de um tema bastante atual e, por isso, poderá ser um ponto de partida para futuras investigações. Recorrendo a informações cientificamente válidas poderá ser um auxílio ao esclarecimento de dúvidas existentes na comunidade.
- Outsourcing de serviços: uma decisão estratégica para as empresasPublication . Tavares, Pedro; Borges, Ana PintoOutsourcing consiste na subcontratação de serviços especializados a outras empresas. Constitui uma técnica de negócio cada vez mais usada, possibilitando vantagem competitiva perante as empresas concorrentes. O Outsourcing pode ser usado em diferentes áreas de negócio e, dentro de uma mesma empresa, em diversos setores. Uma grande vantagem do Outsourcing é o facto de permitir às empresas focar a sua atenção na sua principal fonte de diferenciação e lucro, o que facilita o acompanhamento das exigências do mercado, aumentando a competitividade da empresa. O objetivo deste trabalho passa por analisar as várias fases do processo de Outsourcing e a perspetiva dos gestores das organizações. Analisou-se o ponto de vista de doze gestores empresariais, especificando as atividades em que recorriam ao Outsourcing. Mais ainda, estudou-se a forma de implementação do Outsourcing nas empresas, a relação entre clientes e fornecedores, bem como o impacto da presente pandemia por COVID-19 no recurso ao Outsourcing. Embora promissor, o Outsourcing poderá acarretar alguns desafios. Torna-se fundamental proceder a uma avaliação cuidadosa sobre as motivações da empresa que recorre ao Outsourcing, sendo crucial reunir o máximo de informação sobre potenciais falhas e o potencial benefício decorrente da subcontratação de serviços a terceiros. As empresas analisadas estavam familiarizadas com o processo de Outsourcing, considerando-o uma mais-valia na sua estratégia de negócio. Não obstante os potenciais riscos, para as empresas estudadas, os benefícios evidenciam-se. A implementação deste tipo de serviço nas empresas está sujeita a alguns processos de controlo por parte dos clientes.
- Marketing de Conteúdos no Contexto Digital: o caso I Love DouroPublication . Osório, Gonçalo; Monteiro, MárciaAtualmente, com os números de pessoas a aceder à internet e às redes sociais no nosso país a continuar a aumentar, é clara a tendência das pessoas se integrarem no mundo digital bem como a das marcas fazerem de tudo para estarem lá presentes e cada vez em mais força. O presente relatório baseia-se na empresa I Love Douro, empresa com bastante potencial, prestadora de serviços essencialmente digitais a agentes económicos da região do Douro com o intuito final de desenvolver toda a região bem como todos os intervenientes. Por consequência, no estudo desenvolvido ao longo do presente trabalho, denominado de “Marketing de Conteúdos no Contexto Digital”, após aplicação de entrevistas e consequente análise e discussão de resultados é possível aferir que os clientes da I Love Douro conhecem bem o termo marketing de conteúdos, manifestam uma grande importância dada à comunicação digital e ao investimento inerente à mesma e apresentam preferências por conteúdo em formato de vídeo e imagem de carácter profissional, sendo que no geral se encontram satisfeitos com o desempenho das suas redes sociais e com o conteúdo que divulgam nas suas páginas sociais corporativas.
- A DANÇA EDUCATIVA NA EDUCAÇÃO PRÉ-ESCOLAR: Contributos da dança em Articulação com Diferentes Áreas de ConteúdoPublication . Costa Castelo Dias, Ana Catarina; Rosa, Celeste
- Segurança no trabalho na indústria da construção: design de um dispositivo de realidade aumentada e realidade mista complementar a um equipamento de proteção individual - uma perspetiva p/ 2030Publication . Silva, Mauro; Santos, AndréO presente documento reflete o trabalho desenvolvido no âmbito da obtenção do título de Mestre em Design de Produto. A temática definida como problemática que deu origem ao desenvolvimento do presente projeto de tese foi: “acidentes e mortes na indústria da construção”. Em primeira instância foi realizada uma pesquisa bibliográfica em que são abordados dois grandes temas, sendo eles, a indústria da construção, onde é estudada e identificada a problemática, e tecnologia, capitulo que visa o estudo das tecnologias e meios necessárias para o desenvolvimento do projeto. Após esta investigação preliminar é iniciado o processo de design, explorada a viabilidade do produto e identificadas as suas necessidades para que este seja efetivo tendo em conta a resolução da problemática anunciada e o ambiente no qual este virá a ser implementado. O produto é projetado através de uma visão conceptual, apoiado num vasto leque de tecnologias que irão conduzir à implementação da indústria 4.0, apontada para 2030. Por último é apresentado todo o processo de desenvolvimento do conceito, através de uma linha temporal que percorre desde a contextualização e pesquisa visual, até à conclusão do mesmo, passando pelas várias fases de desenvolvimento, ideação e materializarão. Finalizando com uma visão aproximada do que poderá ser os EPI na indústria da construção no futuro: uma industria mais tecnológica e mais segura.
- A Emergência da Escrita numa Sala de Jardim de InfânciaPublication . Nogueira Gonçalves, Sara Filipa; Rosa, Celeste
- Será que a Era de Ouro dos blogs de moda terminou? Uma análise aos blogs de moda em PortugalPublication . Pimenta, Maria Inês e Sousa; Santos, José Marques dosO presente estudo tem como tema central a era dos blogs de moda em Portugal, mais especificamente se ainda nos encontramos ou não na era de ouro dos mesmos. As novas tecnologias e a crescente procura dos consumidores por novas informações deram lugar a novos players no mercado da moda. No mundo da moda, os blogs começaram a surgir como o novo “jornalismo”. Para perceber melhor este fenómeno, foi realizado um estudo qualitativo usando uma metodologia em Análises Temáticas. Com este estudo é possível entender que os blogs de moda já não se encontram na sua era de ouro, sendo ultrapassados pelas redes sociais e suas mais-valias, salientando aqui a plataforma Instagram. No entanto, este estudo mostra também que os consumidores continuam a valorizar os referidos blogs, associando à conjunção de rede social e blog uma referência de credibilidade.
- O impacto da aplicação da inteligência artificial nas empresasPublication . Oliveira, Bárbara; Monteiro, MárciaO presente relatório de estágio foi realizado no âmbito do mestrado em Direção Comercial e Marketing no Instituto Superior de Administração e Gestão – European Business School - e tem como finalidade apresentar as atividades desenvolvidas ao longo do estágio realizado na empresa I Love Douro, as quais me permitiram contribuir para o crescimento da empresa, tendo por base os conhecimentos académicos adquiridos e a revisão da literatura. Inicialmente fui integrada num projeto denominado por Living Well, onde fiquei responsável pelo desenvolvimento do plano de comunicação. Posteriormente foquei-me na necessidade que a empresa I Love Douro tinha em mudar a sua estratégia de comunicação, para angariar mais clientes. Portanto foi necessário desenvolver um estudo de mercado, planear a oferta para 2021 e idealizar uma nova estratégia de comunicação. Também acompanhei o surgimento do projeto EasyWine que consiste numa loja online de venda de vinhos e outros produtos. Para o desenvolvimento deste projeto foi imprescindível a realização de uma análise de mercado, concorrentes e benchmarks. Posteriormente, foi imperativo entrar em contacto com produtores e quintas portuguesas para lhes apresentar o novo projeto. Há medida que novos clientes eram angariados criava-se a necessidade de introduzir no back office da loja todos os produtos para venda. Simultaneamente desenvolvia-se uma estratégia de comunicação que agregasse valor à loja e respetiva produção de conteúdo. Ao longo do relatório serão descritos todos os projetos para os quais contribuí a nível de procedimentos e ferramentas com o objetivo de aumentar as vendas, angariar e fidelizar clientes.