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Abstract(s)
Outsourcing consiste na subcontratação de serviços especializados a outras empresas. Constitui uma técnica de negócio cada vez mais usada, possibilitando vantagem competitiva perante as empresas concorrentes. O Outsourcing pode ser usado em diferentes áreas de negócio e, dentro de uma mesma empresa, em diversos setores. Uma grande vantagem do Outsourcing é o facto de permitir às empresas focar a sua atenção na sua principal fonte de diferenciação e lucro, o que facilita o acompanhamento das exigências do mercado, aumentando a competitividade da empresa. O objetivo deste trabalho passa por analisar as várias fases do processo de Outsourcing e a perspetiva dos gestores das organizações. Analisou-se o ponto de vista de doze gestores empresariais, especificando as atividades em que recorriam ao Outsourcing. Mais ainda, estudou-se a forma de implementação do Outsourcing nas empresas, a relação entre clientes e fornecedores, bem como o impacto da presente pandemia por COVID-19 no recurso ao Outsourcing. Embora promissor, o Outsourcing poderá acarretar alguns desafios. Torna-se fundamental proceder a uma avaliação cuidadosa sobre as motivações da empresa que recorre ao Outsourcing, sendo crucial reunir o máximo de informação sobre potenciais falhas e o potencial benefício decorrente da subcontratação de serviços a terceiros. As empresas analisadas estavam familiarizadas com o processo de Outsourcing, considerando-o uma mais-valia na sua estratégia de negócio. Não obstante os potenciais riscos, para as empresas estudadas, os benefícios evidenciam-se. A implementação deste tipo de serviço nas empresas está sujeita a alguns processos de controlo por parte dos clientes.
Description
Keywords
Outsourcing; Estratégia; Subcontratação; Serviços; Gestão; Desempenho