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Abstract(s)
Esta investigação tem como objetivo medir e avaliar os determinantes do indicador
global de literacia financeira dos estudantes do ensino superior em Portugal.
Adicionalmente pretende avaliar a relação existente entre o indicador de literacia
financeira e os indicadores de resiliência e bem-estar financeiro.
A investigação parte da revisão de literatura relevante e assenta numa perspetiva
quantitativa, com recurso a um questionário, aplicado numa amostra de 469 estudantes.
O questionário foi baseado em diversos estudos, nomeadamente os do Banco de
Portugal (2011), do Plano Nacional de Formação Financeira (2016, 2021), da OCDE
(2016a, 2020), do CFPB (2015b) e de Potrich et al. (2016).
Os resultados obtidos foram sujeitos à análise descritiva e à aplicação de técnicas não
paramétricas e revelaram que os estudantes do ensino superior apresentam indicadores
globalmente mais satisfatórios quando comparados com a população portuguesa, e são
essencialmente influenciados por fatores demográficos como a idade, o género, o nível
de escolaridade e o rendimento.
Foi ainda validada estatisticamente a existência de uma relação entre o indicador de
literacia financeira e os indicadores de resiliência e bem-estar financeiro.
Este estudo é inovador porque é o único que pretender determinar os referidos
indicadores em estudantes do ensino superior, adotando a atual metodologia seguida
pelos países na determinação da literacia financeira, mas incorporando uma vertente
ligada à literacia financeira digital, um conceito ainda pouco explorado nos estudos
internacionais.
A principal limitação do estudo prende-se com a pouca diversidade geográfica dos
inquiridos, o que não permite a comparação entre as diferenças zonas geográficas.
Description
Keywords
Bem-estar financeiro Determinantes Ensino superior Literacia financeira Portugal Resiliência financeira