Repository logo
 
Publication

Literacia, Resiliência e Bem-estar Financeiro nos estudantes do ensino superior

datacite.subject.fosCiências Sociaispt_PT
dc.contributor.advisorBorges, Ana Pinto
dc.contributor.authorDias, Patrícia Alexandra Barbosa
dc.date.accessioned2022-06-07T16:16:34Z
dc.date.available2022-06-07T16:16:34Z
dc.date.issued2022-05-23
dc.date.submitted2022-03-24
dc.description.abstractEsta investigação tem como objetivo medir e avaliar os determinantes do indicador global de literacia financeira dos estudantes do ensino superior em Portugal. Adicionalmente pretende avaliar a relação existente entre o indicador de literacia financeira e os indicadores de resiliência e bem-estar financeiro. A investigação parte da revisão de literatura relevante e assenta numa perspetiva quantitativa, com recurso a um questionário, aplicado numa amostra de 469 estudantes. O questionário foi baseado em diversos estudos, nomeadamente os do Banco de Portugal (2011), do Plano Nacional de Formação Financeira (2016, 2021), da OCDE (2016a, 2020), do CFPB (2015b) e de Potrich et al. (2016). Os resultados obtidos foram sujeitos à análise descritiva e à aplicação de técnicas não paramétricas e revelaram que os estudantes do ensino superior apresentam indicadores globalmente mais satisfatórios quando comparados com a população portuguesa, e são essencialmente influenciados por fatores demográficos como a idade, o género, o nível de escolaridade e o rendimento. Foi ainda validada estatisticamente a existência de uma relação entre o indicador de literacia financeira e os indicadores de resiliência e bem-estar financeiro. Este estudo é inovador porque é o único que pretender determinar os referidos indicadores em estudantes do ensino superior, adotando a atual metodologia seguida pelos países na determinação da literacia financeira, mas incorporando uma vertente ligada à literacia financeira digital, um conceito ainda pouco explorado nos estudos internacionais. A principal limitação do estudo prende-se com a pouca diversidade geográfica dos inquiridos, o que não permite a comparação entre as diferenças zonas geográficas.pt_PT
dc.identifier.tid203023030pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.26/40957
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectBem-estar financeiropt_PT
dc.subjectDeterminantespt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectLiteracia financeirapt_PT
dc.subjectPortugalpt_PT
dc.subjectResiliência financeirapt_PT
dc.titleLiteracia, Resiliência e Bem-estar Financeiro nos estudantes do ensino superiorpt_PT
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispt_PT
thesis.degree.nameMestrado em Gestão de Empresaspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
Dissertação Patrícia Dias_22.03.pdf
Size:
2.77 MB
Format:
Adobe Portable Document Format