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- REABILITAÇÃO DA CAPELA ROMÂNICA DE NOSSA SENHORA DA PIEDADE EM QUINTÃPublication . Neves, Sabrina Valente; Carreira, JoãoA reabilitação de edifícios antigos tem se estendido ao património edificado, está relacionado com a necessidade de prolongar a sua preservação através de obras de intervenções. Estes edifícios possuem características construtivas específicas e são um significativo testemunho histórico da construção realizada em Portugal, nos séculos passados. Este trabalho é dedicado essencialmente ao estudo de intervenção, à análise de valores e significados, princípios e métodos de intervenção na tipologia da arquitetura românica, onde iremos propor o projeto de intervenção na Capela de Nossa Senhora de Quintã em Baltar - Paredes, que faz parte da Rota do Românico, percurso por 58 monumentos localizados no norte de Portugal, patrimonio da arquitetura Românica, onde iremos propor melhorias para a sua preservação. Para a concretização de uma fundamentada investigação foi realizada a visita no local, verificamos os pontos relevantes e revisão da literatura referente à História e à Teoria da conservação e do Restauro, o que contribuiu para uma análise da proposta do projeto. É fundamental o conhecimento e entendimento do que é trabalhar diante de um edifício histórico, de modo a adotar as técnicas, materiais e procedimentos exigidos em qualquer projeto de reabilitação, e poder obedecer aos princípios gerais da reabilitação, autenticidade, reversibilidade e compatibilidade.
- A INFLUÊNCIA DAS MÍDIAS SOCIAIS NA EDUCAÇÃO DO ENSINO SUPERIOR: Estudo em uma Universidade Particular da Cidade de São Luís - Maranhão - BrasilPublication . Neto, Nelson Soares da SilvaO presente trabalho visa discutir sobre a temática da influência das mídias sociais no ensino superior. A pesquisa para desenvolvimento desse tema, teve como amostra disciplinas específicas de 3 períodos em dois turnos de dois cursos presenciais. Foi realizada em uma Instituição privada na cidade de São Luís do Maranhão e direcionada aos alunos e docentes destas disciplinas. O objeto geral é analisar as influências das mídias sociais junto aos estudantes da Instituição de Ensino Superior; e como problemática, foram subdivididas em três questões: quais os impactos positivos e negativos, quais as ferramentas e quais as técnicas e processo de metodologia de ensino da Instituição. Essas três questões envolvem o uso das mídias sociais na aprendizagem do aluno. A hipótese é que a utilização dessas mídias sociais, atrelada a uma metodologia de aprendizagem adequada para a sala de aula, trará maiores benefícios para os alunos. Quanto à metodologia, foi aplicado o método dedutivo, abordagem do problema qualitativo e quantitativo; a pesquisa é aplicada e o objetivo da pesquisa, descritivo. A amostra é composta por 624 alunos, e 12 professores; a pesquisa teve como retorno 333 alunos e 12 professores. O resultado da pesquisa confirma a hipótese, onde as mídias influenciam os alunos, e que, na visão dos alunos e professores pesquisados, a mesma contribui de forma positiva com o aprendizado deles. Porém, é necessário que seja planejada junto a um método de ensino. A maior parte dos alunos e professores que participaram da pesquisa utilizam as mídias mais para compartilhamento de materiais e informação e comunicação; entretanto, hoje é sabido que há diversas outras funcionalidades das mídias sociais que podem ser difundidas e melhor aproveitadas em sala de aula, para isso, torna-se necessário maior investimento em infraestrutura, desenvolvimento de novas habilidades, e capacitações específicas em metodologias e novas mídias.
- TECNOLOGIAS INOVADORAS NA EDUCAÇÃO: Uso da Realidade Aumentada (RA) nos Cursos Profissionalizantes do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI em São Luís Maranhão - BrasilPublication . Assunção, Fábio de JesusA cada momento percebe-se que a sociedade torna-se mais exigente. E com isso, clientes tornaram-se muito mais informado, por isso, a existência de demanda de produtos e serviços cada vez mais, diferenciados quanto sua qualidade, assim a cada momento necessita de maior rapidez na entrega, com menor custo e também maior flexibilidade. Temos então, maiores conseqüências nas exigências de mercado e deste modo, afetando diretamente a qualificação profissional, exigindo uma nova roupagem ao perfil profissional. Deste modo, questões do aprendizado das pessoas e as condições que estão sendo realizadas são hoje elementos fundamentais para uma boa formação desse profissional. A(RA), conhecida como realidade aumentada e (RV) realidade virtual, já são tecnologias presentes em países do primeiro mundo e estão tornando-se cada vez mais comuns em países em desenvolvimento e hoje já é uma realidade no Brasil dentro do sistema educacional. A RA, é desenvolvida através da utilização de um software que tem a função de permitir que objetos reais seja inserido em um mundo virtual ou também,que um objeto virtual seja inserido dentro de ambiente real. Já a RV, busca inserir o usuário para um universo artificialmente criado, sendo que suas interações e ações dentro do sistema, leva afetar apenas este universo. Dentro dessa perspectiva esta pesquisa buscou-se analisar as influências, seus impactos e desafios da tecnologia de inovação, na aplicação de modelos inovadores de ensino profissionalizante, utilizando o (RA) e o (RV) como instrumentos pedagógicos de motivação e incentivador para o SENAI da capital São Luís no Estado do Maranhão – Brasil. Entende-se que buscar uma construção ideal para a educação de qualidade já não é uma tarefa muito fácil para realiza-se no Brasil. E dentro desse contexto educacional, podem-se medir casos de sucesso que se obtiveram resultados positivos na aplicação de Tecnologias Inovadoras em sala de aula, gerando boas práticas. Entre os destaques, encontram-se as tecnologias da (RA) e a (RV), onde tem-se promovidos melhorias para o compartilhamento do conhecimento entre professores e seus alunado sem cursos profissionalizantes. Para o seu desenvolvimento será abordado com estudos bibliográficos para sua fundamentação, documentos institucionais com um estudo de caso utilizando-se para levantamentos de dados as entrevistas semi estruturadas e questionários abertos e fechados, como também, observações em sala de aula, com objetivo de conhecer os processos que envolvem a utilização das tecnologias conhecidas como RA e RV, dentro do ambiente das aulas profissionalizante do SENAI. Depois de realizado uma análise final dos dados e discussões, que os resultados oriundos de prática inovadoras em sala de aulas com a utilização de software para RA e RV, são ferramentas de grandes impactos para a melhoria da qualidade da educação, assim, confirmando as hipóteses mencionadas no embasamento deste trabalho dissertativo. Onde as características da RA e RV, estão envolvidas pelas suas capacidades de maior simulação e com isso elevando a interatividade em tempo real nas salas de aulas, estimulando de certo modo, o aprendizado.Permitindo-se um maior envolvimento e interação dos alunos, assim melhorando os resultados do ensino e o aprendizado dentro do ensino profissional. Afirmando-se que a utilização do RA e RV são de grande viabilidade para o processo de ensino profissionalizante. Com isso, sua evolução dentro do contexto pedagógico, trará maiores motivações no campo educacional tonando-se no futuro próximo uma das ferramentas de maior incentivo para a obtenção da qualidade dos métodos do ensino profissional.
- EDUCAÇÃO ESCOLAR NO CAMPO: Uma análise da educação escolar pública no Povoado Vila Kênio no Município de Lagoa Grande do Maranhão – Maranhão - BrasilPublication . Lopes, Roberto Fernando da SilvaA presente dissertação desenvolve-se através de um estudo de caso na escola rural, situada no assentamento P.A CIGRA, na agrovila vila Kênio localizadas no municipio de Lagoa Grande do Maranhão, Estado do Maranhão, onde utiliza-se na sua dinâmica de ensino e aprendizagem os referenciais metodológicos da Educação do Campo, visando assim à formação de cidadãos cientes dos seus papéis perante a sociedade. Nas últimas décadas através da luta dos movimentos sociais a Educação do Campo vem sendo inserida nas políticas públicas, buscando recriar a relação do campo com a cidade. Este estudo teve por objetivo geral compreender como o processo de institucionalização das políticas públicas de Educação do Campo pode contribuir para a mudança na formação dos sujeitos do campo, deste modo o trabalho desenvolveu-se na Escola pública Integral de Ensino Fundamental Roseli Nunes. Neste sentido, realizamos uma pesquisa na qual foi utilizada a metodologia qualitativa. Foi feito uso das técnicas de observação, a entrevista semiestruturada, utilizando um roteiro flexível, composto tanto por perguntas abertas quanto fechadas e análise de documentos. Foram entrevistados educandos, educadores, funcionários e comunidade (pais), buscando assim atingir o objetivo desta pesquisa. Como resultados foram identificados educadores comprometidos com uma formação diferenciada que vise à valorização do saber local, a intenção de parte dos educandos em permanecer no meio rural, bem como o desenvolvimento de uma consciência ambiental, e por parte dos pais a valorização deste processo educativo diferenciado. Algumas dificuldades foram constatadas como a adequação as leis e normas burocráticas o que acaba inviabilizando por vezes o trabalho, e algumas vezes a contratação de “professores temporários” com pouco tempo na escola, e pouco engajados com essa dinâmica educacional diferenciada. É preciso pensar em um sistema de rede para a escola do campo, isto é, um sistema articulado com várias entidades e empresas. Pois entende-se que há propostas e demandas bem diferentes a serem trabalhadas para a melhoria da comunidade.
- INCLUSÃO DAS TECNOLOGIAS DE COMUNICAÇÃO E INFORMAÇÃO NAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS: Os Desafios dos Professores e Alunos do Ensino Fundamental Maior nas Escolas Urbanas e Rurais de São Luís Gonzaga do Maranhão - BrasilPublication . Cruz, Francisco Duarte daEste trabalho voltado para tese dissertativa de mestrado manifesta resultados da pesquisa realizada nas escolas públicas da zona rural e urbana do município de São Luiz Gonzaga do Maranhão – Brasil, com o propósito de entender e examinar os prováveis obstáculos encontrados por professores e alunos do Ensino Fundamental maior que atuam em escolas do município no emprego das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC no método ensino-aprendizagem. Comenta-se que as TIC associadas à educação possuem a capacidade de reunir valores, pretendendo uma aprendizagem relevante dos alunos, contudo, mesmo com esta competência, acham-se diversos obstáculos que atrapalham ou tornam difícil sua aplicação pelos professores nas unidades de escolas públicas. Para tanto, foi executado o processo técnico de pesquisa exploratória (GIL, 2010) como maneira de aprofundamento do entendimento da problemática. Procurou-se no conjunto de obras literárias, estudos teóricos que expusessem um sucinto histórico acerca da inserção das diferentes tecnologias na área pedagógica brasileira e a maneira como ela é empregada nos dias correntes. Pretendendo adicionar as informações alcançadas preliminarmente, foram efetuados trabalhos teóricos, práticas com entrevistas com os gestores e coordenadores pedagógicos e realizado um questionário on-line para coleta de informações de professores e alunos concernentes aos seus desejos e problemas para fazer uso das TICs nas aulas. Posteriormente as análises, observou-se que não é suficiente somente dispor equipamentos tecnológicos nas unidades escolares e ofertar cursos exibindo como operá-los, é necessário ir além disso. O professor necessita estar envolvido pela tecnologia, confiar na eficiência da sua utilização, estar destemido, dominar suas particularidades objetivando reconhecer em que instante e como as TIC poderão contribuir em sua prática pedagógica.
- RECONVERSÃO PARCIAL DA ESTAÇÃO DE SÃO BENTOPublication . Almeida, Ana Cláudia da Silva; Carreira, JoãoEste trabalho versou sobre a análise da Estação de São Bento, edifício centenário e de grande importância na cidade de Porto, que contribuiu para a sua dinamização e desenvolvimento. Analisou a história e transformações ocorridas no sítio e no edifício, edifício este que está classificado como Imóvel de Interesse Público. Através de uma análise, tentou-se perceber se o edifício ainda se integra na imagem urbana actual, da mesma forma que se integrava aquando da sua construção. Partindo dessa análise, procurou-se assumir uma posição crítica por forma a avaliar se o edifício poderia ser intervencionado, promovendo alterações formais, ocupacionais e funcionais, que o adequassem a um contexto mais contemporâneo, compatível com os desenvolvimentos urbano, social, económico e tecnológico.
- Tráfico internacional de espécies protegidas: caracterização do fenómeno e o papel da Polícia de Segurança PúblicaPublication . Pereira, David Marcos BorralhoA degradação do ambiente e, muito particularmente, dos biomas e dos ecossistemas através da poluição, da procura desmesurada de recursos naturais bióticos e do seu tráfico ilegal, coloca não só em perigo e em risco de extinção inúmeras espécies de fauna e flora, como também a própria sobrevivência do homem. De facto, ao provocar múltiplos impactos no sistema humano – designadamente sociais, na segurança e na economia –, o tráfico internacional de espécies protegidas é considerado um dos quatro maiores ao nível global, vindo a suscitar cada vez mais a atenção das instâncias e das autoridades internacionais, comunitárias e portuguesas, as quais têm desenvolvido esforços sobretudo nos domínios da regulamentação legal e do reforço da atuação das entidades que têm como fito a aplicação da lei. Conscientes deste desígnio, as autoridades judiciárias, policiais e administrativas portuguesas com atribuições neste domínio têm desenvolvido um trabalho considerável neste campo. Fazendo uso das suas múltiplas atribuições – que a caracterizam como polícia integral – e através do reforço da cooperação e colaboração interinstitucional, a Polícia de Segurança Pública vem, desde há vários anos, contribuindo para o combate a este tráfico, tanto através de ações operacionais, como da partilha de informações e sensibilização pública.
- Cooperação Policial Bilateral entre Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe e a Polícia de Segurança Publica da República Portuguesa na área de formaçãoPublication . Lopes, Marcelino de FreitaO presente trabalho incide principalmente na cooperação policial entre a Polícia Nacional de São Tomé e Príncipe e a Polícia de Segurança Pública para área de formação. Trata-se de uma temática com marcos importantes entre a Polícia Nacional e a Polícia de Segurança Pública. Na verdade, existe laço histórico entre São Tomé e Príncipe e Portugal o que faz unir cada vez mais esses dois povos. Ora, o governo Santomense e o governo Português têm cooperado em diversas áreas ao longo dos anos. Embora a cooperação policial pode ser interna ou internacional, contudo foi mais profundada cooperação policial, particularmente na área de formação, quer a formação técnica quer a formação superior existente entre estas duas organizações policiais. Conclui-se que a formação é fundamental para o desenvolvimento das organizações. Por outro lado, vivemos num mundo contemporâneo em que se torna difícil atingirmos objetivos de forma insolada, logo, há necessidade cada vez mais de cooperamos quer a nível interno como a nível internacional. Neste sentido, a Polícia de Segurança Pública têm mantido uma cooperação solida ao longo dos anos e com maior incidência na área de formação em diversas áreas aos quadros da Polícia Nacional sem exceção de categorias. Portanto, é de reconhecer que através da existência dessa cooperação tem contribuído de modo inevitável nas melhorias das atividades desenvolvidas pela Polícia Nacional, no sentido de alcançar os objetivos almejados pela instituição.
- Investigação criminal em violência doméstica: a proteção das vítimas menores de idadePublication . Bagorro, José Armando CarriçoA presente pesquisa pretende construir um campo de conhecimento sobre as práticas de investigação criminal no contexto do crime de violência doméstica, com especial enfoque nas vítimas crianças e jovens. A lente teórica sustenta-se na função das estruturas e dos sistemas sociais, nas teorias da violência familiar e do controlo social, tratando-se de uma pesquisa qualitativa de matriz triangular, alicerçada no mapeamento de literatura. A violência doméstica, sendo um fenómeno transversal a toda a sociedade, constitui-se numa violação grave dos direitos humanos. A BICVD, em articulação com a EPAV, intervém de forma célere e integrada, por forma a garantir a proteção das vítimas, a preservação e recolha da prova e a contenção do agressor, assumindo-se como um dos atores centrais no cessar do ciclo da violência doméstica e no garante de respostas adequadas, durante e após a cessação do processo. Devido à sua vulnerabilidade, as crianças estão mais expostas ao risco de violência sob todas as formas, o que impacta negativamente no seu desenvolvimento. O quadro legal tem vindo a alargar a proteção das vítimas, todavia, ainda se reporta às crianças de forma inespecífica. As diversas valências da PSP constituem uma mais-valia na prevenção, combate e transversalização de boas-práticas.
- A pistagem na investigação criminal: contributos para a sua (eventual) aplicação na Polícia de Segurança Pública.Publication . Araújo, Ângelo Manuel de MouraA pistagem consiste no seguimento do rastro de uma pessoa por um binómio cinotécnico, onde são exploradas as capacidades olfativas dos cães em prol de um objetivo delineado pelo ser humano. Apesar de, nos últimos anos, ter sido alvo de alguma sobrevalorização, sobretudo quando relacionada com atividades de mantrailing, a pistagem continua a ser uma ferramenta útil às polícias e aos seus serviços de investigação criminal, uma vez que possibilita a recolha de informações que não seriam possíveis de outro modo. Como meio de prova e de obtenção de prova, em conjugação com outros, a pistagem poderá servir não só para a definição de linhas estratégicas de investigação como, também, útil, em sede de audiência de julgamento. A investigação, qualitativa, teve por base a análise de literatura e a realização de entrevistas a informadores privilegiados, tendo como resultado a convergência das potencialidades e limitações que lhe estão associadas. A aposta num modelo de policiamento cinotécnico adequado, a sensibilização dos responsáveis da gestão do local do crime e a existência de um programa de treino adequado, poderá culminar no estabelecimento de uma nova ferramenta ao dispor da investigação criminal.
