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Authors
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Abstract(s)
A presente dissertação desenvolve-se através de um estudo de caso na escola rural, situada no
assentamento P.A CIGRA, na agrovila vila Kênio localizadas no municipio de Lagoa Grande
do Maranhão, Estado do Maranhão, onde utiliza-se na sua dinâmica de ensino e aprendizagem
os referenciais metodológicos da Educação do Campo, visando assim à formação de cidadãos
cientes dos seus papéis perante a sociedade. Nas últimas décadas através da luta dos
movimentos sociais a Educação do Campo vem sendo inserida nas políticas públicas, buscando
recriar a relação do campo com a cidade. Este estudo teve por objetivo geral compreender como
o processo de institucionalização das políticas públicas de Educação do Campo pode contribuir
para a mudança na formação dos sujeitos do campo, deste modo o trabalho desenvolveu-se na
Escola pública Integral de Ensino Fundamental Roseli Nunes. Neste sentido, realizamos uma
pesquisa na qual foi utilizada a metodologia qualitativa. Foi feito uso das técnicas de
observação, a entrevista semiestruturada, utilizando um roteiro flexível, composto tanto por
perguntas abertas quanto fechadas e análise de documentos. Foram entrevistados educandos,
educadores, funcionários e comunidade (pais), buscando assim atingir o objetivo desta
pesquisa. Como resultados foram identificados educadores comprometidos com uma formação
diferenciada que vise à valorização do saber local, a intenção de parte dos educandos em
permanecer no meio rural, bem como o desenvolvimento de uma consciência ambiental, e por
parte dos pais a valorização deste processo educativo diferenciado. Algumas dificuldades foram
constatadas como a adequação as leis e normas burocráticas o que acaba inviabilizando por
vezes o trabalho, e algumas vezes a contratação de “professores temporários” com pouco tempo
na escola, e pouco engajados com essa dinâmica educacional diferenciada. É preciso pensar em
um sistema de rede para a escola do campo, isto é, um sistema articulado com várias entidades
e empresas. Pois entende-se que há propostas e demandas bem diferentes a serem trabalhadas
para a melhoria da comunidade.
Description
Keywords
educação escola prática pedagógica
