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EDUCAÇÃO ESCOLAR NO CAMPO: Uma análise da educação escolar pública no Povoado Vila Kênio no Município de Lagoa Grande do Maranhão – Maranhão - Brasil

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A presente dissertação desenvolve-se através de um estudo de caso na escola rural, situada no assentamento P.A CIGRA, na agrovila vila Kênio localizadas no municipio de Lagoa Grande do Maranhão, Estado do Maranhão, onde utiliza-se na sua dinâmica de ensino e aprendizagem os referenciais metodológicos da Educação do Campo, visando assim à formação de cidadãos cientes dos seus papéis perante a sociedade. Nas últimas décadas através da luta dos movimentos sociais a Educação do Campo vem sendo inserida nas políticas públicas, buscando recriar a relação do campo com a cidade. Este estudo teve por objetivo geral compreender como o processo de institucionalização das políticas públicas de Educação do Campo pode contribuir para a mudança na formação dos sujeitos do campo, deste modo o trabalho desenvolveu-se na Escola pública Integral de Ensino Fundamental Roseli Nunes. Neste sentido, realizamos uma pesquisa na qual foi utilizada a metodologia qualitativa. Foi feito uso das técnicas de observação, a entrevista semiestruturada, utilizando um roteiro flexível, composto tanto por perguntas abertas quanto fechadas e análise de documentos. Foram entrevistados educandos, educadores, funcionários e comunidade (pais), buscando assim atingir o objetivo desta pesquisa. Como resultados foram identificados educadores comprometidos com uma formação diferenciada que vise à valorização do saber local, a intenção de parte dos educandos em permanecer no meio rural, bem como o desenvolvimento de uma consciência ambiental, e por parte dos pais a valorização deste processo educativo diferenciado. Algumas dificuldades foram constatadas como a adequação as leis e normas burocráticas o que acaba inviabilizando por vezes o trabalho, e algumas vezes a contratação de “professores temporários” com pouco tempo na escola, e pouco engajados com essa dinâmica educacional diferenciada. É preciso pensar em um sistema de rede para a escola do campo, isto é, um sistema articulado com várias entidades e empresas. Pois entende-se que há propostas e demandas bem diferentes a serem trabalhadas para a melhoria da comunidade.

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educação escola prática pedagógica

Pedagogical Context

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