Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.29 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Este trabalho voltado para tese dissertativa de mestrado manifesta resultados da pesquisa realizada nas escolas públicas da zona rural e urbana do município de São Luiz Gonzaga do Maranhão – Brasil, com o propósito de entender e examinar os prováveis obstáculos encontrados por professores e alunos do Ensino Fundamental maior que atuam em escolas do município no emprego das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC no método ensino-aprendizagem. Comenta-se que as TIC associadas à educação possuem a capacidade de reunir valores, pretendendo uma aprendizagem relevante dos alunos, contudo, mesmo com esta competência, acham-se diversos obstáculos que atrapalham ou tornam difícil sua aplicação pelos professores nas unidades de escolas públicas. Para tanto, foi executado o processo técnico de pesquisa exploratória (GIL, 2010) como maneira de aprofundamento do entendimento da problemática. Procurou-se no conjunto de obras literárias, estudos teóricos que expusessem um sucinto histórico acerca da inserção das diferentes tecnologias na área pedagógica brasileira e a maneira como ela é empregada nos dias correntes. Pretendendo adicionar as informações alcançadas preliminarmente, foram efetuados trabalhos teóricos, práticas com entrevistas com os gestores e coordenadores pedagógicos e realizado um questionário on-line para coleta de informações de professores e alunos concernentes aos seus desejos e problemas para fazer uso das TICs nas aulas. Posteriormente as análises, observou-se que não é suficiente somente dispor equipamentos tecnológicos nas unidades escolares e ofertar cursos exibindo como operá-los, é necessário ir além disso. O professor necessita estar envolvido pela tecnologia, confiar na eficiência da sua utilização, estar destemido, dominar suas particularidades objetivando reconhecer em que instante e como as TIC poderão contribuir em sua prática pedagógica.
Description
Keywords
tecnologia inclusão prática pedagógica professor aluno