Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
2.46 MB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O presente trabalho visa discutir sobre a temática da influência das mídias sociais no ensino superior. A pesquisa para desenvolvimento desse tema, teve como amostra disciplinas específicas de 3 períodos em dois turnos de dois cursos presenciais. Foi realizada em uma Instituição privada na cidade de São Luís do Maranhão e direcionada aos alunos e docentes destas disciplinas. O objeto geral é analisar as influências das mídias sociais junto aos estudantes da Instituição de Ensino Superior; e como problemática, foram subdivididas em três questões: quais os impactos positivos e negativos, quais as ferramentas e quais as técnicas e processo de metodologia de ensino da Instituição. Essas três questões envolvem o uso das mídias sociais na aprendizagem do aluno. A hipótese é que a utilização dessas mídias sociais, atrelada a uma metodologia de aprendizagem adequada para a sala de aula, trará maiores benefícios para os alunos. Quanto à metodologia, foi aplicado o método dedutivo, abordagem do problema qualitativo e quantitativo; a pesquisa é aplicada e o objetivo da pesquisa, descritivo. A amostra é composta por 624 alunos, e 12 professores; a pesquisa teve como retorno 333 alunos e 12 professores. O resultado da pesquisa confirma a hipótese, onde as mídias influenciam os alunos, e que, na visão dos alunos e professores pesquisados, a mesma contribui de forma positiva com o aprendizado deles. Porém, é necessário que seja planejada junto a um método de ensino. A maior parte dos alunos e professores que participaram da pesquisa utilizam as mídias mais para compartilhamento de materiais e informação e comunicação; entretanto, hoje é sabido que há diversas outras funcionalidades das mídias sociais que podem ser difundidas e melhor aproveitadas em sala de aula, para isso, torna-se necessário maior investimento em infraestrutura, desenvolvimento de novas habilidades, e capacitações específicas em metodologias e novas mídias.
Description
Keywords
ensino superior educação redes sociais