Repository logo
 

IPT - ESGT - Teses de Mestrado ou Doutoramento

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 236
  • O impacto da inovação financeira na banca da região Mena
    Publication . Menezes, Marielly Cleanne Gomes de; Domingues, Renato Heitor Correia; Simões, Jorge Manuel Marques
    Este estudo aborda o efeito produtos com inovação financeira na banca islâmica na qual as distingue dos bancos convencionais, com foco na compreensão da utilização de seus métodos de proteção de risco em sua performance. O principal objetivo desta dissertação é perceber se os bancos islâmicos, mistos e convencionais da região MENA (Médio Oriente e Norte da África) tem as suas métricas de performance afetadas pela inovação financeira, outros ativos de dívida e produtos derivados. Para alcançar os objetivos utilizamos uma base de dados da BankFocus compreendida entre 2012 e 2022 com 782 bancos do Médio Oriente, Irão e República Islâmica, através de um painel dinâmico com regressões GLS com correção vectorial de erros (VCE) e que pretende responder às seguintes questões: A inovação financeira afeta negativamente o ROE ou o ROA? O nível de outros ativos de dívida afeta negativamente/positivamente o ROE ou o ROA? O nível de derivados financeiros afeta negativamente em o ROE ou o ROA (métricas de performance)?. Os resultados mostraram que, para bancos islâmicos e mistos, a inovação financeira não teve impacto significativo no ROE e no ROA, enquanto o nível de outros ativos de dívida apresentou um efeito negativo e significativo em ambos os indicadores. Além disso, os derivados financeiros afetaram negativamente o ROE, mas a relação com o ROA não foi confirmada para bancos mistos, indicando uma complexidade nas dinâmicas financeiras. Já para os bancos convencionais, a inovação financeira também não influenciou o ROE e o ROA, mas o uso de derivados financeiros teve um impacto negativo e significativo em ambos. As nossas conclusões destacam a importância de analisar como diferentes estruturas financeiras afetam o desempenho dos diferentes tipos de bancos a operar na região MENA, pois comportam-se de maneira diferente segundo os seus princípios legais.
  • Podemos prever com antecedência o risco de falência das PMEs no sector hoteleiro espanhol?
    Publication . Costa, Catarina Filipa Nunes; Domingues, Renato Heitor Correia
    As pequenas e médias empresas do setor hoteleiro espanhol desempenham um papel vital na economia do país, contribuindo significativamente para o PIB nacional. Além disso, são responsáveis por criar milhões de postos de trabalho diretos e indiretos, enquanto contribuem não só para o desenvolvimento das comunidades locais como também apoiam os fornecedores regionais. Posto isto, torna-se cada vez mais importante a existência de modelos de previsão de falência que ajudem a identificar, mitigar e gerir os riscos financeiros, além de fornecerem informações valiosas que auxiliam no planeamento estratégico e na tomada de decisão. A presente dissertação tem como principais objetivos identificar lacunas que possam ajudar a encontrar determinantes que antecipadamente possam prever a falência de empresas. Utilizamos o Valor Acrescentado (EVA) como medida que pode determinar a previsão de falência dos hotéis espanhóis, com um ano e três anos de antecedência. Para isso, analisámos uma amostra que contém 7.546 empresas hoteleiras espanholas, retiradas da base de dados da SABI, que compreende o intervalo de tempo de 2011 a 2021. A metodologia utilizada foi baseada em dois modelos: as regressões OLS e as regressões em dados de painel dinâmico Arellano-Bond. As conclusões retiradas da análise às regressões efetuadas demonstram que é possível, com base no Valor Acrescentado (EVA), antecipar a Rentabilidade de um hotel espanhol com três anos de antecedência. É importante ainda destacar que se verificou um efeito negativo e significativo entre a Rentabilidade e o Valor Acrescentado (EVA).
  • A importância da gestão passiva e ativa nos fundos de obrigações europeus
    Publication . Leal, Marcelo Pereira Freire; Domingues, Renato Heitor Correia
    Os fundos de investimento desempenham um papel fundamental no mercado financeiro e na economia em geral, pois oferecem aos investidores uma série de vantagens como diversificação, gestão profissional, acessibilidade, liquidez, flexibilidade e entre outros. Além disso, são cada vez mais um ativo preponderante a alocar na carteira de qualquer investidor, uma vez que, além das vantagens supracitadas, são um ativo em franco crescimento nos últimos anos. Contudo, estudos como os de Cremers & Petajisto (2009) e Amihud & Goyenko (2013), têm demonstrado que as entidades gestoras de fundos, declaram-se ativas por forma a cobrar mais custos, mas na verdade são fundos passivos, uma vez que, a sua carteira é correlacionada com o mercado. Assim, a presente dissertação tem o objetivo de analisar os efeitos da gestão ativa/ passiva nos fluxos, risco e performance dos fundos de investimento de obrigações no mercado europeu. Com uma base de dados de 939 fundos de investimento europeus entre 2006 e 2019, retirada da Mornigstar Direct e recorrendo à metodologia Feasible Generalized Least Squares (FGLS), os resultados mostraram que não existe uma relação significante entre a gestão ativa/passiva e os fluxos. Quanto ao risco, verificou-se que quando a gestão ativa é medida através do TE, quanto mais ativo for um fundo, maior é a possibilidade de ter uma perda maior da carteira. Por fim, em relação à performance, os resultados mostraram uma relação positiva e significativa entre a gestão ativa e ambos os alfas utilizados, podendo significar que quanto maior for o nível de gestão ativa de uma carteira maior a possibilidade de a performance da carteira bater o mercado.
  • A tributação dos criptoativos no sistema fiscal português
    Publication . Soares, Mafalda Sofia Martinho; Bragança, Paulo Jorge Gomes
    Na presente dissertação, procurar-se-á explicar os conceitos fundamentais relacionados com os criptoativos e com as tecnologias associadas, como a blockchain. O foco principal do trabalho será a análise do enquadramento jurídico e tributário das atividades vinculadas aos criptoativos, abordando especificamente as implicações no Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS), no Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Coletivas (IRC), no Imposto sobre o Valor Acrescentado (IVA) e no Imposto do Selo (IS). Através de uma investigação detalhada, pretende-se uma visão clara sobre como a legislação portuguesa se aplica a este novo paradigma financeiro, destacando desafios, oportunidades e a necessidade de uma regulamentação adequada para garantir a segurança e a transparência no uso dos criptoativos, bem como a necessidade de um enquadramento eficaz do seu contexto no sistema tributário.
  • A utilização do bitcoin como instrumento de hedge com ativos tradicionais
    Publication . Martins, Pedro António Prudêncio; Domingues, Renato Heitor Correia; Simões, Jorge Manuel Marques
    Este trabalho de investigação aborda a relação do Bitcoin com os ativos tradicionais como o Ouro, Petróleo e S&P 500 através dos modelos estatísticos como a matriz de correlação, regressão linear múltipla em séries temporais e regressão quantílica. Através dos dados obtidos será realizada uma comparação com os resultados analisados por artigos que abordam a importância do Bitcoin como alternativa de mitigação de risco em relação a ativos que estão sujeitos a maus desempenhos em momentos de crise e onde o Bitcoin não demonstra ter os mesmos resultados negativos nesses períodos. Ao longo deste trabalho foi possível concluir que uma carteira de investimento diversificada em Bitcoin e ativos tradicionais tende a possuir um melhor desempenho de resultados e com um fator de risco reduzido, em relação a um portfólio de investimento tradicional que mantêm ativos tradicionais em simultâneo que não demonstram ter boas propriedades de hegde entre si.
  • Gestão de projetos utilizando a metodologia ágil no domínio da analítica e da inteligência organizacional
    Publication . Villar, Joana Maria de Aragão Pires de Bianchi; Marques, Célio Gonçalo
    A evolução da tecnologia, a mudança do comportamento dos consumidores e a digitalização dos processos das organizações está a mudar rapidamente o contexto empresarial. Nos últimos anos tem sido gerado um grande volume de dados por parte de empresas e consumidores, proveniente de diversos sistemas digitais. A sua gestão com recurso a novas tecnologias de armazenamento e o seu tratamento com ferramentas analíticas pode resultar na obtenção de informação relevante, com rapidez e precisão, e influenciar o processo de tomada de decisão. Literatura existente indica que a recolha e interpretação de grandes conjuntos de dados – provenientes de diversas fontes, em diversas estruturas e a grande velocidade – permite que organizações possam identificar padrões e prever acontecimentos futuros, constituindo assim uma importante vantagem competitiva. A big data passou, então, a fazer parte dos modelos de negócio das organizações e tornou necessário o aperfeiçoamento dos softwares e das competências e, consequentemente, realçou a necessidade de uma nova abordagem de gestão, adequada a este tipo de projetos de análise e reposição de dados. Reunindo princípios, práticas e estruturas, a metodologia ágil (agile) introduz a noção de workflow partilhado, de responsabilidade coletiva e de melhoria contínua, possibilitando a eficiência do trabalho e a eficácia dos resultados no ambiente das Tecnologias de Informação. No presente relatório de estágio é descrita a dinâmica de um portefólio de Data & Analytics, são apresentadas as atividades realizadas no seu âmbito e é demonstrada a resposta real de uma empresa do sector dos produtos de consumo à transformação digital e à big data.
  • Intra-empreendedorimo
    Publication . Almeida, Filipa Helena Mendes de; Simões, Jorge Manuel Marques
    O presente trabalho pressupôs uma investigação com o objetivo de analisar se no seio das Associações Humanitárias de Bombeiros Voluntários (AHBV) é fomentado o espírito intraempreendedor, como ferramenta de trabalho, que permita tornar estas Instituições sustentáveis. Este trabalho iniciou-se com a revisão de literatura que incidiu sobre o empreendedorismo, destacando o intra-empreendedorismo. Consideramos como fatores potenciadores de intraempreendedorismo, nas organizações, os fatores internos organizacionais (autonomia no trabalho, clima de trabalho, contactos com o exterior, diversidade de trabalho, liderança, prémios / recompensas, recursos e tipo de trabalho) e os fatores individuais (idade, sexo, autoeficácia, experiência na área, necessidade de controlo, necessidade de realização, nível de escolaridade e personalidade pró-ativa). Após a revisão de literatura, foram desenvolvidas entrevistas semiestruturadas a oito dirigentes de AHBV, sendo que as mesmas, AHBV, são pessoas coletivas sem fins lucrativos cujo escopo principal é a proteção desinteressada de vidas e bens. No mesmo seguimento, destacámos que a sustentabilidade destas organizações depende dos apoios estatais e está associada ao trabalho em equipa, à procura de oportunidades, à inovação e criação de valor, à modernização dos serviços e à satisfação do bem-estar da comunidade. Verificámos, ainda, que 92,55% dos Corpos de Bombeiros existentes em Portugal são detidos por AHBV, sendo que a sustentabilidade destas Instituições é fundamental se tivermos em consideração a sua missão. Por conseguinte, após o trabalho de investigação realizado, verificou-se que nas AHBV analisadas ainda não estão enraizados os conceitos de intra-empreendedorismo e intraempreendedor, sendo que estas organizações pareceram ser neutras no que concerne à criação de incentivos aos colaboradores para que estes se tornem agentes de inovação e mudança. Finda a investigação desenvolvida, a grande conclusão a referir é que o tema de estudo se revelou de extrema importância atendendo à missão social que as AHBV desempenham e às constantes dificuldades com que se deparam.
  • A instabilidade laboral e a perceção da empregabilidade dos fornecedores como preditores do burnout
    Publication . Carvalho, Elisabete Mendes; Gonçalves, Sónia P.; Domingos, Susana Isabel Caetano
    A sociedade tem vindo a ser alvo de inúmeras alterações e transformações que têm ocorrido em diversas áreas, seja na área tecnológica, nos estilos de gestão organizacional, na precariedade/rotatividade de emprego e, ainda no crescimento de uma boa gestão de recursos humanos. Atualmente, face a estas ocorrências bem como às exigências do mercado em que os profissionais da área da formação atuam, vivem-se tempos de incertezas em que se olha para o percurso profissional de outra perspetiva. Pretende-se analisar de que forma a instabilidade e a insegurança laboral a que os formadores se encontram sujeitos, bem como a perceção da empregabilidade dos mesmos com a síndrome do Burnout através de um estudo transversal e correlacional por questionário. A amostra foi constituída por 103 formadores profissionais que exercem a função em diversas organizações prestadoras de serviços de formação em Portugal e nos Países de Língua Oficial Portuguesa. Dos resultados apurados, concluiu-se que o género feminino apresenta valores mais elevados de exaustão emocional e simultaneamente de realização pessoal quando comparado com o género masculino. Por sua vez, os indivíduos do género masculino apresentam valores médios de despersonalização mais elevados do que os do género feminino. Confirmou-se a associação positiva e preditiva entre instabilidade profissional e o burnout nos formadores profissionais. O presente estudo vem reforçar o papel da instabilidade profissional como preditor do burnout, alertando a sociedade para o acompanhamento de grupos vulneráveis, procurando prevenir e apoiar para combater o degradar da saúde mental.
  • Turismo religioso nos caminhos para Fátima
    Publication . Fino, Débora Ribeiro de Frias; Andrade, Cristina Maria Mendes; Oliveira, José Luís Sousa Soares de
    O concelho de Ourém tem um grande valor histórico, nomeadamente devido à cidade de Fátima que é desde 1917 um destino de peregrinação muito popular. O turismo religioso é um segmento do mercado já desenvolvido na cidade de Fátima. Embora haja diversos recursos patrimoniais ligados à religião nas restantes freguesias do concelho de Ourém, estes carecem de divulgação e desenvolvimento. Fátima tem recebido um crescente número de visitantes durante as grandes peregrinações (13 de maio, de agosto e de outubro) tendo esse número crescido significativamente nas comemorações do Centenário das aparições de Nossa Senhora de Fátima em 2017 (aproximadamente 9 milhões de visitantes). Embora sejam conhecidos vários itinerários principais, tais como os Caminhos do Norte, Sul, Sudeste, Sudoeste, Poente e Nascente existem ainda numerosos percursos, usados por um menor número de pessoas, que atravessam o Concelho de Ourém e são menos conhecidos. Neste projeto identificaram-se treze percursos secundários pedestres para Fátima e analisaram-se algumas questões de segurança relacionadas com os mesmos. Desta análise, coligiu-se um conjunto de recomendações com vista a implementar melhorias nos percursos, bem como, medidas de autoproteção que os peregrinos deverão adotar. Identificaram-se igualmente os recursos histórico-patrimoniais e naturais existentes ao longo destes caminhos com o objetivo de valorizar e ativar turisticamente recursos desconhecidos em desuso ou degradação. Conclui-se que, a ligação destes recursos aos caminhos realizados a pé para Fátima, poderá levar ao aumento de turistas e visitantes no concelho de Ourém, levando assim à melhoria das condições de acesso e conservação destes recursos e da segurança dos percursos.
  • Fatores potenciadores para o intraempreendedorismo
    Publication . Santos, Ana Paula Café Ferreira dos; Simões, Jorge Manuel Marques
    O empreendedorismo reveste-se de uma enorme importância nas diversas geografias, sendo um pilar fundamental ao nível da criação de emprego, do aumento da competitividade e do crescimento económico no global. Num mundo cada vez mais competitivo e global, a capacidade de inovação e antecipação assume particular ênfase nas organizações que pretendem chegar mais longe e alcançar novos mercados, solidificando a sua posição e tornando-se progressivamente mais competitivas. Para tal, o empreendedorismo e o intraempreendedorismo são encarados como resposta aos inúmeros desafios organizacionais, com vista à potencialização das capacidades distintas de cada organização. Importa ainda compreender que o intraempreendedorismo é influenciado por diversos fatores, dos quais fazem parte fatores encorajadores e desencorajadores à sua prática. Neste sentido, a análise detalhada de cada colaborador e bem assim do ambiente de trabalho, assume considerável destaque no processo de construção de um ambiente promissor ao desenvolvimento de práticas empreendedoras e intraempreendedoras nas organizações. O objetivo principal desta investigação consiste na identificação dos fatores potenciadores para o intraempreendedorismo nas organizações-alvo do estudo de caso. No âmbito da recolha de dados efetuada, foram realizadas entrevistas a oito colaboradores de duas empresas do setor dos curtumes localizadas em Alcanena – a Curtumes Irmãos Vieira Santos, Lda. e a Santos & Bairros, Lda. Do estudo realizado, é possível concluir que ambas as organizações estudadas incentivam e promovem o desenvolvimento de práticas empreendedoras e intraempreendedoras por parte dos seus colaboradores, bem como as valorizam. As práticas identificadas ao longo do presente estudo de caso são: a autonomia, a liberdade de trabalho e ação, a disponibilização de recursos, a comunicação, a confiança, e a gratificação de ideias e dos resultados, entre outras.