Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.4 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
A evolução da tecnologia, a mudança do comportamento dos consumidores e a
digitalização dos processos das organizações está a mudar rapidamente o contexto
empresarial.
Nos últimos anos tem sido gerado um grande volume de dados por parte de empresas e
consumidores, proveniente de diversos sistemas digitais. A sua gestão com recurso a
novas tecnologias de armazenamento e o seu tratamento com ferramentas analíticas pode
resultar na obtenção de informação relevante, com rapidez e precisão, e influenciar o
processo de tomada de decisão.
Literatura existente indica que a recolha e interpretação de grandes conjuntos de dados –
provenientes de diversas fontes, em diversas estruturas e a grande velocidade – permite
que organizações possam identificar padrões e prever acontecimentos futuros,
constituindo assim uma importante vantagem competitiva.
A big data passou, então, a fazer parte dos modelos de negócio das organizações e tornou
necessário o aperfeiçoamento dos softwares e das competências e, consequentemente,
realçou a necessidade de uma nova abordagem de gestão, adequada a este tipo de projetos
de análise e reposição de dados.
Reunindo princípios, práticas e estruturas, a metodologia ágil (agile) introduz a noção de
workflow partilhado, de responsabilidade coletiva e de melhoria contínua, possibilitando
a eficiência do trabalho e a eficácia dos resultados no ambiente das Tecnologias de
Informação.
No presente relatório de estágio é descrita a dinâmica de um portefólio de Data &
Analytics, são apresentadas as atividades realizadas no seu âmbito e é demonstrada a
resposta real de uma empresa do sector dos produtos de consumo à transformação digital
e à big data.
Description
Keywords
Analítica Big data Gestão de projetos Inteligência organizacional Metodologia ágil