IADE-U – Dissertações de Mestrado
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- Making the virtual a reality: a framework to connect physical devices to virtual worldsPublication . Campos, Nathan Paulino; Dias, João Alfredo Fazendeiro FernandesIn recent times there were many advancements in Extended Reality (XR) technologies and creative applications that take advantage of the new levels of immersion and environment blending brought on by these new technologies. Many of these applications are still tied to traditional input devices, such as a mouse, touchscreen, or game controller, and also output to very mundane output devices such as screens or projectors. With the democratization of affordable Internet of Things (IoT) solutions, there is an opportunity for integrating these devices into the next generation of creative applications, although such integrations may be costly or involve a lot of custom work to develop. This proposal aims to bridge this gap and create a software framework that can be used by developers of such applications to leverage IoT devices for the creation of digital twins or as input and output devices for their applications, opening up software development to a whole new world of possibilities. Throughout this research work, the industry standard IoT communication protocol MQTT was tested and proved its viability in providing reliable means of low-latency communication for wireless input devices, as well as the detailed proposal of a pairing scheme for IoT devices that allows them to be matched with confidence to clients automatically.
- Done - Modelo de Service Design para repensar estratégias no ensino superiorPublication . Santos, Diego Maffazzioli; Esteves, Sofia DinisO propósito do presente estudo foi a busca por respostas às dificuldades reais de universidades em aproximar métodos de gestão eficientes às necessidades de seus alunos. Para isso, procurou-se validar a aplicação do Service Design como meio de fomento à colaboração de diferentes atores, dentre eles professores e alunos, visando entender com profundidade contextos, desejos, objetivos e necessidades, tanto destes atores, como da própria organização. O Service Design foi escolhido por permitir o redesenho de experiências aos usuários de um serviço, colocando-os no centro da tomada de decisão, na gestão e na própria arte de criar soluções e ideias, no intuito de projetar estados futuros melhores no relacionamento entre a Universidade e os Alunos. O modelo aplicado consistiu em quatro etapas de execução prática na Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo, no estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil, e contemplou diferentes etapas, nomeadamente de descoberta, entendimento, ideação e validação. A realização dos trabalhos contou com o envolvimento de mais de 100 alunos e 5 professores de diferentes disciplinas, com o emprego das seguintes ferramentas: MoSCoW para pesquisa qualitativa, pesquisa quantitativa de validação de descobertas, sprint de Service Design com duração de 16 horas, este valendo-se de métodos como Estruturas Libertadoras, OKLCD e Kano Model. Com isto, surgiu uma miríade de caminhos possíveis de melhorias em diversos âmbitos, como novos ativos de aprendizado, canais de ensino e aprendizagem, formas e formatos de avaliação continuada, sempre com a pretensão de serem úteis para impulsionar a atualização de metodologias aplicadas por professores. Durante o processo, a comunicação e os pontos de contato entre os entes administrativos e as pessoas tornaram-se mais humanos, não só nos diferentes estágios da jornada acadêmica, mas também, após a saída dos alunos para o mercado de trabalho. A última etapa do modelo, através de uma pesquisa qualitativa/quantitativa, classificou e priorizou as soluções pensadas e propostas por professores e alunos, de maneira a apontar o melhor caminho de investimento por parte da Instituição de Ensino Superior, desta forma, com melhor aproveitamento na alocação de recursos financeiros, humanos e estruturais, e maior probabilidade de acerto frente aos anseios da comunidade acadêmica.
- Reabertura do cinema Sandim em contexto multidisciplinarPublication . Gomes, Gilberto Gil Camarinha; Fernandes, Filipa; Lopes, Carlos Nuno LacerdaO presente caso de estudo incide sobre a reabertura do Cinema Sandim em contexto multidisciplinar, propondo um modelo de negócio multidisciplinar e inovador. Ao longo do trabalho demonstra-se a importância do hibridismo cultural e da globalização aplicados aos espaços culturais contemporâneos, mais concretamente, espaços, únicos, capazes de albergar o máximo de áreas relacionadas com as artes, oferecendo diversas experiências culturais, educativas e de lazer. Apesar desta espécie de shopping cultural ser algo inovador e nunca antes visto, na verdade tem por base a evolução dos espaços culturais, ao longo da história, conjugando a tecnologia, inovação, educação, acessibilidade cultural, inclusão e as mais recentes técnicas de financiamento para estes projetos culturais se tornarem autossustentáveis. Foram, também, realizadas diversas entrevistas a artistas e público em geral que corroboraram a importância do hibridismo cultural e da globalização, daí a importância do surgimento de um projeto como este aqui descrito. Este estudo, mais do que contribuir para a reabertura do Cinema Sandim, contribui para o mundo da arte e da cultura, pois, poderá ser replicado em diversas estruturas e cidades nacionais, ou estrangeiras.
- A farmácia do absurdo: um projeto de design sobre processos de subjetivação da jovem mulherPublication . Silva, Ana Luiza Torres Figueira da; Ponte, Ana Sofia Lopes daO projeto A Farmácia do Absurdo: um projeto de design sobre processos de subjetivação da jovem mulher, desenvolvido no âmbito do Mestrado em Design e Cultura Visual do IADE – Universidade Europeia, teve como objetivo principal compreender a construção da imagem da mulher jovem no mundo pós-internet e propor formas de resistência à sua objetificação. A partir da linguagem da publicidade, criei um “anúncio” para um outdoor colocado na área metropolitana de Lisboa, entre setembro e outubro de 2024, para refletir como a imagem da jovem mulher é atualmente construída, percecionada e perpetuada. Para isso, estudei sobre aspectos sociais, filosóficos e artísticos que relacionam o poder às tecnologias da informação e comunicação que perpetuam e ampliam os mecanismos de estereotipificação da imagem da jovem mulher. Por meio do estudo do design e da cultura visual, aprofundei aspetos sobre a influência da visualidade no imaginário das massas pela experiência cotidiana na publicidade e na Internet. Mais especificamente, estudei a imposição do “rosto célebre” e formas pelas quais o poder dominante atravessa o rosto através dos conceitos de “rostidade e territorialidade” e seus meios de resistência por intermédio da apropriação e da paródia. Concluí que a afirmação do sujeito e a promoção da autonomia da jovem mulher, dentro e fora do cenário digital, é fundamental, mas que não deixa de ser um projeto utópico.
- Podem os podcasts ser um elemento de promoção para o aumento de escuta de um canal de rádio?Publication . Sousa, Rafaela Santos; Mendes, AntónioO presente estudo tem como propósito investigar o papel emergente dos podcasts como uma extensão estratégica das estações de rádio em Portugal. Explora a interligação dos podcasts na programação existente, ampliando a variedade de conteúdos oferecidos e alcançando diferentes segmentos de audiência. Analisamos a diversidade de podcasts disponíveis, desde informativos a culturais e musicais, destacando a sua distribuição nas plataformas de streaming, e o uso das redes sociais para a sua promoção. O estudo também examina a eficácia das estratégias de promoção através de redes sociais, identificando como estas plataformas permitem uma interação direta com os ouvintes e influenciam o engajamento e fidelização. Procura-se compreender se os podcasts podem ser considerados uma ferramenta efetiva para aumentar a audiência das rádios, tendo em conta a preferência do público por conteúdo de qualidade e a relevância dos apresentadores. Ao analisar a integração dos podcasts nas estratégias digitais das estações de rádio, este estudo contribui para uma compreensão mais profunda sobre o impacto desses formatos na indústria radiofônica em Portugal, sugerindo direções futuras para maximizar o seu potencial como elementos promocionais.
- Design de Produto como ferramenta de diálogo intergeracional: o uso do storytelling na interaçãoPublication . Ferreira, Ema Semedo Moreira Lopes; Ayanoglu, Hande; Bernarda, João Nuno GagoDe acordo com a estimativa da ONU, é previsto que, até 2050, o número de pessoas com 60 anos ou mais ultrapassará 2 bilhões, representando mais de 20% da população mundial (ONU, 2023), traduzindo-se num envelhecimento mundialmente acelerado e passível de resposta urgente. As respostas ao problema são abrangentes e interdisciplinares, exigindo medidas económicas e sociais, planeamento da saúde. O planeamento urbano e de equipamento especializado, torna-se uma necessidade, tornando os espaços disponíveis adequados e propícios à utilização de uma população que apresenta necessidades e constrangimentos particulares, no que diz respeito à acessibilidade. O projeto desenvolvido no contexto da presente investigação, propõe o desenvolvimento de equipamento urbano que vise a promoção da interação social entre as diferentes gerações, estimulando o convívio e combatendo o isolamento social, promovendo a partilha e transmissão de conhecimento entre gerações, visto que “a interação entre diferentes gerações pode promover a transmissão de valores, tradições e histórias familiares, fortalecendo laços familiares e a coesão social.” Lüscher et al., 2015, 207) A metodologia aplicada visa criar um projeto cujo público alvo seja o elemento central da investigação, recorrendo ao mesmo para a validação das decisões e iterações tomadas, conhecendo e recolhendo informações sobre as características da população a ser estudada. Este conhecimento foi possível através da elaboração de questionários online e avaliação física do objeto. O objetivo primordial foi definir soluções que garantam as necessidades requeridas pelo público-alvo, com vista a inserir os diferentes grupos etários nas suas comunidades, contribuindo para uma sociedade inclusiva, comunicativa, saudável e ativa. Os conhecimentos adquiridos ao longo do processo de desenvolvimento contribuem para a área do Design, para a Educação, saúde mental, conhecimento gereontológico e para o bem-estar social, bem como para o desenvolvimento futuro do Design de artefactos que visem introduzir melhorias sociais no meio urbano.
- Relatório de estágio na Editora Espacial: A polivalência do criador de conteúdos digitais na Indústria da MúsicaPublication . Pires, Alexandre Manuel Correia; Ramalho, Joana Lourenço; Mourão, Rita Andreia MonteiroO presente Relatório de Estágio tem por finalidade expor os nove meses de estágio profissional, realizado na empresa Espacial Música, no período compreendido entre 20 de fevereiro e 19 de novembro de 2023. Ao longo do relatório, serão apresentados e descritos vários projetos que o aluno desenvolveu enquanto desempenhou as funções de designer, fotógrafo, editor de vídeo e gestor de redes sociais. O trabalho debruça-se sobre as funções desempenhadas ao longo do estágio, de forma a responder à problemática da digitalização do mercado da indústria da música. Esta temática foi movida pelo interesse em investigar a digitalização da indústria musical, de modo a ser fundamentadas as práticas realizadas no estágio, nomeadamente a gestão de redes sociais e as capas de álbuns. O presente relatório tem como abordagem a pesquisa e recolha literária sobre alguns dos conceitos pertinentes para a problemática, assim como uma análise detalhada de casos práticos desenvolvidos nas funções desempenhadas durante o estágio.
- A Risografia e a sua relação com a sustentabilidade: sistema promissor no designPublication . Santos, Catarina Isabel Coelho dos; Cadarso, MariaNa sociedade de hoje, onde as tecnologias, as grandes inovações e preocupações com o meio ambiente crescem a cada dia, surge a necessidade de encontrar alternativas para tornar alguns processos mais amigos do ambiente. Estudar os sistemas de impressão é uma forma de percebermos, numa vertente que usa diversas matérias nas diferentes fases do processo, como podemos construir um caminho mais sustentável. O design entra como uma forma de ajuda e até de comparação com a risografia. A riso é o sistema escolhido para ser alvo de estudo. É um processo de impressão pouco conhecido, mas muito usado por vários artistas pela sua forma de comunicar tão artística e diferente. É conhecido pela acentuação nas cores e pelos jogos de sobreposição. Esta investigação vem responder a uma questão que surge pela ausência de informação relativamente ao processo da risografia. Muitos afirmam que a risografia é um processo sustentável por usar vários componentes orgânicos, e, aqui, vamos procurar responder a esta questão de sustentabilidade na risografia, construindo o seu ciclo de vida e procurando dar informações para que, no futuro, este sistema possa vir a ser um processo promissor no design e na cultura.
- Tatuagem como arte totalPublication . Silva, Teresa Raquel Cunha da; Figueiredo, Filipe André Cordeiro deEsta investigação centra-se no tema da tatuagem aplicada ao conceito de Arte Total, criado por Richard Wagner, compositor alemão. As tatuagens, ao longo dos anos, têm sido motivo de estudo em diversas áreas, desde antropologia até à psicologia, e, mais recentemente, mostraram- se ser de interesse artístico. Estas são uma prática ancestral que foi evoluindo chegando à tatuagem contemporânea que atualmente se conhece. O tema da tatuagem é falado num contexto histórico e, seguidamente, é cruzado com o conceito de Arte Total, uma experiência sensorial, imersiva e colaborativa que é interdisciplinar, ao mesmo tempo que explora o papel do tatuador. Ao fazer este enquadramento acaba-se por tocar em questões do foro da psicologia, que leva a um conceito secundário: a Autenticidade. Este conceito revela a perceção individual e social a um corpo tatuado, ao mesmo tempo que desenvolve uma relação entre a procura da autenticidade e a semelhança com práticas ritualísticas ancestrais, propondo a tatuagem como um ritual contemporâneo. Para esta investigação realizaram-se entrevistas a tatuadores de Lisboa que responderam a questões relacionadas com os conceitos analisados no texto. Por fim, este estudo é sustentado com um objeto visual, uma caixa que valoriza a interação entre o observador e a obra artística. Pretende-se com esta investigação e projeto promover uma sensibilização para prática da tatuagem, apresentando os tatuadores que mostram interesse na arte como artistas Totais, aumentar o reconhecimento artístico desta prática e talvez considerá-la uma disciplina de interesse e de estudo académico.
- Em que medida a moda é um fator representativo ou excludente para a não-binariedade como identidade de gênero: uma análise dos editoriais de moda propostos pela Vogue PortugalPublication . Barcelos, Marina Panerai; Morais, Rodrigo AntunesA presente pesquisa explora o impacto da imagem de moda como linguagem na expressão do gênero não binário. Considerando-se que a identidade de gênero é construída através da performance, a moda tem um forte impacto na percepção dos gêneros e é uma ferramenta importante na Cultura Visual, conforme evidenciado por meio da revisão da literatura (Hall, 1997; Calanca, 2018), é necessário levar em consideração que o gênero é uma construção cultural (Butler, 2023; Oyewuni, 2021). No entanto, a imposição de uma moda binária, vinculada às revistas de moda, pode ser vista como uma ferramenta de manutenção de uma norma de gênero. A determinação dos resultados foi alcançada por meio de (1) pesquisa sobre moda e gênero; (2) análise de imagens de moda, produzida pela Vogue Portugal, baseada nos conhecimentos de Rose; e (3) comparação das análises. Os resultados permitiram identificar pontos de interferência na percepção do gênero, contribuindo para uma compreensão mais detalhada da não-binariedade.