Browsing by Issue Date, starting with "2025-02"
Now showing 1 - 10 of 99
Results Per Page
Sort Options
- Perspetiva dos diretores técnicos sobre a solidão das pessoas idosas em ERPIPublication . Lima, Cláudia; Guedes, JoanaIntrodução: A presente dissertação enquadra-se num projeto de investigação com o título: “Estratégias de intervenção no combate à solidão das pessoas idosas em Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas (ERPI): desafios atuais”. Este projeto é coordenado pelo Centro Lusíada de Investigação em Serviço Social e Investigação Social (CLISSIS) da Universidade Lusíada, em parceria com o Instituto Superior de Serviço Social do Porto (ISSSP) e a Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo (EACH- USP). Tem como principal finalidade contribuir para uma compreensão mais profunda das implicações da solidão no quotidiano dos idosos residentes em ERPI, assim como identificar as estratégias de intervenção no combate à solidão disponíveis nestas instituições. Metodologia: Para esta dissertação foi selecionada uma sub-amostra do projeto de investigação, considerando apenas os DTs de ERPIS existentes no Distrito de Braga. Os critérios de inclusão considerados foram os seguintes: 1) Instituição situada no distrito de Braga; 2) Possuir vertente de ERPI e 3) Disponibilidade de participação no estudo. Resultados: Da sub-amostra final com 44 inqueridos, verifica-se que a maioria dos DTs que responderam era do sexo feminino (93,2%), com uma idade média de 39 anos (dp= 6,4). O fator organizacional que foi considerado como extremamente importante para a explicação da solidão foi a existência de problemas de saúde mental (52,2%). Em relação ao fator exterior à instituição com mais peso na explicação da solidão foi a falta de qualidade das relações com a família (71,4%). A área de intervenção considerada mais importante para minimizar a solidão foi: Investir numa política de maior proximidade com as famílias (69,2%) e por fim, a área de formação referida com mais potencial para combater a solidão foi centrada nos Cuidados na demência (84,6%). Discussão: Este trabalho surge como um contributo à análise sobre os fatores associados à solidão em ERPI, tal como as áreas de intervenção/ formação tendo em conta a perspetiva dos DTs, o que permitirá contribuir para uma melhor intervenção junto dos idosos institucionalizados em ERPI.
- Educar para a igualdade de género em creche e jardim de infância: de pequenino se faz o caminhoPublication . Martins, Rafaela Ambrósio; Matos, Maria Manuela de SousaO presente Relatório de Projeto de Investigação foi elaborado no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar, da Escola Superior de Educação, do Instituto Politécnico de Setúbal e centra-se na temática “Igualdade de Género”, com a finalidade de responder à questão de investigação-ação “Como promover a Igualdade de Género em Creche e Jardim de Infância?”. O projeto teve por base as experiências, observações e vivências ocorridas em diversos momentos de estágio, em Creche e Jardim de Infância. Pretende-se compreender questões relacionadas com o género e a cidadania articulado com os direitos das crianças, bem como o papel do/a Educador/a na promoção da Igualdade de Género em Educação de Infância. No que diz respeito à metodologia de investigação, o estudo enquadra-se no paradigma da Investigação Qualitativa, orientada pelos princípios da Investigação-Ação, uma vez que visa a promoção de uma mudança social. Para a recolha de informação procedeu-se a observações, notas de campo, conversas informais, reflexões cooperadas, análise documental, dispositivos multimédia e entrevistas semiestruturadas às Educadoras Cooperadas e Auxiliares. Através da análise e interpretação de todos os materiais recolhidos, foi possível entender as conceções das Educadoras e Auxiliares acerca da pertinência e importância da Igualdade de Género, em Educação de Infância, bem como a organização estratégica dos materiais e espaços de modo a verificar-se a sua promoção. Ao longo dos momentos de estágio foram realizadas intervenções, de modo a promover a comunicação, o envolvimento e participação da equipa e famílias. As crianças foram também participantes ativas durante todo este processo. Este estudo evidenciou que a promoção da igualdade de género, assim como a formação pessoal, social e as questões de cidadania, devem envolver toda a comunidade educativa. Trata-se de um processo gradual, no qual o/a educador/a, enquanto gestor/a do currículo, desempenha um papel central. É necessário reorganizar os espaços e materiais de forma inclusiva, fomentar uma comunicação aberta e garantir a formação de todos os intervenientes. Com ética, deve-se respeitar a individualidade e os direitos das crianças, das equipas pedagógicas e das famílias, assegurando um ambiente educativo que promova a igualdade de género.
- A Risografia e a sua relação com a sustentabilidade: sistema promissor no designPublication . Santos, Catarina Isabel Coelho dos; Cadarso, MariaNa sociedade de hoje, onde as tecnologias, as grandes inovações e preocupações com o meio ambiente crescem a cada dia, surge a necessidade de encontrar alternativas para tornar alguns processos mais amigos do ambiente. Estudar os sistemas de impressão é uma forma de percebermos, numa vertente que usa diversas matérias nas diferentes fases do processo, como podemos construir um caminho mais sustentável. O design entra como uma forma de ajuda e até de comparação com a risografia. A riso é o sistema escolhido para ser alvo de estudo. É um processo de impressão pouco conhecido, mas muito usado por vários artistas pela sua forma de comunicar tão artística e diferente. É conhecido pela acentuação nas cores e pelos jogos de sobreposição. Esta investigação vem responder a uma questão que surge pela ausência de informação relativamente ao processo da risografia. Muitos afirmam que a risografia é um processo sustentável por usar vários componentes orgânicos, e, aqui, vamos procurar responder a esta questão de sustentabilidade na risografia, construindo o seu ciclo de vida e procurando dar informações para que, no futuro, este sistema possa vir a ser um processo promissor no design e na cultura.
- Evaluation of lumbar disc herniation using image segmentation and modellingPublication . Mendes, Inês; Cristino, N.; Fernandes, Rita; Castro, A. P. G.
- Test-retest reliability of unplanned change of direction markerless kinematics in soccer playersPublication . Barros, João; Fernandes, Rita; Cabral, Sílvia; Carvalho, Andreia; Kit Lei, Man; Salvador, Sandra; Peixoto, Tomás; Velosos, António; Moniz-Pereira, Vera
- Ucrânia : três anos depoisPublication . Freire, Maria Raquel; Lutsevych, Orysia; Mykhailenko, Maryna; Golovianko, Mariia; Martins, Bruno Oliveira; Eugénio, António; Instituto da Defesa Nacional
- A utilização da imagem emocional e campanhas publicitárias - A eficácia na persuasão do consumidorPublication . Neves, Bruna Marisa Patrício; Vilaça, Filipa Isabel de Almeida FernandesA publicidade tem um impacto significativo na formação de atitudes e percepções da sociedade, contendo a responsabilidade de refletir, ao longo do tempo, as mudanças sociais e a criação de novas narrativas culturais. O mundo atual é repleto de imagens dado que o ser humano é um indivíduo totalmente visual, somos considerados seres extremamente influenciados e cativados pelo aspeto dos elementos que nos rodeiam. A principal ideia deste estudo é investigar o papel da imagem emocional nas campanhas publicitárias e a sua eficácia na persuasão do consumidor. A presente pesquisa aborda a importância das emoções na tomada da decisão do consumidor, analisando teorias de persuasão na publicidade e explorando o impacto da imagem emocional no comportamento do consumidor.
- Análise de um modelo para coesão gráfica em campanhas de publicidadePublication . Monteiro, Maria de Freitas; Morais, Rodrigo AntunesO presente projeto de investigação centra-se na análise de uma metodologia que poderá ser utilizada em design para obter uma coesão de unidade gráfica em campanhas de publicidade. Através da necessidade de responder a esta questão em contexto académico para desenvolver graficamente uma campanha de publicidade, foi possível perceber que, no que toca a direção de arte em publicidade, existem muitos poucos textos científicos e estruturados que correspondessem à necessidade criada. Durante a pesquisa foram notificados alguns livros como “Design is Storytelling” de Ellen Lupton que explora a psicologia da percepção visual através de uma narrativa, ou “Hegarty on Creativity” by John Hegarty que assume que “Creativity isn´t an occupation, it´s a preoccupation” e explora a condução de uma campanha publicitária a um nível conceptual. O que esta investigação procura descobrir é em que medida é que pode existir uma metodologia para alcançar, graficamente, uma unidade, consistente e estruturada, entre todas as peças criadas para uma campanha de publicidade. Sendo que, cientificamente, existem muitos poucos dados estudados e comprovados, a pesquisa vai ser provada e argumentada através de dados secundários (análise de casos de estudo e das características gráficas que são comuns em todos). Esta pesquisa foi baseada em publicações de autores como a de Rosa (2012) que afirma que existem uma série de procedimentos que ajudam na construção de coesão gráfica. Depois de analisadas características presentes e importantes na criação de campanhas de publicidade, foi criado um gráfico de forma a analisar como é que as características estavam envolvidas na coesão gráfica de campanhas publicitárias. Os resultados que serão obtidos através desta pesquisa e argumentação poderão ser implementados quer na área científica e académica do design (ensino), como, profissionalmente, em agências de publicidade que procuram resolver através do marketing de publicidade e do design, conduzir o público numa narrativa publicitária com o objetivo de dar a conhecer ou vender a marca. Desta forma, o design e a resposta visual serão bastante importantes para o consumidor e, se esta se encontrar visualmente coesa e bem enquadrada ao longo da narrativa toda, a integração do consumidor naquela narrativa / campanha, terá melhores resultados.
- Inteligência artificial e design generativo como alicerce na materialização de cenários de mercado para o planeamento publicitárioPublication . Martins, Carolina França Teles de Almeida; Morais, Rodrigo AntunesO design generativo utiliza algoritmos e processos computacionais para criar soluções baseadas em parâmetros previamente estabelecidos, já a inteligência artificial, que se encontra em constante evolução, destaca-se por ter a capacidade de analisar grandes volumes de dados e identificar padrões que não são facilmente visíveis à perceção humana. Vários autores já estudaram sobre estas áreas, mas nunca sobre a sua união. Este estudo tem como objetivo demonstrar como a união entre o design generativo e a inteligência artificial pode revolucionar a abordagem tradicional no planeamento publicitário, uma vez que, ao trabalharem juntos podem fornecer dados e insights de forma rápida e em grande escala, promovendo uma maior eficiência. Este estudo pretende ainda inovar a forma como se criam campanhas e abrir portas para um mundo de estratégias mais criativas e funcionais. Para esse efeito, a metodologia que se pretende utilizar passa pela análise de cenários de mercado materializados através de design generativo e inteligência artificial, em forma de entrevistas com profissionais da área do marketing e da publicidade, para assim verificar se a combinação destas duas ferramentas pode então fornecer cenários realistas, com o objetivo de aprimorar ainda mais o trabalho dos planeadores estratégicos. No final, espera-se comprovar a hipótese de pesquisa e validar se realmente o design generativo e a inteligência artificial podem ser uma mais-valia na vertente do planeamento publicitário, tornando o mercado da publicidade mais dinâmico e competitivo.
- Capturing the narrative : deep learning models for comics sequencesPublication . Marouvo, Gonçalo Ventura Lourenço; Pereira, Francisco José BatistaComics represent the complexway humans can communicate and expose ideas, which pose additional challenges for image-to-text deep learning models. In this project, we investigate howmultimodal deep learning architectures performin describing a comics vignette. We investigate howcurrent State-of-the-Art models (GIT and BLIP-2) are able to describe the narrative in 4-images comics sequence from a dataset we created. We find that some prompting can produce acceptable results. We also assess how to propagate information across the sequence’s images, by adding to prompts the previous outputs of the images from the same sequence. The results show limited improvements from this strategy. While the overall meaning of the predicted descriptions is close to the semantic space of the real descriptions, they are still far away from human-level descriptions. Therefore we propose several future experiments, where we highlight reinforcement learning to train a large language model as a policy function for prompt generation.
