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- Aprendizagem com base em processos de cocriação: o exemplo do DEMOLA® no Instituto Politécnico de SetúbalPublication . Silva, Maria Alcina Velho Dourado da; Ruivo, Maria Alice Gois; Ramos, Bernardo; PICOITO, CÉLIA; Serralha, F. N.; Angelino, F J A; Caria, Helena; Vinagre, João; Pires, José; Pereira, NunoAssistimos, atualmente a inúmeras parcerias e projetos de âmbito nacional e internacional na área da formação ativa, com recurso à utilização de ferramentas digitais e assentes em processos de cocriação entre diferentes parceiros, com o objetivo de se obterem processos/percursos mais criativos e adequados, que respondam de forma eficaz aos desafios científicos que vivemos e se avizinham. Neste artigo procede-se à apresentação, de forma sumária, da participação de um grupo de docentes do Instituto Politécnico de Setúbal no Projeto DEMOLA®. Apresentamos os objetivos, a constituição das equipas e a metodologia de trabalho estabelecida. Descrevemos as principais fases que constituem o desenvolvimento do projeto no âmbito do IPS e os resultados que obtivemos da análise de todas componentes (formação estudantes, docentes, desafios com as empresas/ organizações e perceções de toda a equipa). Salientam-se o desenvolvimento de competências instrumentais (Canva, Miro, PESTLE, Portefólio); competências científicas/pedagógicas (Trabalho em Equipa, Abordagem Multiprofissional, Processos de Cocriação, Design Thinking, Pesquisa, Facilitação, Pensamento Disruptivo e Coconstrução, entre outros); e situações de “win-win”, ou melhor “learn-learn” entre facilitadores e estudantes, inovação, intergerações, sustentabilidade e liberdade de pensamento.
- The advertising in the sociological research in Portugal: void or emerging domain?Publication . Silva, Maria Alcina Velho Dourado daThis article deals with organisational communication, focusing in particular on advertising and the context in which it is implemented. We have chosen to look at it through the perspective of the media which is one of the basic concepts of this article. This implies an analysis of advertising within the area of Sociology. In this case we are examining the production of Portuguese research in the Sociology of Advertising.Some of the questions this article covers are: who does research and produces articles, either with or without a referee, in this specialised field of Sociology in Portugal? When and where are the articles published? What topics are primarily addressed? Can we identify major themes, seminal texts and texts which summarise issues? Can we also identify texts related to sub domains similar to those that already exist in other fields of Sociology? What are the results of those studies? Providing an answer to these questions involved a: review of the literature of Portuguese studies, including magazines concerning social sciences / Sociology from research centres, such as Centre for Social Studies (Associate Laboratory of the Faculty of Economics of Universidade de Coimbra), CIES (ISCTE) and others like Universidade Nova de Lisboa; the analysis of fundamental sociological Portuguese texts. The main purpose of this study is to test the hypothesis that Portuguese research is weak in the area of Sociology of Advertising.
- Do consumismo ao consumerismoPublication . Silva, Maria Alcina Velho Dourado daO presente documento pretende dar conta dos progressos efectuados no âmbito da tese de doutoramento em curso ao mesmo tempo que procura clarificar o conceito ‘consumerismo’ no contexto da ‘escola paralela’ referindo a sua relação com os conceitos de literacia, media e cidadania. A tese em curso ‘A comunicação sobre ‘consumerismo’ no quadro de uma revitalização da sociedade civil’ enquadra-se no Ciclo de Estudos de Doutoramento em Ciências da Comunicação da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa (FCSH-UNL) sob a orientação do Professor Doutor João Pissarra.
- O que vês tu? O poder das imagens no contexto da vida responsávelPublication . Silva, Maria Alcina Velho Dourado daOs problemas de sustentabilidade foram estudados num Curso de Verão – Programa Intensive Programme (IP) - que teve lugar na Escola Superior de Educação de Setúbal (Instituto Politécnico de Setúbal, Portugal) em 2009. EPICA - European Programme In Consumer Affairs - Towards a Consumer Citizenship Education – Summer Course foi suportado pelo Life LongLearning Programme – Erasmus. Este programa começou em Setembro de 2008 até Agosto de 2009 e tornou possível a 20 alunos de 6 países da Europa encontrarem-se em Setúbal para participar em 2 semanas de Workshops, seminários e visitas de estudo com recurso a aulas presenciais e em e-learning através da plataforma de ensino a distância Moodle. O principal resultado é um curso sobre o assunto e diversas apresentações disponíveis em http://projectos.ese.ips.pt/epica/ Num dos workshops usou-se as imagens captadas pelos próprios alunos, com suas câmaras fotográficas ou telemóveis para ilustrar os principais temas do curso - cidadania, sustentabilidade e consumo - através de uma maratona de fotografia. O uso de imagens na sala de aula é inquestionável (por exemplo, a foto linguagem), mas esta experiência apresenta uma outra maneira (mais activa) de recolha de informação além de indicador das realizações dos alunos. O resultado é analisado neste artigo, levando em consideração não só as imagens apresentadas pelos estudantes, mas também os comentários que fizeram.
- Media education: some useful ‘headlines’ in the classroomPublication . Silva, Maria Alcina Velho Dourado daMedia literacy can be considered an important element to some higher courses, at universities and polytechnic institutes, but not as a part of consumer’s education, but a part of some citizenship curricula, like social communication or journalism, for instance. But it’s recognized by several experts in the educational field that giving basic tools to understand the media it’s a major part of the student’s ability to understand the surroundings, in particular to understand the links between the reality and the pseudo reality mediated by the media. Little children, for instance, as TV consumers have already the ability to understand which information has any correspondence to real life and which doesn’t. Cartoons are easily characterized as imaginative stories, unreal, but it becomes harder to establish distinctions between journalism features or newspaper articles and what effectively happens at the places in the ‘portrait’. There are several simple exercises that can be conducted in different classes aiming children, pre-teenagers, teenagers and young students that don’t require a lot of equipment or materials and can be an interesting way of introducing/developing media literacy. Starting with the recognition of the several media and their basic characteristics, proceeding with the agenda limitations, the identification of some technical illusions, and ending by visiting media organizations or even producing their own newspapers or radio shows. Now that the interactive TV is starting to have some relevance, it’s urgent to implement some basic tools, from mental maps to short newspaper stories, for the media consumer to become more aware of the frame, which is used to present news.
- Aprender a verPublication . Silva, Maria Alcina Velho Dourado da
- Do comercial ao social: uma abordagem da publicidade cidadãPublication . Silva, Maria Alcina Velho Dourado da
- Promotion of LOLA in PortugalPublication . Silva, Maria Alcina Velho Dourado da; Fernandes, João Jardim; Carloto, António
- Investigar: ofício que se ensina, se aprende e se partilhaPublication . Pessoa, Ana Maria; Silva, Maria Alcina Velho Dourado da; Capelo, Rui; Luz, Carolina; Coelho, Ana Rita; Cordeiro, Sandra; Pombo, MarianaCom esta comunicação pretendemos apresentar resultados preliminares do trabalho de investigação que temos vindo a desenvolver – 2017/18-2020/21 – na Unidade Curricular de Seminário de Investigação e Projeto de Comunicação do 3º ano do Curso de Licenciatura em Comunicação Social. Desde há 4 anos (com um horizonte de 5 para esta investigação) a equipa docente teve como objetivos criar condições estimulantes de maior envolvimento no âmbito da formação de profissionais empenhados e capazes de promover investigação de qualidade na área dos media bem como contribuir para o sucesso académico dos estudantes. Nesta UC pretende-se que os estudantes identifiquem/estudem um tema e concebam/ apresentem um projeto de comunicação através da seleção/aplicação dos métodos, técnicas e ferramentas de investigação mais adequados. Familiarizam-se com diversos modelos, teorias e práticas de investigação (Coutinho, 2011). Os conteúdos programáticos abrangem um leque de temas com destaque para as teorias de investigação e conhecimento científico, os métodos e etapas de investigação, bem como a recolha, análise e apresentação de resultados. Como princípios norteadores sublinha-se a valorização do caminho/processo em detrimento do resultado/fim e a aposta em sessões em forma de seminário (Lakatos & Marconi, 2005; Medeiros, 2004), nas quais os estudantes trabalham em pequenos e grande(s) grupo(s) acompanhando o processo de investigação e correção mútuas. De forma a trazer novas abordagens a áreas específicas, sobretudo quanto a técnicas de recolha/análise de dados, há sessões com docentes/investigadores convidados. Nesta comunicação apresentam-se os objetivos, as formas de organização do trabalho realizado e procedimentos adotados, assim como os resultados alcançados e as dificuldades identificadas. Como resultados preliminares, decorrentes de avaliação anual realizada e de projeto quadrienal, afirmamos que as práticas de investigação qualitativa têm tido reflexos muito positivos nas formas de intervenção/promoção de investigação de qualidade na área dos media. Partilhamos esta comunicação com estudantes que apresentam a avaliação possível do processo e dos resultados obtidos.
- Seminário de Investigação e Projeto de Comunicação: um olhar sobre formas e práticas de investigação no Ensino Superior PolitécnicoPublication . Silva, Maria Alcina Velho Dourado da; Pessoa, Ana MariaO modelo pedagógico da Unidade Curricular de Seminário de Investigação e Projeto de Comunicação (SIPC) do 3º ano do curso de Comunicação Social (Lic.) da ESE/IPS foi objeto de reformulação no ano letivo 2017.18. Os objetivos da equipa docente incidiam na promoção do sucesso dos estudantes e das respectivas competências de investigação, cumprindo a calendarização da uc e adotando o modelo de funcionamento em seminário, Project Based Learning (PBL) e aprendizagem colaborativa. Destaque-se a alteração da organização (dos grupos e do espaço), entre outras estratégias. Dos vários resultados obtidos, registou-se a participação ativa no processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento do pensamento crítico e pesquisa original. Registou-se ainda, entre outros resultados, alguma dispersão teórica devido à diversidade de temas objeto de pesquisa. As implicações mais relevantes relacionam-se com a sobrecarga de trabalho face à exiguidade de créditos e horas de contacto.