Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
218.76 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O modelo pedagógico da Unidade Curricular de Seminário de Investigação e Projeto de Comunicação (SIPC) do 3º ano do curso de Comunicação Social (Lic.) da ESE/IPS foi objeto de reformulação no ano letivo 2017.18. Os objetivos da equipa docente incidiam na promoção do sucesso dos estudantes e das respectivas competências de investigação, cumprindo a calendarização da uc e adotando o modelo de funcionamento em seminário, Project Based Learning (PBL) e aprendizagem colaborativa. Destaque-se a alteração da organização (dos grupos e do espaço), entre outras estratégias. Dos vários resultados obtidos, registou-se a participação ativa no processo de ensino-aprendizagem e o desenvolvimento do pensamento crítico e pesquisa original. Registou-se ainda, entre outros resultados, alguma dispersão teórica devido à diversidade de temas objeto de pesquisa. As implicações mais relevantes relacionam-se com a sobrecarga de trabalho face à exiguidade de créditos e horas de contacto.
Description
Trabalho apresentado em CNaPPES.18 5º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior , 12-13 de julho de 2018, Braga, Portugal
Keywords
Práticas de investigação Investigação no Ensino Superior Equipa docente Seminário académico