Loading...
36 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 36
- O papel da interação entre pares e da tecnologia na aprendizagem: perceção de estudantes do ensino superiorPublication . Rodrigues, Maria Rosário; Oliveira Pires, Ana Luisa; Pessoa, Ana MariaO presente estudo enquadra-se no âmbito do projeto Empower Eportfolio Process financiado pelo ERASMUS+ KA2, cujo objetivo é promover o desenvolvimento de boas práticas no Ensino Superior, estimulando a cooperação e a partilha entre docentes e investigadores de diversos países europeus. O trabalho que tem vindo a ser desenvolvido no projeto tem permitido sistematizar algumas reflexões sobre a perspetiva dos estudantes quanto à utilização dos portefólios digitais como instrumento de aprendizagem e de avaliação. De entre essas conclusões provisórias, destacamos a opinião que os estudantes construiram sobre o papel dos pares no processo de aprendizagem. Esta análise foi feita pelo grupo de trabalho português que promoveu três entrevistas coletivas com estudantes de diversos cursos da ESEIPS. Uma primeira análise dos dados recolhidos permitiu perceber que a interação entre pares tem um papel muito importante na aprendizagem dos estudantes e que, por essa razão, deve ser estimulada.
- A imperfeição do presépio (2012) de António Marques, recensão críticaPublication . Pessoa, Ana Maria
- Transforming pedagogy in higher educationPublication . Oliveira Pires, Ana Luisa; Rodrigues, Maria Rosário; Pessoa, Ana MariaIn this article we present some reflections of the ongoing research, developed within the scope of the EEP project — Empowering ePortfolio Process. We discuss some central ideas that emerged from the study focused on the students’ experiences and perspectives of ePortfolios, developed at the School of Education of the Polytechnic Institute of Setubal. We discuss its preliminary results broadening the focus to its implications to Higher Education pedagogy and to the development of students’ transformative capabilities — autonomy, reflexivity, critical thought, creativity and cooperation, amongst others. We highlight the ePortfolio contribution, as an epistemic framework, to the HE pedagogical transformation.
- Como fazer uma ficha de leitura?Publication . Pessoa, Ana Maria
- Perspetivas de estudantes do ensino superior sobre a utilização de portefólios digitais: um estudo exploratório na Licenciatura em Ensino BásicoPublication . Rodrigues, Maria Rosário; Oliveira Pires, Ana Luisa; Pessoa, Ana MariaEste artigo surge na sequência de um estudo efetuado no âmbito de um projeto ERASMUS+ KA2, designado Empowering ePortfolio Process. A finalidade do projeto é o estudo das práticas de utilização de portefólios digitais como instrumentos de aprendizagem e avaliação no ensino superior, nos cinco países parceiros do projeto. Na fase do projeto em que se pretendia perceber as perspetivas dos estudantes sobre a utilização dos portefólios digitais, foram entrevistados estudantes portugueses com experiência de utilização daqueles instrumentos na Unidade Curricular (UC) de Língua Portuguesa e Tecnologias de Informação e Comunicação (LPTIC), pertencente ao plano de estudos da Licenciatura em Ensino Básico. A análise de dados permitiu perceber que os estudantes relevam nesta UC a aprendizagem colaborativa e a descoberta de novos métodos de trabalho mais centrados no aluno, reconhecendo-a como um contexto útil (ou significativo?) de aprendizagem.
- Higher education students' perspectives on the use of ePortefoliosPublication . Rodrigues, Maria Rosário; Oliveira Pires, Ana Luisa; Pessoa, Ana MariaThis article is part of a study conducted within the scope of an ERASMUS+ KA2 project titled Empowering ePortfolio Process. The goal of the project is to study the practices employed in the use of ePortfolios as learning and assessment tools in higher education in the five partner-countries involved in the project. Aiming to understand the students’ views on the use of ePortfolios, interviews were carried out with Portuguese students with previous experience in the use of ePortfolios in the Curricular Unit (CU) “Portuguese Language and Information and Communication Technologies”, which is part of the curriculum of the Degree in Basic Education. According to data analysis, the students highlight, in reference to this CU, the collaborative learning and the discovery of new work-methods, more focused on the students, recognizing them as a significant context for learning.
- Como realizar uma pesquisa documental?Publication . Pessoa, Ana Maria
- Como apresentar um trabalho escolar, aspecto formal?Publication . Pessoa, Ana Maria
- Como organizar uma visita de estudo?Publication . Pessoa, Ana Maria
- Como fazer a apresentação oral de um trabalho escrito?Publication . Pessoa, Ana Maria