Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
306.08 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Assistimos, atualmente a inúmeras parcerias e projetos de âmbito nacional e internacional na
área da formação ativa, com recurso à utilização de ferramentas digitais e assentes em processos
de cocriação entre diferentes parceiros, com o objetivo de se obterem processos/percursos mais
criativos e adequados, que respondam de forma eficaz aos desafios científicos que vivemos e se
avizinham. Neste artigo procede-se à apresentação, de forma sumária, da participação de um grupo
de docentes do Instituto Politécnico de Setúbal no Projeto DEMOLA®. Apresentamos os objetivos,
a constituição das equipas e a metodologia de trabalho estabelecida. Descrevemos as principais
fases que constituem o desenvolvimento do projeto no âmbito do IPS e os resultados que obtivemos
da análise de todas componentes (formação estudantes, docentes, desafios com as empresas/
organizações e perceções de toda a equipa). Salientam-se o desenvolvimento de competências
instrumentais (Canva, Miro, PESTLE, Portefólio); competências científicas/pedagógicas (Trabalho
em Equipa, Abordagem Multiprofissional, Processos de Cocriação, Design Thinking, Pesquisa,
Facilitação, Pensamento Disruptivo e Coconstrução, entre outros); e situações de “win-win”, ou
melhor “learn-learn” entre facilitadores e estudantes, inovação, intergerações, sustentabilidade e
liberdade de pensamento.
Description
Keywords
Demola Cocriação Aprendizagem Design Thinking
Pedagogical Context
Citation
Dourado, A., Ruivo, A., Ramos, B., Picoito, C., Serralha, F. N., Angelino, F., Caria, H., Vinagre, J., Pire, J., & Pereira, N. (2023). Aprendizagem com base em processos de cocriação: O exemplo do DEMOLA® no Instituto Politécnico de Setúbal. In M. Carregeta et al. (eds), E-book CNaPPES.22 – 8.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, pp. 226-232