Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
306.08 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Assistimos, atualmente a inúmeras parcerias e projetos de âmbito nacional e internacional na
área da formação ativa, com recurso à utilização de ferramentas digitais e assentes em processos
de cocriação entre diferentes parceiros, com o objetivo de se obterem processos/percursos mais
criativos e adequados, que respondam de forma eficaz aos desafios científicos que vivemos e se
avizinham. Neste artigo procede-se à apresentação, de forma sumária, da participação de um grupo
de docentes do Instituto Politécnico de Setúbal no Projeto DEMOLA®. Apresentamos os objetivos,
a constituição das equipas e a metodologia de trabalho estabelecida. Descrevemos as principais
fases que constituem o desenvolvimento do projeto no âmbito do IPS e os resultados que obtivemos
da análise de todas componentes (formação estudantes, docentes, desafios com as empresas/
organizações e perceções de toda a equipa). Salientam-se o desenvolvimento de competências
instrumentais (Canva, Miro, PESTLE, Portefólio); competências científicas/pedagógicas (Trabalho
em Equipa, Abordagem Multiprofissional, Processos de Cocriação, Design Thinking, Pesquisa,
Facilitação, Pensamento Disruptivo e Coconstrução, entre outros); e situações de “win-win”, ou
melhor “learn-learn” entre facilitadores e estudantes, inovação, intergerações, sustentabilidade e
liberdade de pensamento.
Description
Keywords
Demola Cocriação Aprendizagem Design Thinking
Citation
Dourado, A., Ruivo, A., Ramos, B., Picoito, C., Serralha, F. N., Angelino, F., Caria, H., Vinagre, J., Pire, J., & Pereira, N. (2023). Aprendizagem com base em processos de cocriação: O exemplo do DEMOLA® no Instituto Politécnico de Setúbal. In M. Carregeta et al. (eds), E-book CNaPPES.22 – 8.º Congresso Nacional de Práticas Pedagógicas no Ensino Superior, pp. 226-232